sicnot

Perfil

Cultura

Quarteto de Ricardo Toscano hoje no Estoril Jazz

O quarteto do trompetista Ricardo Toscano apresenta-se hoje, no Auditório do Casino Estoril, Cascais, para o terceiro e penúltimo espetáculo da edição deste ano do Estoril Jazz.

Ricardo Toscano, que o programador do festival Duarte Mendonça classifica "um caso sério no panorama jazzístico português", subirá ao palco daquela sala com o convidado, também trompetista, Diogo Duque.

No domingo é a vez de os Opus 5 apresentarem o projeto "The Mingus Alumni", numa alusão à linhagem do "bebop" aberta por Charlie Mingus.

Para Duarte Mendonça, o Opus 5 é "um dos grupos mais formidáveis a emergir na cena jazz moderna de Nova Iorque".

O grupo é formado pelo trompetista Alex Sipiagin, o saxofonista Seamus Blake, o pianista David Kikoski, o contrabaixista Boris Kozlov e o baterista Donald Edwards. 

"Todos eles, líderes por direito próprio, equilibram composição e improvisação nos seus dois álbuns, 'Introducing Opus 5', de 2011, e 'PentaSonic', de 2012", sublinhou o programador.

 No passado fim-de-semana, o primeiro de concertos desta edição do Estoril Jazz, atuaram o duo norte-americano da cantora Roseanna Vitro e do pianista Kenny Werner (sábado) e o quarteto do trompetista Sean Jones (domingo).

  • "A nossa lei tem demasiados buracos"
    0:44

    País

    Rui Cardoso acusa a classe política de não querer resolver os problemas da corrupção em Portugal. Entrevistado na Edição da Noite da SIC Notícias o magistrado do Ministério Público considera que ainda há um longo caminho a percorrer no combate à corrupção.

  • Salah Abdeslam deixa cadeira vazia na leitura da sua sentença
    2:05

    Mundo

    O único suspeito vivo dos ataques de Paris em 2015 foi esta segunda-feira condenado a 20 anos de prisão por um tribunal belga, num processo paralelo: um tiroteio em março de 2016, em Bruxelas. Tanto Salah Abdeslam como o cúmplice não quiseram estar na leitura da sentença. O julgamento de Salah Abdeslam pelos ataques de Paris só deverá acontecer no próximo ano, em França.

  • Beyoncé e a irmã caem e o vídeo torna-se viral

    Cultura

    Beyoncé voltou este fim de semana a subir ao palco do Coachella, depois de ter atuado na primeira semana do festival que decorreu no deserto da Califórnia, nos EUA. A cantora norte-americana voltou a brilhar, mas foi o momento em que caiu no palco com a irmã, Solange, que acabou por se tornar viral.

    SIC

  • Cientistas querem sequenciar genomas de 15 milhões de espécies

    Mundo

    Um consórcio internacional de cientistas, que por enquanto não inclui portugueses, propõe-se sequenciar, catalogar e analisar os genomas (conjuntos de informação genética) de 15 milhões de espécies, uma tarefa que levará dez anos a fazer, foi divulgado esta segunda-feira.