sicnot

Perfil

Cultura

Reedição de "Poltergeist" com tecnologia desenvolvida em Leiria

O filme "Poltergeist", que estreia em Portugal na quinta-feira, é a primeira produção de Hollywood com tecnologia áudio desenvolvida pelo docente do Instituto Politécnico de Leiria Nuno Fonseca, que permite criar milhares de sons em simultâneo. 

(Poltergeist-trailer oficial)

"É um orgulho saber que a investigação que uma pessoa faz é considerada útil pela comunidade do cinema que, por norma, é exigente, e por Hollywood, que é a 'primeira liga' do cinema mundial'", disse hoje à agência Lusa Nuno Fonseca. 

 
 

O docente de Leiria, de 39 anos, afirmou que já houve outros filmes que utilizaram tecnologia que desenvolveu, "mas na área musical", pelo que "'Poltergeist' é o primeiro filme em que é utilizado este 'software'". 

 
 

Segundo informação do Politécnico de Leiria, o filme da 20th Century Fox "é um 'remake' do famoso filme de terror dos anos 1980, filme original escrito e produzido por Steven Spielberg", e usa nas cenas mais complexas o 'software' desenvolvido por Nuno Fonseca, uma tecnologia que "permite a criação de efeitos sonoros extremamente complexos, permitindo utilizar milhares ou até milhões de sons em simultâneo". 

 
 

"Embora os sistemas de partículas sejam muito usados em efeitos visuais e em computação gráfica para recriar efeitos como fogo, fumo e chuva", o docente "conseguiu adaptar a tecnologia para a área do som", adianta a instituição. 

 
 

O politécnico acrescenta que o responsável pela equipa de pós-produção áudio de "Poltergeist" e que esteve, também, nos filmes "Oz", "The Great and Powerful", "Spider-Man 2"e "Spider-Man 3", usou o 'software' para simular o som de dezenas de fantasmas em simultâneo. 

 
 

"Ele informou-me que sentiu falta de tecnologia deste tipo, o que vem provar que este 'software' é uma mais-valia para as grandes produções cinematográficas", declarou Nuno Fonseca. 

 
 

O Politécnico explica que atualmente o processo de 'sound design' é essencialmente manual, adicionando som a som até se obter o resultado desejado, "mas esta tecnologia permite criar facilmente o som de cenas complexas, como por exemplo, uma batalha com milhares de soldados a combater". 

 
 

O docente no departamento de Engenharia Informática da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Leiria e coordenador da licenciatura em Jogos Digitais e Multimédia referiu que "há outros filmes que estão já a utilizar o mesmo 'software'", salientando que continua a trabalhar nesta tecnologia de forma a "torná-la melhor, com mais funcionalidades para, no futuro, haver um lançamento comercial". 

 
 

Nos últimos meses, Nuno Fonseca fez algumas viagens a Los Angeles e São Francisco, nos Estados Unidos, tendo dado palestras na 20th Century Fox, Paramount Pictures, Universal e Skywalker Sound (Disney). 

 
 

"Neste momento, os seis maiores estúdios de Hollywood e a Playstation Studios estão a testar o 'software', enquanto em Inglaterra os testes estão a ser feitos no Pinewood Studios e na BBC, além de outros estúdios de pós-produção, incluindo portugueses", acrescentou Nuno Fonseca.



Lusa

  • Vários mortos em avalancha em Itália

    Mundo

    Várias pessoas morreram numa avalanche que atingiu um hotel numa estação de esqui na montanha de Gran Sasso, Itália. As equipas de socorro conseguiram resgatar duas pessoas, mas admitem ainda a existência de quase 30 mortos.

    Em desenvolvimento

  • Mortágua acusa PSD de andar a brincar com a vida das pessoas
    0:47

    Opinião

    No Esquerda/Direita da SIC Notícias, António Leitão Amaro reafirmou ontem à noite que o PSD não é contra o aumento do salário mínimo mas contra a descida da TSU. Já Mariana Mortágua acusou os sociais-democratas de andar a brincar com a vida dos portugueses.

  • Temperaturas negativas congelam rio em Bragança
    1:26

    País

    As baixas temperaturas os últimos dois dias, com as mínimas a descer até aos 10 graus negativos durante a noite e madrugada, congelaram o rio que atravessa a aldeia de Gimonde, no concelho de Bragança. O repórter da SIC João Faiões esteve esta manhã no local.

  • Pelo menos 30 mortos e 75 feridos em incêndio e derrocada de edifício em Teerão

    Mundo

    Pelo menos 30 bombeiros morreram esta quinta-feira e cerca de 75 pessoas ficaram feridas em Teerão, quando um edifício de 17 andares ruiu depois de ser consumido pelas chamas, noticiaram os meios de comunicação estatais iranianos. O edifício "Plasco" situa-se no centro da capital iraniana, a norte da zona do mercado.

    Em desenvolvimento

  • Os finalistas do Carro do Ano 2017 são...
    0:53

    Economia

    São sete os escolhidos pelos jurados do Carro do Ano, iniciativa do Expresso e da SIC Notícias. À final chegaram o Citroen C3 Pure Tech, o Hyundai IONIQ Hybrid Tech, da Kia o novo modelo Optima Sportwagon 1.7 CRDi GT Line, o Peugeot 3008 Allure 1.6 BlueHdi, o Renault Mégane Sport Tourer Energy dCI, o SEAT Ateca 1.6 TDI CR Style e ainda o Volvo V90.

  • Feriado no Carnaval e fim das pontes chumbados
    2:15

    País

    Nem o Carnaval vai passar a ser feriado, nem as pontes vão acabar. O PS rejeitou esta quarta-feira no Parlamento uma proposta do PSD para que os feriados a meio da semana sejam gozados na segunda-feira seguinte. Ao mesmo tempo, os socialistas recusaram duas propostas apoiadas pelos partidos de esquerda, para que o Carnaval passasse a ser sempre feriado.

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16