sicnot

Perfil

Cultura

Sensible Soccers e Laetitia Morais estreiam em palco espetáculo "Paulo"

Os portugueses Sensible Soccers e a artista visual Laetitia Morais juntaram-se para um espetáculo "de música mais ambiental e experimental, com uma componente forte de vídeo", que se estreará esta semana em Lisboa.

Sensible Soccers ao vivo

Sensible Soccers ao vivo

©Jaime Serôdio/ Sociedade Portuguesa Autores

Foi assim que o baixista do grupo, Emanuel Coelho, descreveu este concerto à agência Lusa, dias antes da estreia, marcada para quinta-feira, no Teatro Maria Matos (em Lisboa), seguindo-se apresentações na sexta-feira, no GNRation (Braga) e, a 30 de junho, no Teatro Municipal de Vila do Conde.

"Paulo" é o resultado de uma encomenda que estas três entidades fizeram aos Sensible Soccers em parceria com Laetitia Morais, pouco mais de um ano depois de o grupo ter editado o álbum "8".

"É um espectáculo que explora um bocadinho o lado mais ambiental da nossa criação musical, que temos feito mais em estúdio e menos ao vivo. É menos canção e mais experimental. E depois a Laetitia Morais foi uma escolha natural, porque tem uma estética visual com que nos identificamos", afirmou Emanuel Botelho.

Os Sensible Soccers são um quarteto instrumental, cuja sonoridade assenta em guitarra, baixo e sintetizadores, e pode associar-se às correntes do pós-rock, do kraut rock, de algum psicadelismo, da músical ambiental, embora o baixista admita que as conotações musicais sejam difíceis de fazer.

Tal como vários temas anteriores, também este espectáculo foi baptizado com um nome próprio. "Bom, tem que se dar um nome às coisas. Temos o hábito de usar nomes próprios, mas fica um bocado no limbo. Pode ser um objeto, uma personagem. Queremos que o público tenha a sua própria interpretação", disse Emanuel Coelho.

Em palco, a banda e a artista visual estarão numa espécie de diálogo entre imagem e música, e interpretando uma ideia de narrativa, explicou o músico a partir de Fornelo, pequena localidade de Vila do Conde onde o grupo ensaia e trabalha.

Dos Sensible Soccers fazem parte Emanuel Botelho (baixo), Filipe Azevedo (guitarra), Hugo Alfredo Gomes (teclados) e Manuel Justo (teclados e voz). Com uma média de idades a rondar os trinta, os quatro músicos vivem para a banda e geograficamente estão dispersos entre Vila do Conde, São João da Madeira e Coimbra.

Depois de terem feito mais de cem concertos desde 2011 - "o que é bastante para o nosso espectro musical", diz Emanuel Coelho - os Sensible Soccers não deverão dar mais concertos até ao final ano.

Editaram o álbum "8" (2014) e o EP "Sensible Soccers" (2011). 

Lusa
  • Paulo Fonseca e Paulo Sousa fora da Liga Europa

    Liga Europa

    A segunda mão dos 16 avos-de-final da Liga Europa ficou marcada pelas eliminações de duas equipas treinadas por portugueses: a Fiorentina de Paulo Sousa e o Shakhtar Donetsk de Paulo Fonseca. Paulo Bento, no Olympiacos, e José Mourinho, no Manchester United, são os únicos técnicos lusos ainda em competição. Noutros jogos, destaque para os afastamentos do Tottenham e do Zenit. Veja aqui os resumos de todos os encontros desta noite europeia. O sorteio dos oitavos-de-final está agendado para esta sexta-feira, às 12h00, hora de Lisboa.

  • "Não preciso de ajustar contas com ninguém"
    0:49

    País

    O ex-Presidente da República insiste que José Sócrates foi desleal durante as negociações do Orçamento do Estado para 2011. Numa entrevista dada à RTP1, Cavaco Silva esclareceu ainda que não escreveu o livro de memórias para ajustar contas com o ex-primeiro-ministro.

  • Sócrates em processo judicial surpreende Cavaco
    0:18

    País

    Cavaco Silva afirmou ter ficado surpreendido com o envolvimento de José Sócrates num processo judicial. Em entrevista à RTP1 o ex-Presidente da República diz que nunca se apercebeu de qualquer "atuação legalmente menos correta" da parte de Sócrates.

  • PSD questiona funcionamento da Assembleia da República
    2:39

    Caso CGD

    O PSD e o CDS vão entregar esta sexta-feira no Parlamento o pedido para criar uma nova Comissão de Inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos. Os dois partidos reuniram-se esta quarta-feira para fechar o texto do requerimento. Durante o dia, o PSD considerou que o normal funcionamento da Assembleia da República está em causa, o que levou Ferro Rodrigues a defender-se e a garantir que está a ser imparcial.

  • Marcelo rejeita discussões menores na banca
    0:32

    Economia

    O Presidente da República avisa que não se devem introduzir querelas táticas e menores no sistema financeiro. Num encontro que reuniu publicamente Marcelo e Centeno, o Presidente diz que é preciso defender o interesse nacional.

  • Três dos planetas encontrados podem conter água e vida
    3:28
  • Túnel descoberto em cadeia brasileira tinha ligação a uma habitação
    0:44

    Mundo

    A polícia brasileira descobriu um túnel que ligava a cadeia de Porto Alegre a uma casa e serviria para libertar prisioneiros do estabelecimento. As autoridades detiveram sete homens e uma mulher no local. A construção permitiria uma fuga massiva que poderia chegar aos 200 mil fugitivos e estima-se que terá custado mais de 300 mil euros. A polícia do Rio Grande do Sul acredita, assim, ter impedido aquela que seria a maior fuga de prisioneiros de sempre no Estado brasileiro.

  • Secretário da Segurança Interna dos EUA desmente Donald Trump

    Mundo

    O Presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou esta quinta-feira que os esforços do seu Governo para expulsar alguns imigrantes ilegais dos Estados Unidos "são uma operação militar", afirmação contrariada pelo seu secretário da Segurança Nacional no México.