sicnot

Perfil

Cultura

Mais de cem anos de cartoon, caricatura e ilustração portuguesas expostos em Lisboa

Mais de cem anos de história política, social e cultural de Portugal e do mundo são retratados por quatro desenhadores e cartoonistas, numa exposição a inaugurar na quinta-feira no Pavilhão de Portugal, em Lisboa.

À boleia da celebração dos 150 anos do Diário de Notícias, a exposição revelará desenhos originais de Celso Hermínio, Stuart de Carvalhais, Bernardo Marques e André Carrilho, publicados naquele jornal desde finais do século XIX até à atualidade.

São comentários desenhados à atualidade portuguesa e à relação de Portugal com o mundo pela mão de "quatro autores extraordinários" e que colaboraram - André Carrilho ainda colabora - com o jornal centenário, afirmou à agência Lusa a curadora desta exposição, Carolina Costa Pinto.

No total, estarão expostos cerca de cem desenhos, ilustrações, caricaturas, cartoons que registam momentos distintos de finais do século XIX, XX e já do novo milénio, como as convulsões finais da monarquia portuguesa, os primeiros anos da República, as duas guerras mundiais, o Estado Novo e a democracia.

A obra de Celso Hermínio, que morreu em 1904, poderá ser das menos conhecidas entre os quatro autores escolhidos, mas desenhou sobre assuntos que são ainda hoje atuais, sobre crises financeiras, banca e o ser português, afirmou Carolina Costa Pinto.

A exposição reparte os quatro autores por três núcleos: Celso Hermínio com "desenhos que ensinam", Stuart de Carvalhais e Bernardo Marques com "desenhos que falam" e André Carrilho com "desenhos que questionam".

A mostra com obras destes quatro autores integra a exposição "Da Alma de Portugal", comemorativa dos 150 anos do Diário de Notícias e que estará patente no Pavilhão de Portugal até 27 de maio.

  • "Já só lhes resta uma coisa: bisbilhotar comunicações privadas"
    2:57

    Caso CGD

    O primeiro-ministro diz que o PSD atingiu o grau zero da política, quando chegou à "bisbilhotice" de querer ver as mensagens trocadas entre o ministro das Finanças e António Domingues. A polémica da Caixa Geral de Depósitos voltou a marcar o debate quinzenal, com António Costa a garantir que nunca esteve em causa a entrega de declarações da administração. Já o PSD e o CDS a acusaram o Governo de violar as regras da transparência e de oprimir os direitos da oposição.

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
    1:39
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

  • Vestidos da princesa Diana em exposição
    1:29

    Mundo

    As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.