sicnot

Perfil

Cultura

Christian Lacroix abre ciclo dedicado à alta costura no Museu da Moda

O criador francês Christian Lacroix conhecido pelo talento em reinventar modelos, abre na quinta-feira um ciclo de exposições sobre tesouros de alta-costura no Museu do Design e da Moda (MUDE), em Lisboa. 

Nascido em 1951 em Arles, França, Christian Lacroix é um dos estilistas mais influentes da moda na segunda metade da década de 1980, tendo estudado História de Arte para ser curador num museu, mas acabou por ser admitido como estilista na casa de costura Jean Patou. (Arquivo)

Nascido em 1951 em Arles, França, Christian Lacroix é um dos estilistas mais influentes da moda na segunda metade da década de 1980, tendo estudado História de Arte para ser curador num museu, mas acabou por ser admitido como estilista na casa de costura Jean Patou. (Arquivo)

© Charles Platiau / Reuters

De acordo com o museu, a exposição será inaugurada nesse dia às 19:00, e intitula-se "Caleidoscópio - A Alta-costura de Christian Lacroix", permanecendo patente até 30 de agosto.

Nascido em 1951 em Arles, França, Christian Lacroix é um dos estilistas mais influentes da moda na segunda metade da década de 1980, tendo estudado História de Arte para ser curador num museu, mas acabou por ser admitido como estilista na casa de costura Jean Patou.

Ficou conhecido pela sua capacidade de reinventar modelos, associar elementos ou materiais inesperados e explorar, de forma original, diversas referências históricas e culturais. 

Em 2013, após quatro anos ausentes das passarelas por problemas económicos, Lacroix, que tem hoje 64 anos, apresentou uma coleção em homenagem à lendária estilista italiana Elsa Schiaparelli.

O museu pretende, através do dezasseis modelos de alta-costura de várias coleções, realizadas entre 1989 e 2000, dar a conhecer ao público o que distinguiu o trabalho de moda de Christian Lacroix.

A exposição tem coordenação geral de Bárbara Coutinho, curadoria de Anabela Becho, design expositivo de Luís Miguel Saraiva e Raquel Santos, e design gráfico de Paula Guimarães. 

Segundo o MUDE, esta exposição inicia uma nova rubrica da programação do Museu do Design e da Moda, Coleção Francisco Capelo, intitulada "Tesouros da Coleção de Alta-costura".

"Queremos proporcionar a todos os visitantes um melhor entendimento do universo particular, fechado e requintado da alta-costura através dos criadores mais representados no espólio do MUDE. Em comum, todas as mostras vão dar a conhecer o acervo integral existente na Coleção Francisco Capelo de cada criador selecionado", indica o museu em comunicado.

"Tesouros da Coleção de alta-costura" vai desdobrar-se em mostras monográficas que prosseguem o trabalho que a entidade tem vindo a fazer, sobretudo desde 2009, de estudo, apresentação e divulgação da Coleção Francisco Capelo. 

Cada mostra, que ficará na sala dos cofres, será dedicada a um criador específico, como por exemplo, Madame Grès, Christian Dior, Balenciaga, Jean Paul Gaultier ou John Galliano.
Lusa
  • Sporting de Braga afastado da Liga Europa

    Liga Europa

    O Sporting de Braga derrotou esta quinta-feira o Marselha, em Braga, por 1-0, na segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa. Um triunfo insuficiente para o apuramento, depois do desaire da equipa minhota em França (3-0).

  • Sporting nos oitavos de final da Liga Europa

    Liga Europa

    O Sporting garantiu esta quinta-feira o apuramento para os oitavos de final da Liga Europa, ao empatar frente ao Astana, em Alvalade, a três golos, na segunda mão dos 16 avos de final, depois de ter triunfado no Cazaquistão por 3-1. Veja ou reveja todos os golos do encontro.

  • Os 36 golos dos 16 avos da Liga Europa

    Liga Europa

    A jornada europeia ficou marcada, no panorama das equipas portuguesas, pelo apuramento do Sporting e pela eliminação do Sporting de Braga. Os leões passam assim a ser o único clube luso em prova na Liga Europa. Nos oitavos de final, o emblema de Alvalade pode encontrar adversários como o Arsenal, o Atlético de Madrid ou o AC Milan. O sorteio realiza-se esta sexta-feira, ao meio-dia. Aqui, veja ou reveja todos os golos da segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa.

  • "O dia a dia na Síria também é lutar por um pão"
    10:13

    Mundo

    Desde domingo que os bombardeamentos do regime sírio a Ghouta já fizeram mais de 400 mortos. Ghouta é o último reduto rebelde nos arredores da capital da síria, onde as forças fiéis a Bashar Al Assad iniciaram no domingo uma intervenção militar de larga escala. Cândida Pinto, editora de Internacional da SIC, e a psicóloga Maria Palha, que já esteve na Síria ao serviço dos Médicos Sem Fronteiras, estiveram na Edição da Noite da SIC Notícias para falar sobre o assunto.

  • O estranho caso do mergulhador Alejandro Ramos

    Mundo

    O mergulhador Alejandro Ramos tornou-se num caso de investigação do Centro Médico Naval do Peru, depois do seu corpo ter começado a inchar sem qualquer explicação aparente. Isto aconteceu há quatro anos, minutos depois de ter emergido da água, onde tinha estado a trabalhar durante muitas horas.

    SIC

  • Jane Seymour posa para a Playboy aos 67 anos

    Cultura

    Esta é a terceira vez que a atriz inglesa de 67 anos participa numa sessão fotográfica para a revista Playboy. Jane Seymour aproveitou a oportunidade para se juntar ao movimento #MeToo e falar sobre as agressões sexuais que sofreu às mãos de um produtor, em 1972.

  • Não dá mais, Brasil!
    18:00
  • Proposta de um cessar-fogo na Síria sem acordo

    Mundo

    O embaixador da Rússia junto das Nações Unidas afirmou esta quinta-feira que os 15 membros do Conselho de Segurança não alcançaram um acordo para aprovar um cessar-fogo de 30 dias na Síria, proposta negociada há mais de duas semanas.