sicnot

Perfil

Cultura

Festival da Máscara Ibérica promove em Lisboa culturas portuguesa e espanhola

O X Festival Internacional Máscara Ibérica (FIMI) vai animar a Baixa da cidade de Lisboa entre quinta-feira e domingo, destacando as culturas portuguesa e espanhola, através da gastronomia e vinhos ibéricos, concertos e animação de rua.

Fonte: X Festival Internacional - Máscara Ibérica (http://www.fimi.pt/festival_pt.html)

Durante os quatro dias de festival, o programa inclui a Mostra das Regiões, que começa a partir das 11:00, no Rossio, com a presença de 30 expositores, "sendo possível descobrir e adquirir algumas das mais tradicionais iguarias ibéricas -- fumeiro, doçaria regional - e peças artesanais nacionais e espanholas", informou a organização.

O evento terá animação de rua, com a participação de grupos musicais como os Sidros de Valdesoto (Astúrias), os Gaiteiros de Viana do Bolo (Espanha) e Os Caçulas (Portugal).

Segundo a organização, o festival conta, ainda, com "concertos de música folk de raiz tradicional europeia com elementos de fusão entre o tradicional, ska-folk e o rock", no Palco Ibérico.

Na sexta-feira, às 22:00, haverá um concerto dos Cambalua da Cantábria, numa noite dedicada a Espanha. No sábado, atuam os mirandeses Galandum Galundaina, às 22:00. No domingo, a música é também em português com os Bicho-do-Mato, às 17:00.

As ruas de Lisboa serão palco do tradicional Desfile Máscara Ibérica, que se realiza no sábado, às 16:30, com partida da Praça do Município para o Rossio, através da Rua do Ouro, onde "são esperados cerca de 700 participantes, divididos em 30 grupos", anunciou a organização.

O desfile conta este ano com novos grupos, que se juntam às regiões do norte e centro de Portugal, Galiza, Zamora, León, Cáceres, Astúrias, Navarra e Cantábria.

O programa desta X edição do FIMI aposta também na gastronomia e nos vinhos ibéricas, com 'workshops' ao longo dos quatro dias do festival.

A região da Nazaré vai ser promovida por alunos da Escola Profissional local, que diariamente vão cozinhar ao vivo.

Esta edição do Festival Internacional Máscara Ibérica (FIMI), à semelhança das edições anteriores, organiza, paralelamente, o Concurso de Fotografia FIMI 2015, com exposição das fotos vencedoras no Rossio.

Iniciativa da PROGESTUR - Associação para o Desenvolvimento do Turismo Cultural Português, em parceria com a EGEAC - Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural de Lisboa, o festival é, segundo a organização, a maior mostra de turismo regional da Península Ibérica.



Lusa

  • Cinco anos depois do incêndio na Serra do Caldeirão
    5:24
  • Destaques económicos que marcaram a semana
    2:03

    Economia

    A semana ficou marcada pela tragédia provocada pelos incêndios no centro do país. No entanto importa olhar para o que se passou noutras áreas e fazer um resumo das notícias relacionadas com a economia. 

  • Martin Schulz ataca Merkel a três meses das legislativas

    Mundo

    O social-democrata alemão Martin Schulz passou este domingo à ofensiva, a três meses das eleições legislativas, ao acusar Angela Merkel de "arrogância" e de sabotar a "democracia", quando as sondagens apontam para uma larga vantagem da chanceler da Alemanha.

  • Martha, a cadela mais feia do mundo
    0:42

    Mundo

    A cadela Martha, de raça mastim napolitano ficou em primeiro lugar na edição anual do concurso que elege os cães mais feios do mundo. A cadela tem três anos, pesa 57 quilos e foi resgatada pela dona quando estava praticamente cega. Acabou por recuperar a visão depois de várias operações. Martha e a dona receberam um prémio de 1.500 dólares e uma viagem a Nova Iorque para marcarem presença em programas de televisão.