sicnot

Perfil

Cultura

Quarteto de Ricardo Toscano hoje no Estoril Jazz

O quarteto do trompetista Ricardo Toscano apresenta-se hoje, no Auditório do Casino Estoril, Cascais, para o terceiro e penúltimo espetáculo da edição deste ano do Estoril Jazz.

Ricardo Toscano, que o programador do festival Duarte Mendonça classifica "um caso sério no panorama jazzístico português", subirá ao palco daquela sala com o convidado, também trompetista, Diogo Duque.

No domingo é a vez de os Opus 5 apresentarem o projeto "The Mingus Alumni", numa alusão à linhagem do "bebop" aberta por Charlie Mingus.

Para Duarte Mendonça, o Opus 5 é "um dos grupos mais formidáveis a emergir na cena jazz moderna de Nova Iorque".

O grupo é formado pelo trompetista Alex Sipiagin, o saxofonista Seamus Blake, o pianista David Kikoski, o contrabaixista Boris Kozlov e o baterista Donald Edwards. 

"Todos eles, líderes por direito próprio, equilibram composição e improvisação nos seus dois álbuns, 'Introducing Opus 5', de 2011, e 'PentaSonic', de 2012", sublinhou o programador.

 No passado fim-de-semana, o primeiro de concertos desta edição do Estoril Jazz, atuaram o duo norte-americano da cantora Roseanna Vitro e do pianista Kenny Werner (sábado) e o quarteto do trompetista Sean Jones (domingo).

  • França vence o Peru e apura-se para os oitavos de final do Mundial

    Mundial 2018 / França

    A França venceu o Peru num encontro da 2.ª jornada do grupo C do Mundial 2018. Aos 34 minutos, Pogba passou para Giroud na esquerda, que tentou de pronto o remate, mas a bola saiu prensada por um defesa e chegou até à boca da baliza, onde apareceu Mbappé que praticamente só tem que encostar para pôr a França em vantagem no marcador. Ainda na primeira parte, Lucas Hernández tentou, por duas vezes consecutivas, marcar o segundo golo da França. Na segunda parte, o peruano Farfán ainda rematou várias vezes à baliza de Hugo Lloris, mas sem êxito.

  • Colisão mortal no IC1 perto da Marateca
    1:51
  • Portugal e Espanha empatados em tudo... menos nos amarelos
    1:42
  • Fase de grupos é o "momento mais crítico", diz Fernando Santos
    0:21