sicnot

Perfil

Cultura

Portugueses conquistam dois prémios em festival de cinema de Macau

Três realizadores portugueses conquistaram dois prémios na edição deste ano do Macau Indies, com os filmes "Mio Pang Fei", sobre um conceituado pintor chinês, e "Iec Long", centrado na antiga fábrica de panchões de Macau.

"Mio Pang Fei", de Pedro Cardeira

"Mio Pang Fei", de Pedro Cardeira

DR

A longa-metragem "Mio Pang Fei", de Pedro Cardeira, venceu na categoria de Melhor Argumento, uma distinção que deixou o realizador "muitíssimo contente", até porque este foi o seu primeiro filme. 

O pintor de 76 anos, que se refugiou em Macau depois de ser perseguido na China devido às características da sua arte, marcadamente abstrata, já foi informado do prémio e ficou "muito contente", contou Cardeira, em declarações à agência Lusa.

"Acho que esta história já devia ter sido contada há muito tempo. Mio Pang Fei é um dos poucos artistas chineses que faz uma ligação ao Ocidente, que criou uma tese em volta disso", disse o realizador, salientando também o interesse da vida pessoal do pintor e como a sua história acabou por se fundir com Macau.

"Macau é um símbolo de ligação com outras culturas e faz todo o sentido para a carreira dele", comentou.

Depois de ter estado no DocLisboa no ano passado e este ano na Bienal de Veneza, onde o pintor representa Macau, "Mio Pang Fei" pode chegar, ainda em 2015, a "mais dois festivais na Europa". Cardeira gostava também de conseguir lançar uma edição em DVD e que a produção chegasse às televisões.

O Macau Indies 2015 distinguiu ainda o filme "Iec Long" da dupla portuguesa João Pedro Rodrigues e João Guerra da Mata, como melhor longa-metragem, uma produção sobre a memória daquele espaço, cuja recuperação foi anunciada pelo Governo.

 

Lusa
  • Carro que atropelou adepto encontrado na casa de um amigo do suspeito
    2:18

    Desporto

    O carro que terá atropelado o adepto italiano que morreu junto ao Estádio da Luz foi encontrado esta terça-feira, numa garagem na Amadora, na casa de um amigo do suspeito. Trata-se de um homem na casa dos 30 anos que pertence à claque No Name boys e é agora procurado pela Polícia Judiciária.

  • Os filhos do divórcio
    20:50
  • Será que lavar em lavandarias self-service compensa?
    8:21
  • A SIC foi dar uma volta de bicicleta

    País

    Há 90 anos, cerca de 40 ciclistas partiam do Marquês de Pombal, em Lisboa, para a primeira etapa da 1.ª Volta a Portugal de Bicicleta. Hoje, um grupo de investigadores repete o percurso, até Setúbal, dando início a uma viagem que pretende incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia. Um jornalista da SIC segue no pelotão e pode acompanhar a viagem em direto no Facebook da SIC Notícias.

    SIC

  • Avião divergiu para as Lajes devido a discussão a bordo

    País

    Um avião da companhia aérea British Airways divergiu hoje para o aeroporto das Lajes, na ilha Terceira, nos Açores, devido a uma discussão a bordo entre um casal de passageiros e a tripulação, informou hoje a Força Aérea Portuguesa.

  • Web Summit inaugura primeiro escritório fora da Irlanda em Lisboa
    1:58

    Web Summit

    A Web Summit inaugurou em Lisboa o primeiro escritório fora da Irlanda, que vai dar emprego a 20 pessoas, algumas portuguesas. O próximo objectivo é alargar eventos a outros pontos do país. A conferência internacional regressa a Lisboa entre 6 e 9 de novembro e, a organização espera ter 60 mil participantes.

  • Ivanka Trump vaiada por defender o pai durante debate sobre igualdade de género
    1:51

    Mundo

    Com o propósito de criar pontes com Donald Trump, a chanceler alemã Angela Merkel convidou a filha mais velha do Presidente norte-americano para participar numa cimeira. No entanto as coisas não correram muito bem e Ivanka Trump foi vaiada pela audiência por ter defendido o pai quando o assunto era a igualdade de género. 

  • Irmã da mulher mais pesada do mundo acusa hospital de mentir

    Mundo

    A irmã da mulher egípcia que se acreditava ser a mais pesada do mundo acusou os médicos de mentirem acerca da sua perda de peso. No entanto, o hospital que realizou a cirurgia bariátrica já respondeu às acusações, defendendo que a mulher pesa agora 172 quilos.