sicnot

Perfil

Cultura

Portugal avança com candidatura do azulejo a Património da Humanidade

Portugal avança com candidatura do azulejo a Património da Humanidade

Portugal vai avançar com a candidatura do azulejo português a Património da Humanidade da UNESCO. A candidatura vai ser preparada pela Direção-Geral do Património Cultural, em parceria com o Laboratório Nacional de Engenharia Civil e a Comissão Nacional da UNESCO, através do Ministério dos Negócios Estrangeiros. O azulejo português tem origem no século XVI e, nos últimos anos, tem vindo a ganhar destaque, a nível internacional. O anúncio a candidatura foi feito pelo secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, na inauguração da sala D. Manuel, do Museu Nacional do Azulejo, em Lisboa, com um conjunto de azulejos do século XVIII, do pintor Manuel dos Santos.

  • Museu do Azulejo acolhe exposições de cerâmica ligadas ao Islão e ao mar
    2:02

    Cultura

    Há também duas novas exposições para ver no Museu Nacional do Azulejo em Lisboa, que está entre os três mais visitados no país. "Lugares onde estarei" e "Arte Submersa" recorrem à cerâmica para ilustrar diferentes temas e climas. A primeira é da autoria de Cristina Bolborea, ceramista romena que escolheu Portugal como anfitrião à sua obra por o considerar a capital da Cerâmica. Para Lisboa a artista trouxe mais de 100 peças em cerâmica, vidro e metal que nos envolvem no ambiente do Islão. Já o artista Sylvian Bongard inspirou a sua obra no mar. As peças expostas no museu do azulejo revelam a relação entre o homem e a natureza, sem esquecer as consequências. As novas exposições, podem ser vistas até 2 de novembro.

  • Descida da TSU inconstitucional?
    2:37

    TSU

    Especialistas ouvidos pela SIC põem em causa a constitucionalidade da descida da Taxa Social Única dos patrões, como contrapartida pelo aumento do salário mínimo. Como se trata de um imposto pago pelas empresas, só o Parlamento pode decidir uma alteração nas taxas. Neste caso, o Governo decidiu sozinho.

  • Autocarro com seguranças atacado em Braga
    0:42

    Desporto

    Dois autocarros que transportavam elementos de uma empresa de segurança foram atingidos por tiros e pedras depois do jogo entre o Sporting de Braga e o Vitória de Guimarães. O ataque deu-se a poucos quilómetros do Estádio Municipal de Braga. A PSP e a PJ estiveram no local a recolher provas.