sicnot

Perfil

Cultura

Coliseu do Porto arranca ciclo de concertos comentados na próxima sexta-feira

A primeira temporada do ciclo Concertos, Conversa, Coliseu (CCC) arranca sexta-feira no Coliseu do Porto e resulta de um protocolo de patrocínio e parceria artística hoje assinado com a Santa Casa da Misericórdia e com o Politécnico do Porto.

O Coliseu do Porto, inaugurado em 1941, é agora classificado como monumento de interesse público / coliseudoporto.pt

O Coliseu do Porto, inaugurado em 1941, é agora classificado como monumento de interesse público / coliseudoporto.pt

Depois do FLIC -- Festa de Lotação Ilimitada do Coliseu -- é a vez do CCC - Concertos, Conversa, Coliseu -- chegar ao palco daquele que se assume como "a praça coberta do Porto", nas palavras do presidente da direção.

"Estamos sempre a falar de música mas o foco principal [deste novo ciclo] é o educativo", explicou Eduardo Paz Barroso para quem se mostra premente "virar o coliseu para as pessoas que não o frequentam e que podem ali encontrar um motivo de aprendizagem".

Para o CCC o Politécnico do Porto irá contribuir com conteúdos, orquestra sinfónica e coro da ESMAE (Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo) que na sexta-feira sobem ao palco do coliseu para interpretar Beethoven, Dimitris Andrikopoulos e Vaughan Williams, num concerto comentado por Mário Azevedo.

E se a ESMAE contribui com a música e a conversa, a Santa Casa da Misericórdia atribuiu uma verba de 50 mil euros para este e outros projetos do Coliseu do Porto que abrirá portas aos mais desfavorecidos.

"A Santa Casa da Misericórdia do Porto não pode ficar de fora deste momento em que o Coliseu do Porto adquire este novo papel", assinalou o provedor António Tavares que, com o protocolo de patrocínio, espera que cidadãos voltem a usufruir daquele espaço.

Já Rosário Gambôa do Politécnico do Porto, que participa em parceria artística através da ESMAE, defendeu a importância de uma maior ligação e comunicação entre as diversas entidades e atores da cidade, para que esta "seja uma rede de vasos comunicantes".

O concerto de sexta-feira, intitulado "Uma Ode à Paz e à Liberdade" -- marca o início de um ciclo de quatro concertos que, a partir de setembro, marcarão aos domingos a rentrée da cidade no Coliseu onde "todos têm lugar" com "muitos palcos dentro", frisou Paz Barroso.

O novo diretor tem como prioridade "abrir o Coliseu a novos públicos", trazendo à cidade "espetáculos pop rock ou de música que transporte ao imaginário clássico" e ainda o "circo de referência"  

Presente na assinatura do protocolo esteve o vereador da Cultura da Câmara do Porto, Paulo Cunha e Silva, destacou que a própria cidade "é um palco" que deve ser "nutrido e cuidado" e que os diversos equipamentos se devem complementar numa política cultural supletiva.

Lusa
  • Marco Silva vai treinar o Watford

    Desporto

    O treinador português Marco Silva assinou contrato com o Watford, da Liga Inglesa. O emblema que terminou a última Premier League na 17ª posição, a última antes dos lugares de descida, ganhou assim a corrida ao Crystal Palace e ao FC Porto, que também tentaram contratar o técnico.

  • "A maior conquista foi construir estabilidade"
    2:14

    Economia

    António Costa voltou esta sexta-feira a garantir que a partir de junho nenhum subsídio de desemprego será inferior a 421 euros por mês. O primeiro-ministro falava nas jornadas parlamentares do PS, onde afirmou que a estabilidade é a maior conquista deste Governo.

  • Com a multiplicação de bons indicadores económicos e financeiros do país, multiplicam-se os elogios ao Governo e declaram-se mortas e enterradas as políticas do passado recente, nomeadamente a da austeridade. Nada mais errado. O que os bons resultados agora alcançados provam definitivamente é que a austeridade resolveu de facto os problemas das contas públicas e, mais do que isso, contribuiu para o crescimento económico que foi garantido por reformas estruturais e pela reorientação do modelo económico.

    José Gomes Ferreira

  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

    País

    Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.

  • G7 reforça compromisso na luta contra o terrorismo
    2:11
  • Uma foto para a história

    Mundo

    As mulheres dos líderes mundiais que se reúnem nas cimeiras da NATO posam para a fotografia oficial das primeiras-damas. A deste ano é histórica. Pela primeira vez, há um marido de um primeiro-ministro entre as nove mulheres. Trata-se de Gauthier Destenay, casado com o líder do Luxemburgo.