sicnot

Perfil

Cultura

Quarteto de Ricardo Toscano hoje no Estoril Jazz

O quarteto do trompetista Ricardo Toscano apresenta-se hoje, no Auditório do Casino Estoril, Cascais, para o terceiro e penúltimo espetáculo da edição deste ano do Estoril Jazz.

Ricardo Toscano, que o programador do festival Duarte Mendonça classifica "um caso sério no panorama jazzístico português", subirá ao palco daquela sala com o convidado, também trompetista, Diogo Duque.

No domingo é a vez de os Opus 5 apresentarem o projeto "The Mingus Alumni", numa alusão à linhagem do "bebop" aberta por Charlie Mingus.

Para Duarte Mendonça, o Opus 5 é "um dos grupos mais formidáveis a emergir na cena jazz moderna de Nova Iorque".

O grupo é formado pelo trompetista Alex Sipiagin, o saxofonista Seamus Blake, o pianista David Kikoski, o contrabaixista Boris Kozlov e o baterista Donald Edwards. 

"Todos eles, líderes por direito próprio, equilibram composição e improvisação nos seus dois álbuns, 'Introducing Opus 5', de 2011, e 'PentaSonic', de 2012", sublinhou o programador.

 No passado fim-de-semana, o primeiro de concertos desta edição do Estoril Jazz, atuaram o duo norte-americano da cantora Roseanna Vitro e do pianista Kenny Werner (sábado) e o quarteto do trompetista Sean Jones (domingo).

  • Obama acredita que Guterres será um bom líder da ONU
    0:53

    Mundo

    António Guterres diz que vai trabalhar de perto com os Estados Unidos na reforma das Nações Unidas. O futuro secretário-geral da ONU foi recebido esta sexta-feira por Barack Obama, na Casa Branca, onde foi elogiado pelo ainda Presidente.

  • Morreu o palhaço que fazia rir as crianças de Alepo

    Mundo

    Anas al-Basha, mais conhecido como o Palhaço de Alepo, morreu esta terça-feira durante um bombardeamento aéreo na zona dominada pelos rebeldes. O funcionário público mascarava-se de palhaço para ajudar a trazer algum conforto e alegria às crianças sírias, que vivem no meio de uma guerra civil.