sicnot

Perfil

Cultura

Quarteto de Ricardo Toscano hoje no Estoril Jazz

O quarteto do trompetista Ricardo Toscano apresenta-se hoje, no Auditório do Casino Estoril, Cascais, para o terceiro e penúltimo espetáculo da edição deste ano do Estoril Jazz.

Ricardo Toscano, que o programador do festival Duarte Mendonça classifica "um caso sério no panorama jazzístico português", subirá ao palco daquela sala com o convidado, também trompetista, Diogo Duque.

No domingo é a vez de os Opus 5 apresentarem o projeto "The Mingus Alumni", numa alusão à linhagem do "bebop" aberta por Charlie Mingus.

Para Duarte Mendonça, o Opus 5 é "um dos grupos mais formidáveis a emergir na cena jazz moderna de Nova Iorque".

O grupo é formado pelo trompetista Alex Sipiagin, o saxofonista Seamus Blake, o pianista David Kikoski, o contrabaixista Boris Kozlov e o baterista Donald Edwards. 

"Todos eles, líderes por direito próprio, equilibram composição e improvisação nos seus dois álbuns, 'Introducing Opus 5', de 2011, e 'PentaSonic', de 2012", sublinhou o programador.

 No passado fim-de-semana, o primeiro de concertos desta edição do Estoril Jazz, atuaram o duo norte-americano da cantora Roseanna Vitro e do pianista Kenny Werner (sábado) e o quarteto do trompetista Sean Jones (domingo).

  • Tragédia de Vila Nova da Rainha foi há uma semana
    7:18
  • Escutas da Operação Marquês "não podem servir de prova"
    1:36

    Operação Marquês

    As defesas de José Sócrates e de Ricardo Salgado queixam-se que as escutas do processo Marquês estão infetadas por um vírus informático. Os advogados dizem que tal como estão as escutas não podem servir de prova. No entanto, o Ministério Público diz que estão reunidas as condições para começar a contar o prazo para a abertura de instrução.

    Luís Garriapa

  • Saco azul do BES pagou a 106 pessoas e 96 avenças ocultas
    2:21

    Economia

    Pelo menos 106 pessoas receberam dinheiro da Espírito Santo Enterprises, a companhia offshore criada nas Ilhas Virgens Britânicas e que terá funcionado como um gigantesco saco azul do Grupo Espírito Santo. O jornal Expresso revelou os primeiros vinte nomes da lista, entre os quais estão Zeinal Bava, antigo CEO da PT, e Manuel Pinho, ex-ministro da economia do Governo de José Sócrates.

  • Admirável mundo novo
    16:17