sicnot

Perfil

Cultura

Portugal avança com candidatura do azulejo a Património da Humanidade

Portugal avança com candidatura do azulejo a Património da Humanidade

Portugal vai avançar com a candidatura do azulejo português a Património da Humanidade da UNESCO. A candidatura vai ser preparada pela Direção-Geral do Património Cultural, em parceria com o Laboratório Nacional de Engenharia Civil e a Comissão Nacional da UNESCO, através do Ministério dos Negócios Estrangeiros. O azulejo português tem origem no século XVI e, nos últimos anos, tem vindo a ganhar destaque, a nível internacional. O anúncio a candidatura foi feito pelo secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, na inauguração da sala D. Manuel, do Museu Nacional do Azulejo, em Lisboa, com um conjunto de azulejos do século XVIII, do pintor Manuel dos Santos.

  • Museu do Azulejo acolhe exposições de cerâmica ligadas ao Islão e ao mar
    2:02

    Cultura

    Há também duas novas exposições para ver no Museu Nacional do Azulejo em Lisboa, que está entre os três mais visitados no país. "Lugares onde estarei" e "Arte Submersa" recorrem à cerâmica para ilustrar diferentes temas e climas. A primeira é da autoria de Cristina Bolborea, ceramista romena que escolheu Portugal como anfitrião à sua obra por o considerar a capital da Cerâmica. Para Lisboa a artista trouxe mais de 100 peças em cerâmica, vidro e metal que nos envolvem no ambiente do Islão. Já o artista Sylvian Bongard inspirou a sua obra no mar. As peças expostas no museu do azulejo revelam a relação entre o homem e a natureza, sem esquecer as consequências. As novas exposições, podem ser vistas até 2 de novembro.

  • Avioneta despenha-se em centro comercial de Melbourne

    Mundo

    Uma avioneta com cinco pessoas a bordo caiu num centro comercial perto do aeroporto de Essendon em Melbourne. Segundo a polícia do estado de Vitória tratava-se de um voo charter com destino a King Island, situada entre a parte continental da Austrália e a ilha da Tasmânia.

  • Jornalista bielorrusso come jornal após perder aposta

    Desporto

    Vyacheslav Fedorenko, editor de desporto de um importante jornal da Bielorrúsia, apostou que o Dinamo Minsk não chegaria aos play-offs da Kontinental Hockey League (KHL), uma liga internacional dominada por equipas russas. Perdeu e acabou a comer as próprias palavras, impressas em papel.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42