sicnot

Perfil

Cultura

Cartazes da Coleção Lempert revelam artistas na Cultugest

Uma exposição com cartazes da Coleção Lempert, criados por artistas como Oswald Oberhuber, Lothar Baumgarten ou Franz West, é esta sexta-feira inaugurada, às 22:00, na Culturgest, em Lisboa, para revelar facetas menos conhecidas destes autores.

Quando a primeira mostra foi inaugurada, no ano passado, a Culturgest mostrou cerca de 600 cartazes da Coleção Lempert, que, ao todo, reúne 15.000 exemplares - "um segredo muito bem guardado" com que o curador Miguel Wandschneider se deparou em 2008. (Arquivo)

Quando a primeira mostra foi inaugurada, no ano passado, a Culturgest mostrou cerca de 600 cartazes da Coleção Lempert, que, ao todo, reúne 15.000 exemplares - "um segredo muito bem guardado" com que o curador Miguel Wandschneider se deparou em 2008. (Arquivo)

Culturgest

A exposição, intitulada "Honey, I rearranged the collection... by artist: Cartazes da Coleção Lempert" ("Querido, reorganizei a coleção por artista..."), com inauguração marcada para as 22:00, tem curadoria de Miguel Wandschneider.

A mostra, que dá seguimento a outra inaugurada em outubro de 2014, completa o primeiro capítulo de um projeto com cinco exposições em torno de cartazes de artista, que irá marcar a programação da Culturgest até 2019. 

Quando a primeira mostra foi inaugurada, no ano passado, a Culturgest mostrou cerca de 600 cartazes da Coleção Lempert, que, ao todo, reúne 15.000 exemplares - "um segredo muito bem guardado" com que o curador Miguel Wandschneider se deparou em 2008.

John Baldessari, Günter Brus, Martin Kippenberger, Reinhard Mucha, General Idea, Heimo Zobernig, Mike Kelley, AlbertOehlen e Christopher Wool são alguns dos artistas que o público poderá conhecer nesta segunda exposição, que fecha o primeiro capítulo do projeto.

Neste primeiro capítulo, são destacados os cartazes de vários artistas que a esse meio dedicaram especial atenção e, em 2017, em duas exposições consecutivas, os cartazes serão selecionados e organizados por tópico. 

Na primeira parte da exposição, que encerrou a 16 de março, estiveram patentes cartazes desenhados por artistas como Jean Dubuffet, Andy Warhol, Rauschenberg, Hamilton, Dieter Roth, Richard Tuttle, Arpad Darvas ou Gyorgy Kemeny, entre outros.

Na exposição final de 2019, os cartazes serão alinhados por ordem cronológica.
Lusa
  • Corpos de portuguesas trasladados segunda-feira 
    1:27
  • Incendiários vão passar o verão com pulseira eletrónica

    País

    Os tribunais vão poder condenar os incendiários a penas de prisão domiciliária, com pulseira eletrónica, durante as épocas de incêndio. A nova lei foi aprovada na semana passada, na Assembleia da República, e aguarda a promulgação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

  • Estado vai tomar posse de terras abandonadas

    País

    O Governo vai recorrer ao Código Civil para permitir que o Estado tome posse de terras ao abandono. À margem da entrevista ao Expresso, o primeiro-ministro anunciou que o Governo irá acionar o artigo 1345º do Código Civil, que estabelece que as coisas imóveis sem dono conhecido se consideram do património do Estado.

  • "Trump, deixe-me ajudá-lo a escrever o discurso"
    0:47

    Mundo

    Arnold Schwarzenegger diz que Donald Trump tem o dever moral de se opor ao ódio e ao racismo. Num vídeo publicado nas redes sociais, o ator norte-americano e antigo governador da Califórnia encenou o discurso que Donald Trump devia ter. 

  • Hino da SIC tocado pela viola beiroa
    2:22