sicnot

Perfil

Cultura

Fadista Mariza edita novo álbum, "Mundo", depois do verão

A fadista Mariza edita, depois do verão, um novo álbum, intitulado "Mundo", que apresentará em três concertos em Lisboa e no Porto, entre novembro e dezembro, anunciou hoje a editora Warner Music Portugal.

© Juan Medina / Reuters

Ainda sem data marcada, a editora revela que o disco sairá depois do verão, mas anuncia já as datas de apresentação oficial: 26 e 27 de novembro, no Coliseu do Porto, e 07 de dezembro, no Meo Arena, em Lisboa.

"Mundo" sucederá a "Fado tradicional", álbum que Mariza editou em 2010. Entre ambos, a cantora revisitou a carreira num duplo "Best of", lançado em 2014.

Mariza canta desde os anos 1990, mas editou o primeiro álbum, "Fado em mim", em 2001, valendo-lhe quatro discos de platina. Ao longo de quase 15 anos de carreira, a fadista editou cinco álbuns de estúdio, um ao vivo, uma edição especial com a atuação num programa de Jools Holland, na BBC, e um "best of".

Ao longo da carreira tem recebido várias distinções, nomeadamente a Ordem das Artes e Letras, no grau "Chevalier", de França, a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique, de Portugal, e o Prémio Amália Rodrigues Internacional, em 2005. Em 2009 ganhou o Globo de Ouro de Melhor Intérprete Nacional e esteve nomeada para os Grammy Latinos. Em 2014 recebeu o prémio Womex.

De acordo com a editora, Mariza já vendeu mais de um milhão de discos, em mais de 35 países. As várias digressões internacionais já a levaram a palcos como a Ópera de Sidney, o Carnegie Hall em Nova Iorque, o Walt Disney Concert Hall em Los Angeles e o Royal Albert Hall em Londres.

Nos próximos meses, a cantora andará em digressão entre Portugal e o estrangeiro, com concertos, por exemplo, na Póvoa de Varzim (13 de junho), Paris (26 de junho), Friburgo (7 de julho) Budapeste (14 de agosto).

Lusa
  • Não há risco de colapso do viaduto de Alcântara
    1:35

    País

    O desvio de um pilar do viaduto de Alcântara obrigou esta quarta-feira ao corte do trânsito e da circulação de comboios da linha de Cascais. O estrago terá sido provocado por um camião que embateu na estrutura. A circulação ferroviária foi retomada a meio da manhã, mas o viaduto só será reaberto esta quinta-feira.

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Gelo nos polos recua para recordes mínimos

    Mundo

    A extensão de gelo polar dos oceanos Ártico e Antártico atingiu recordes mínimos a 13 de fevereiro, perdendo o equivalente a uma área maior do que o México, informou esta quarta-feira a agência espacial norte-americana NASA.

  • Túmulo de Jesus Cristo restaurado

    Mundo

    Após 10 meses de obras de restauro, o túmulo onde Jesus Cristo terá sido sepultado foi esta quarta-feira revelado numa cerimónia na igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém.