sicnot

Perfil

Cultura

Portugal avança com candidatura do azulejo a Património da Humanidade

Portugal avança com candidatura do azulejo a Património da Humanidade

Portugal vai avançar com a candidatura do azulejo português a Património da Humanidade da UNESCO. A candidatura vai ser preparada pela Direção-Geral do Património Cultural, em parceria com o Laboratório Nacional de Engenharia Civil e a Comissão Nacional da UNESCO, através do Ministério dos Negócios Estrangeiros. O azulejo português tem origem no século XVI e, nos últimos anos, tem vindo a ganhar destaque, a nível internacional. O anúncio a candidatura foi feito pelo secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, na inauguração da sala D. Manuel, do Museu Nacional do Azulejo, em Lisboa, com um conjunto de azulejos do século XVIII, do pintor Manuel dos Santos.

  • Museu do Azulejo acolhe exposições de cerâmica ligadas ao Islão e ao mar
    2:02

    Cultura

    Há também duas novas exposições para ver no Museu Nacional do Azulejo em Lisboa, que está entre os três mais visitados no país. "Lugares onde estarei" e "Arte Submersa" recorrem à cerâmica para ilustrar diferentes temas e climas. A primeira é da autoria de Cristina Bolborea, ceramista romena que escolheu Portugal como anfitrião à sua obra por o considerar a capital da Cerâmica. Para Lisboa a artista trouxe mais de 100 peças em cerâmica, vidro e metal que nos envolvem no ambiente do Islão. Já o artista Sylvian Bongard inspirou a sua obra no mar. As peças expostas no museu do azulejo revelam a relação entre o homem e a natureza, sem esquecer as consequências. As novas exposições, podem ser vistas até 2 de novembro.

  • Assembleia-geral do Sporting marcada para 23 de junho
    2:57
  • Congresso do PS começa hoje na Batalha

    País

    O 22.º Congresso do PS começa hoje, na Batalha, distrito de Leiria, e durante o qual o secretário-geral, António Costa, deverá defender uma linha de continuidade estratégica, procurando, em simultâneo, projetar desafios estruturais que se colocam ao país.

  • Gonçalo Guedes: o menino franzino que jogava mais que os outros em Benavente
    8:47
  • Juiz impede acesso a informações bancárias e e-mails de António Mexia
    1:50

    País

    No inquérito crime que investiga a EDP, continua um braço de ferro entre o Ministério Público e o juiz de instrução. O magistrado voltou a negar o acesso a informações bancárias e a e-mails de António Mexia, que constavam dos processos da Operação Marquês e do universo Espírito Santo.

  • Universidade de Coimbra não retira Honoris Causa a Lula
    3:30
  • Estudo acaba com teorias da conspiração sobre a morte de Hitler

    Mundo

    Existem algumas versões sobre o desaparecimento do ditador nazi, Adolf Hitler. Há quem diga que viajou para um país da América do Sul, outros acreditam que está escondido na Antártida e há até quem vá mais longe e acredita que estaria na Lua. Mas, teorias da conspiração à parte, a história oficial diz que Hitler suicidou-se num bunker, em Berlim, Alemanha.

    SIC