sicnot

Perfil

Cultura

Festival da Máscara Ibérica promove em Lisboa culturas portuguesa e espanhola

O X Festival Internacional Máscara Ibérica (FIMI) vai animar a Baixa da cidade de Lisboa entre quinta-feira e domingo, destacando as culturas portuguesa e espanhola, através da gastronomia e vinhos ibéricos, concertos e animação de rua.

Fonte: X Festival Internacional - Máscara Ibérica (http://www.fimi.pt/festival_pt.html)

Durante os quatro dias de festival, o programa inclui a Mostra das Regiões, que começa a partir das 11:00, no Rossio, com a presença de 30 expositores, "sendo possível descobrir e adquirir algumas das mais tradicionais iguarias ibéricas -- fumeiro, doçaria regional - e peças artesanais nacionais e espanholas", informou a organização.

O evento terá animação de rua, com a participação de grupos musicais como os Sidros de Valdesoto (Astúrias), os Gaiteiros de Viana do Bolo (Espanha) e Os Caçulas (Portugal).

Segundo a organização, o festival conta, ainda, com "concertos de música folk de raiz tradicional europeia com elementos de fusão entre o tradicional, ska-folk e o rock", no Palco Ibérico.

Na sexta-feira, às 22:00, haverá um concerto dos Cambalua da Cantábria, numa noite dedicada a Espanha. No sábado, atuam os mirandeses Galandum Galundaina, às 22:00. No domingo, a música é também em português com os Bicho-do-Mato, às 17:00.

As ruas de Lisboa serão palco do tradicional Desfile Máscara Ibérica, que se realiza no sábado, às 16:30, com partida da Praça do Município para o Rossio, através da Rua do Ouro, onde "são esperados cerca de 700 participantes, divididos em 30 grupos", anunciou a organização.

O desfile conta este ano com novos grupos, que se juntam às regiões do norte e centro de Portugal, Galiza, Zamora, León, Cáceres, Astúrias, Navarra e Cantábria.

O programa desta X edição do FIMI aposta também na gastronomia e nos vinhos ibéricas, com 'workshops' ao longo dos quatro dias do festival.

A região da Nazaré vai ser promovida por alunos da Escola Profissional local, que diariamente vão cozinhar ao vivo.

Esta edição do Festival Internacional Máscara Ibérica (FIMI), à semelhança das edições anteriores, organiza, paralelamente, o Concurso de Fotografia FIMI 2015, com exposição das fotos vencedoras no Rossio.

Iniciativa da PROGESTUR - Associação para o Desenvolvimento do Turismo Cultural Português, em parceria com a EGEAC - Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural de Lisboa, o festival é, segundo a organização, a maior mostra de turismo regional da Península Ibérica.



Lusa

  • Principais factos da acusação no caso BPN dados como provados

    País

    O coletivo de juízes responsável pelo julgamento do processo principal do caso BPN interrompeu perto das 13:00 a leitura do acórdão iniciada pelas 10:30. Os principais factos da acusação são dados como provados, mas a leitura deverá demorar algumas horas.

  • Greve na Função Pública vai afetar escolas, saúde e cultura

    País

    A greve nacional convocada para sexta-feira pela Federação Nacional dos Sindicatos da Função Pública (FNSTFPS) deverá afetar as escolas, a área da saúde e ainda da cultura, entre outros serviços, afirmou esta quarta-feira a dirigente sindical, Ana Avoila.

  • Papa pede a Trump para ser pacificador
    1:12
  • Supremo confirma condenação de Messi por fraude fiscal

    Desporto

    O Supremo Tribunal de Justiça espanhol confirma a condenação de Lionel Messi por fraude fiscal. A notícia foi avançada pelo El País. O jogador do Barcelona foi condenado a 21 meses de prisão por três crimes fiscais que lesaram o Estado em 4,1 milhões de euros.

  • Autódromo do Estoril está ilegal há 45 anos

    Desporto

    De acordo com o Público este equipamento desportivo, inaugurado na década de 70, não tem licença de construção nem de utilização. Uma notícia que apanhou de surpresa o executivo camarário de Cascais, liderado por Carlos Carreiras.

  • Seca na Bacia do Sado exige restrições ao uso da água no Alentejo

    País

    A Agência Portuguesa do Ambiente aprovou hoje um conjunto de medidas para gestão dos recursos hídricos, definindo medidas específicas para a bacia hidrográfica do Sado, a única que se encontra em situação de seca. Além da diminuição de regas em hortas e jardins, a APA recomenda o encerramento das fontes decorativas, a proibição de encher piscinas e de lavagem de automóveis.