sicnot

Perfil

Cultura

Leilão solidário de uma guitarra de Mark Knopfler a favor da CerciOeiras

O leilão solidário de uma guitarra do antigo líder dos Dire Straits, o músico britânico Mark Knopfler, tem iníco hoje, numa iniciativa do Festival cooljazz, através do Programa Oeiras Solidária, da edilidade local.

© Javier Barbancho / Reuters

A guitarra será autografada em palco pelo músico, abrindo o seu concerto em Oeiras, no dia 28 de julho, no Parque dos Poetas, em Oeiras, nos arredores de Lisboa.

A receita do leilão vai reverter na totalidade para a instituição de solidariedade social CerciOeiras, "para a aquisição de material técnico essencial para o bem-estar dos utentes da instituição, como cadeiras de rodas e gruas de transferência, um desumidificador para o tanque de hidroterapia e até mesmo uma carrinha de nove lugares, dependendo do valor angariado", disse à Lusa fonte do festival.

O leilão é realizado "online", através da plataforma esolidar https://www.esolidar.com, e decorrerá até ao dia 30 de junho. O valor de base de licitação da guitarra é de 499 euros, e cada interessado pode aceder à plataforma e fazer o seu lance. Quem fizer o maior lance e ficar com a guitarra, receberá ainda um bilhete para o concerto de Mark Knopfler.

 Mark Knopfler, de 65 anos, natural de Glasgow, na Escócia, vai apresentar o novo álbum "Tracker", assim como alguns êxitos da sua carreira, no concerto em Oeiras. 

A 12.ª edição do Festival edpcooljazz realiza-se nos Jardins do Marquês de Pombal e no Parque dos Poetas, de 19 a 31 de julho.

Entre os nomes já confirmados estão Chick Corea & Herbie Hancock, que atuam no dia 19 julho, João Gil, que estreia o projeto "Non-Finito", garantindo a primeira parte do concerto de António Zambujo, no dia 23, e a cantora, compositora e multi-instrumentista inglesa Lianne La Havas, no dia 26 de julho, que se estreia em Portugal. 

Mark Knopfler atua no dia 28 de julho e, no dia seguinte, canta Melody Gardot, sendo a primeira parte garantida pelo músico brasileiro Pierre Aderne. No dia 30 atua Lionel Richie e, no dia seguinte, 31 de julho, a dupla Caetano Veloso e Gilberto Gil.

Desde 1994, o festival conta "mais de 120 concertos, tendo juntado mais 275.000 pessoas", segundo a organização.

Lusa
  • Autarca e duas jornalistas mortas a tiro na Finlândia 

    Mundo

    A presidente da Câmara de Imatra, na Finlândia, e duas jornalistas foram mortas a tiro na noite passada, na pequena cidade do sudeste do país. O incidente aconteceu junto a um restaurante e a polícia chegou ao local pouco depois dos disparos. Um suspeito de 23 anos já foi detido.

    Em desenvolvimento

  • Avião da Qatar Airways aterra de emergência nas Lages
    0:47

    País

    Aterrou de emergência nos Açores, esta manhã, um avião da Qatar Airways. A turbulência obrigou à manobra que causou pelo menos 10 feridos nos passageiro do avião que fazia ligação de Washington para Doha, capital do Qatar, e foi desviado para a base aérea das Lajes. Os passageiros desembarcaram, como registou no Twiiter um jornalista da Al-Jazzera que seguia a bordo. Segundo este depoimento, uma pessoa foi levada para o hospital com problemas cardíacos.

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.