sicnot

Perfil

Cultura

Documentário de Jorge Pelicano integra festivais na Áustria e Polónia

O documentário "Pára-me de repente o pensamento", de Jorge Pelicano, rodado no hospital psiquiátrico Conde de Ferreira, no Porto, foi selecionado para dois festivais, na Áustria e na Polónia, foi hoje anunciado.

paramederepenteopensamento.com

paramederepenteopensamento.com

O Inquietudo Film Festival, dedicado ao cinema em língua portuguesa, começa hoje em Viena e o filme de Jorge Pelicano será exibido na sexta-feira. No Krakow Film Festival, que começa no dia 31 em Cracóvia, o filme passa nos dias 02 e 04 de junho.

O documentário foi exibido no DocLisboa 2014, já teve estreia comercial (com mais de 3.000 espectadores) e recebeu vários prémios, nomeadamente nos Caminhos do Cinema Português e no festival Signes de Nuit (Alemanha).

Em "Pára-me de repente o pensamento", cujo título advém de um poema de Ângelo de Lima, o ator Miguel Borges entra no hospital psiquiátrico Conde de Ferreira e lá permanece durante três semanas para preparar uma peça de teatro sobre loucura, acabando por fazer parte do elenco de uma outra peça sobre os mais de 130 anos da instituição.

Em declarações à agência Lusa no início deste mês, Jorge Pelicano explicou que o filme procura ser "muito de diálogos e de tentar perceber que há muita lucidez no meio daquele pensamento, naquele cérebro que tem uma doença".

"Interessa-me, do ponto de vista cinematográfico, retratar lugares ou instituições desconhecidas. Os hospitais psiquiátricos fazem parte desse leque do desconhecido porque ao longo de décadas nunca foram espaços abertos à sociedade em geral e muito menos ao cinema", explicou.

Jorge Pelicano contou que este foi um filme "muito difícil de fazer, com muitas limitações". "Às vezes havia utentes que não tinham noção do que eu estava a fazer. Houve histórias que não consegui contar porque não sabia a maneira de as contar", reconheceu.

Isto porque, para além de o próprio hospital ter de cumprir a sua missão de proteger os utentes, uma das premissas do documentário "era tentar contar uma história, mas uma que conseguisse respeitar aqueles utentes que lá estão".

"É um filme duro, mas também com algum riso, porque há personagens que são engraçados e que nos ajudam a rir e que livram alguma dureza que o próprio filme tem. É um filme de amor, porque há muito amor naquele filme. O Miguel Borges sentiu muito amor, muito carinho, muito afeto", realçou o realizador.

Jorge Pelicano, realizador e repórter de imagem em televisão, é autor dos documentários "Ainda há pastores?" (2006) e "Pare, escute, olhe" (2009).

Lusa
  • Documentário sobre hospital psiquiátrico do Porto estreia nas salas de cinema

    Cultura

    Estreia quinta-feira nas salas de cinema o documentário "Pára-me de repente o pensamento".O documentário, do antigo repórter de imagem da SIC, Jorge Pelicano, mostra a realidade atrás do portão do hospital psiquiátrico Conde de Ferreira, no Porto. O filme acompanha os ensaios para uma peça de teatro sobre a loucura, encenada pelo ator Miguel Borges, com os utentes do hospital. O filme estreou no ano passado no doclisboa, ja recebeu vários prémios, como o dos Caminhos do Cinema Português e do festival de Signes de Nuit na Alemanha. Pode agora ser visto em Lisboa e Gaia e depois na Guarda, Figueira da Foz e Viseu.

  • Quem deve ser o próximo treinador do FC Porto?

    Desporto

    Nuno Espírito Santo já não é treinador do FC Porto. O técnico e o clube chegaram a acordo mútuo para a rescisão do contrato, que o ligava por mais uma temporada aos dragões. Nuno Pinto da Costa tem agora que encontrar um novo treinador para orientar dos "dragões". Os nomes em cima da mesa são vários. Diga-nos quem deve ser o novo treinador do FC Porto.

  • Os treinadores do FC Porto desde o último título 

    Desporto

    Nunca o FC Porto esteve quatro anos consecutivos sem ganhar um título durante a presidência de Nuno Pinto da Costa. A ausência de vitórias teve início na época de 2013/14, quando começou uma autêntica dança de treinadores.

  • Julgamento do caso BPN deverá terminar quarta-feira
    4:38

    Economia

    O acórdão do processo principal do BPN vai ser tornado público esta quarta-feira, depois de quase sete anos de audições. O rosto principal é o de José Oliveira Costa mas há outros 14 arguidos sentados no banco dos réus.

  • "Michel Temer nunca teve vergonha, não tem cara de pessoa de bem"
    3:04

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou no habitual espaço de comentário do Jornal da Noite  da SIC, o escândalo com o Presidente do Brasil, Michael Temer. O comentador diz que já era previsível que Temer fosse apanhado com "o pé na poça" e afirma que o Presidente brasileiro nunca teve qualquer tipo de vergonha. Miguel Sousa Tavares fez ainda referência ao facto de Dilma Rousseff ser, entre todos os políticos brasileiros, a única que não tem processos contra ela.

    Miguel Sousa Tavares

  • Divulgado vídeo dos bambardeamentos contra o Daesh no Iraque
    0:42
  • Leão-marinho arrasta criança de doca em Vancouver
    0:51

    Mundo

    O momento em que um leão-marinho arrasta uma menina para a água foi gravado e publicado na internet. Sem nada que fizesse prever, o animal puxou a criança que estava sentada numa doca em Vancouver, no Canadá. A criança foi resgatada de imediato por um familiar e apesar do susto não sofreu ferimentos. O momento de aflição foi testemunhado por vários turistas.