sicnot

Perfil

Cultura

"Velocidade furiosa 7" e "50 sombras de Grey" impulsionam idas ao cinema em 2015

As salas de cinema portuguesas registaram mais de vinte por cento de aumento de receitas e espectadores em abril, comparando com o mesmo mês de 2014, e a contribuir para essa subida esteve o filme "Velocidade furiosa 7".

© Jonathan Alcorn / Reuters

De acordo com os dados estatísticos mensais do Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA), divulgados hoje, em abril registaram-se 1,3 milhões de espectadores e 7,3 milhões de euros (ME) de receita de bilheteira, o que representa um acréscimo de mais de vinte por cento, em relação a abril de 2014.

No total de 2015 - de janeiro a abril -, o ICA contabilizou 24,5 milhões de euros de bilheteira (20,1 ME no período homólogo de 2014) e 4,7 milhões de espectadores (3,9 milhões nos mesmos meses de 2014).

"Velocidade furiosa 7", de James Wan, protagonizado por Vin Diesel, Dwayne Johnson, Kurt Russell e Paul Walker - que não concluiu o filme por ter morrido num acidente de viação -, foi o filme mais visto em Portugal entre janeiro e abril, com 719.165 espectadores.

O segundo filme mais visto este ano em Portugal foi "As cinquenta sombras de Grey", de Sam Taylor-Johnson, com 500.625 espectadores.

O filme português mais visto este ano em sala foi a comédia "Capitão Falcão", de João Leitão, com 13.099 espectadores.

Lusa
  • Fãs de Bruno Mars passaram a noite ao relento
    2:35
  • Comandante da Proteção Civil confiante nos meios de combate aos incêndios
    1:56

    País

    Depois das falhas apontadas ao sistema de comunicações SIRESP durante os incêndios do ano passado, o cComandante operacional da Proteção Civil diz que não há meios de comunicação infalíveis. Duarte Costa acredita que este verão será mais calmo do que anterior e contabiliza já mais de 2000 incêndios desde maio que não foram notícia.