sicnot

Perfil

Cultura

Festas de Lisboa celebram 500 anos da Torre de Belém

A celebração dos 500 anos da Torre de Belém é o mote de abertura e encerramento das Festas de Lisboa deste ano, que decorrem entre 30 de maio e 04 de julho, com iniciativas por toda a cidade.

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters

O programa desta edição das Festas de Lisboa foi apresentado hoje na Galeria Avenida da Índia, onde a presidente da Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC), Joana Gomes Cardoso, destacou o espetáculo de abertura "Quinhentos", no dia 30 de maio, às 22:00, junto à Torre de Belém e ao rio Tejo.

"Estes dois locais emblemáticos da cidade [a Torre de Belém e o rio Tejo] vão funcionar como cenário natural de um grande espetáculo que terá teatro, música e projeção multimédia", afirmou a responsável da EGEAC.

Este ano, a programação das festas da cidade vai lançar o desafio aos lisboetas para recriarem os tornos de Santo António, "uma tradição antiga, mas também ela autêntica", em parceria com o Museu de Santo António, disponibilizando "pequenas estruturas que podem ser recriadas enquanto tronos".

"A lógica é, tal como aconteceu com a sardinha, apelar a uma reinvenção destes símbolos da cidade", frisou Joana Gomes Cardoso, acrescentando que "os mais criativos podem inventá-lo de outra forma, não é obrigatório terem este modelo, podem pegar numa caixa de sapatos, podem pegar em qualquer outro tipo de estrutura e inventar um trono".

Uma das novidades desta edição é o projeto Andar em Festa, que tradicionalmente era feito nos transportes públicos e que este ano vai passar para quatro escadarias da cidade: as escadarias do Panteão Nacional, do Miradouro da Rocha Conde de Óbidos, da Fonte Luminosa e do Jardim de São Pedro de Alcântara, com projetos artísticos diferentes, ligados à música e à arquitetura.

Presentes nas raízes dos lisboetas, as marchas populares descem no dia 12 de junho a Avenida da Liberdade, num desfile que reflete o trabalho dos bairros da cidade.

Ainda no programa das Festas, os tradicionais Casamentos de Santo António, a celebrar no dia 12 de junho, prometem levar milhares de pessoas à zona da Sé de Lisboa.

O Teatro nas Compras continua a fazer parte da programação das festas, tendo como tema central o comércio tradicional, que vai dinamizar as lojas centenárias da baixa lisboeta, entre 18 e 27 de junho.

As Festas de Lisboa'15 encerram com o espetáculo "Voz e Guitarra", na Torre de Belém, às 22:00, com entrada livre, nos dias 3 e 4 de julho, com a atuação de 26 artistas nacionais a interpretar um vasto reportório de música portuguesa dos últimos 30 anos, um conceito que reúne três gerações de artistas distintas.

David Fonseca, Dead Combo, Filipe Cunha Monteiro, Gisela João, Jorge Palma, Kalu, Luísa Sobral, Luís Represas, Mafalda Veiga, Márcia, Mário Delgado, Norberto Lobo, Olavo Bilac, Tim e António Jorge Gonçalves são os artistas que atuarão no dia 3 de julho, junto à Torre de Belém.

No dia 04 de julho atuam Ana Bacalhau, Ana Deus, António Zambujo, Carlos Nobre, João Pedro Pais, Luís José Martins, Luís Varatojo, Miguel Araújo, Moz Carrapa, Rita Redshoes, Samuel Úria, Sara Tavares, Sérgio Godinho, Tim, Vitorino e António Jorge Gonçalves.

Questionada sobre as expectativas em termos de público para esta edição, a presidente da EGEAC afirmou que "a tendência é para aumentar, o público tem tido tendência para participar cada vez mais e também com uma nuance interessante, que é o público turista".

Em 2014, visitaram as Festas de Lisboa cerca de 380 mil pessoas, com as transmissões televisivas contabilizam-se dois milhões de visitantes, disse, por sua vez, o diretor de programação da EGEAC, Pedro Moreira.

As Festas de Lisboa influenciam também na ocupação hoteleira da cidade, que em 2014, "no mês de junho, aumentou 12%".

Segundo Pedro Moreira, as Festas de Lisboa'15 contam com um orçamento de "cerca de um milhão de euros", associando-se o apoio de patrocinadores.

O presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, disse durante a apresentação da programação das festas que estas são "um palco de diversidade" e "uma montra da modernidade" da cidade.

Lusa
  • Obama diz que Guterres "tem uma reputação extraordinária"
    1:38

    Mundo

    António Guterres diz que vai trabalhar com Barack Obama e também com Donald Trump, na reforma das Nações Unidas. O futuro secretário-geral da ONU foi recebido por Obama, na Casa Branca, onde recebeu vários elogios do presidente norte-americano.

  • Mãe do guarda-redes da Chapecoense comove o Brasil
    1:37
  • Dezenas de mortos em bombardeamentos do Daesh em Mossul

    Daesh

    Dezenas de civis, entre os quais várias crianças, morreram e outros ficaram feridos em ataques de morteiro efetuados pelo grupo extremista Daesh em Mossul, disse à agência Efe o vice-comandante das forças antiterroristas iraquianas.

  • Morreu o palhaço que fazia rir as crianças de Alepo

    Mundo

    Anas al-Basha, mais conhecido como o Palhaço de Alepo, morreu esta terça-feira durante um bombardeamento aéreo na zona dominada pelos rebeldes. O funcionário público mascarava-se de palhaço para ajudar a trazer algum conforto e alegria às crianças sírias, que vivem no meio de uma guerra civil.

  • Tribunal chinês iliba jovem executado há 21 anos

    Mundo

    Nie Shubin foi fuzilado em 1995, na altura com 20 anos, depois de ter sido condenado por violação e assassinato de uma mulher, na cidade de Shijiazhuang. Agora, a justiça chinesa vem dizer que, afinal, o jovem era inocente, uma vez que não foram encontradas provas suficientes para o condenar.