sicnot

Perfil

Cultura

Trabalhadores em greve na noite e dia dos Museus

A Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais (FNSTFPS) convocou uma greve nacional às horas extra, para hoje, Noite dos Museus, e para segunda-feira, Dia dos Museus.

© Jon Nazca / Reuters


Tal como aconteceu no dia dos Monumentos e Sítios, a 18 de abril, os sindicatos entregaram o pré-aviso de greve nacional ao trabalho prestado fora do período normal de trabalho e às horas extraordinárias.  

Entre hoje e segunda-feira, 18 de maio, estão previstas atividades para a Noite dos Museus e o Dia Internacional dos Museus, com iniciativas que vão desde visitas guiadas, leituras, oficinas e concertos, coordenadas pela Direção-Geral do Património Cultural.

Num comunicado divulgado esta semana, a Federação indicava que, nestas datas, celebradas anualmente, "a maioria dos trabalhadores chega a fazer 18 horas seguidas de trabalho, numa clara violação de todos os normativos legais, relativos à duração diária de trabalho, à laboração contínua e ao trabalho extraordinário".

Contactado pela agência Lusa sobre esta greve às horas extraordinárias dos funcionários dos museus, o diretor-geral do Património Cultural, Nuno Vassallo e Silva, estimou que o impacto seja "reduzido".

"Esperamos que a greve anunciada tenha consequências mínimas nas atividades. Todos estamos envolvidos nesta nossa missão de uma forma muito viva e ativa", acrescentou.

 

  • Vala comum com 6 mil corpos em Mossul
    1:43
  • À redescoberta da Madeira, 16 anos depois
    1:59
  • A menina que os pais queriam chamar "Allah"

    Mundo

    ZalyKha Graceful Lorraina Allah tem 22 meses, anda não sabe ler nem escrever mas já está no centro de um processo judicial contra o Estado da Georgia, nos EUA. Os pais, Elizabeth Handy e Bilal Walk, apoiados por uma ONG, exigem na justiça que o nome seja reconhecido na certidão de nascimento para que a criança possa ser inscrita na escola, na segurança social ou nos registos e notoriado. O casal já tem um filho de 3 anos que se chama Masterful Mosirah Aly Allah.

  • Samsung vai vender modelos reparados do Galaxy Note 7

    Economia

    A Samsung Electronics anunciou hoje que vai vender e alugar telemóveis reparados do modelo Galaxy Note 7 depois de no ano passado a empresa ter decidido suspender a respetiva produção devido a incêndios nas baterrias de íon-lítio.

  • Acidentes em falésias matam 94 pescadores lúdicos

    País

    Mais de 90 pescadores lúdicos morreram nos últimos 19 anos e 137 ficaram feridos em 252 acidentes registados em zona rochosa ou em falésia, a maioria na zona de Lagos, Faro, segundo dados da Autoridade Marítima Nacional.