sicnot

Perfil

Cultura

Portugueses conquistam dois prémios em festival de cinema de Macau

Três realizadores portugueses conquistaram dois prémios na edição deste ano do Macau Indies, com os filmes "Mio Pang Fei", sobre um conceituado pintor chinês, e "Iec Long", centrado na antiga fábrica de panchões de Macau.

"Mio Pang Fei", de Pedro Cardeira

"Mio Pang Fei", de Pedro Cardeira

DR

A longa-metragem "Mio Pang Fei", de Pedro Cardeira, venceu na categoria de Melhor Argumento, uma distinção que deixou o realizador "muitíssimo contente", até porque este foi o seu primeiro filme. 

O pintor de 76 anos, que se refugiou em Macau depois de ser perseguido na China devido às características da sua arte, marcadamente abstrata, já foi informado do prémio e ficou "muito contente", contou Cardeira, em declarações à agência Lusa.

"Acho que esta história já devia ter sido contada há muito tempo. Mio Pang Fei é um dos poucos artistas chineses que faz uma ligação ao Ocidente, que criou uma tese em volta disso", disse o realizador, salientando também o interesse da vida pessoal do pintor e como a sua história acabou por se fundir com Macau.

"Macau é um símbolo de ligação com outras culturas e faz todo o sentido para a carreira dele", comentou.

Depois de ter estado no DocLisboa no ano passado e este ano na Bienal de Veneza, onde o pintor representa Macau, "Mio Pang Fei" pode chegar, ainda em 2015, a "mais dois festivais na Europa". Cardeira gostava também de conseguir lançar uma edição em DVD e que a produção chegasse às televisões.

O Macau Indies 2015 distinguiu ainda o filme "Iec Long" da dupla portuguesa João Pedro Rodrigues e João Guerra da Mata, como melhor longa-metragem, uma produção sobre a memória daquele espaço, cuja recuperação foi anunciada pelo Governo.

 

Lusa
  • Nomeados para os Óscares são anunciados hoje

    Óscares 2017

    As nomeações para a 89ª. edição dos Óscares, os prémios da Academia norte-americana de cinema, são conhecidos esta terça-feira e pela primeira vez o anúncio será feito apenas via Internet. Para ver também aqui em direto, na SIC Notícias, a partir das 13:00.

    Aqui às 13:00

  • "O Sporting é o um barco à deriva"
    2:26
    O Dia Seguinte

    O Dia Seguinte

    2ªFEIRA 21:50

    A crise do Sporting foi o principal tema em O Dia Seguinte, esta segunda-feira. José Guilherme Aguiar censura Bruno de Carvalho por ter convidado Jorge Jesus para a comissão de honra da recandidatura. Já Rogério Alves não tem dúvidas que a contestação tem aumentado de tom devido à proximidade das eleições do Sporting. Rui Gomes da Silva pensa que toda a direção leonina é responsável pelo mau momento atual do clube.

  • Deputado do PS abandona partido e pode colocar em causa maioria parlamentar
    2:28

    País

    Domingos Pereira foi eleito pelo círculo de Braga. Agora, vai demitir-se do Partido Socialista e entregar o cartão de militante. Contudo, mantém-se no Parlamento, passando assim a deputado independente na Assembleia da República. Pode estar em causa a maioria parlamentar quando o PCP se abstiver.

    Notícia SIC

  • Pedro Dias recusou mostrar caligrafia
    2:29

    País

    Pedro Dias forneceu esta segunda-feira ADN aos peritos do laboratório da polícia científica. O suspeito dos crimes de Aguiar da Beira também foi intimado a entregar amostras da própria caligrafia, mas recusou fazê-lo.

  • "Todo o mundo no voo estava a orar em voz alta"
    4:00
  • "O México não acredita em muros"
    0:45

    Mundo

    Em resposta a Donald Trump, o Presidente mexicano diz que o país não acredita em muros, mas em pontes. Enrique Peña Nieto diz ainda que o México vai procurar dialogar com os Estados Unidos sem confrontos, mas também sem submissão.