sicnot

Perfil

Cultura

Festival da Máscara Ibérica promove em Lisboa culturas portuguesa e espanhola

O X Festival Internacional Máscara Ibérica (FIMI) vai animar a Baixa da cidade de Lisboa entre quinta-feira e domingo, destacando as culturas portuguesa e espanhola, através da gastronomia e vinhos ibéricos, concertos e animação de rua.

Fonte: X Festival Internacional - Máscara Ibérica (http://www.fimi.pt/festival_pt.html)

Durante os quatro dias de festival, o programa inclui a Mostra das Regiões, que começa a partir das 11:00, no Rossio, com a presença de 30 expositores, "sendo possível descobrir e adquirir algumas das mais tradicionais iguarias ibéricas -- fumeiro, doçaria regional - e peças artesanais nacionais e espanholas", informou a organização.

O evento terá animação de rua, com a participação de grupos musicais como os Sidros de Valdesoto (Astúrias), os Gaiteiros de Viana do Bolo (Espanha) e Os Caçulas (Portugal).

Segundo a organização, o festival conta, ainda, com "concertos de música folk de raiz tradicional europeia com elementos de fusão entre o tradicional, ska-folk e o rock", no Palco Ibérico.

Na sexta-feira, às 22:00, haverá um concerto dos Cambalua da Cantábria, numa noite dedicada a Espanha. No sábado, atuam os mirandeses Galandum Galundaina, às 22:00. No domingo, a música é também em português com os Bicho-do-Mato, às 17:00.

As ruas de Lisboa serão palco do tradicional Desfile Máscara Ibérica, que se realiza no sábado, às 16:30, com partida da Praça do Município para o Rossio, através da Rua do Ouro, onde "são esperados cerca de 700 participantes, divididos em 30 grupos", anunciou a organização.

O desfile conta este ano com novos grupos, que se juntam às regiões do norte e centro de Portugal, Galiza, Zamora, León, Cáceres, Astúrias, Navarra e Cantábria.

O programa desta X edição do FIMI aposta também na gastronomia e nos vinhos ibéricas, com 'workshops' ao longo dos quatro dias do festival.

A região da Nazaré vai ser promovida por alunos da Escola Profissional local, que diariamente vão cozinhar ao vivo.

Esta edição do Festival Internacional Máscara Ibérica (FIMI), à semelhança das edições anteriores, organiza, paralelamente, o Concurso de Fotografia FIMI 2015, com exposição das fotos vencedoras no Rossio.

Iniciativa da PROGESTUR - Associação para o Desenvolvimento do Turismo Cultural Português, em parceria com a EGEAC - Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural de Lisboa, o festival é, segundo a organização, a maior mostra de turismo regional da Península Ibérica.



Lusa

  • A morte das sondagens foi ligeiramente exagerada

    Opinião

    Um atentado sem efeitos eleitorais, sondagens que acertaram em praticamente tudo, inexistência do chamado eleitorado envergonhado. E um candidato que se situa no centro político com fortíssimas hipóteses de vencer a segunda volta. As presidenciais francesas tiveram uma chuva de acontecimentos anormais, mas acabam por ser um choque de normalidade. Pelo menos até agora...

    Ricardo Costa

  • Fuga de Vale de Judeus em junho de 1975 no Perdidos e Achados
    0:36

    Perdidos e Achados

    Prisão Vale de Judeus, final de tarde de domingo, dia 29 de junho de 1975. O plano da fuga terá sido desenhado por uma vintena de homens. Serrada a presiana metálica era preciso passar, para fora do edifício, as cabeceiras dos beliches onde os presos dormiam. Ao longo de cerca de uma hora 89 detidos, agentes da PIDE/DGS, a Polícia Internacional e de Defesa do Estado português extinta depois da revolução de 1974, fogem do estabelecimento prisional.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Pj ainda não fez detenções relacionadas com atropelamento de adepto italiano
    1:52

    Desporto

    As autoridades policiais confirmaram à SIC que o atropelamento que fez este sábado uma vítima mortal, junto ao Estádio da Luz, não terá sido acidental. A Policia Judiciária já saberá quem foi o autor do atropelamento. O homem faria parte do grupo de adeptos do Benfica, que se envolveram em confrontos com adeptos do Sporting.