sicnot

Perfil

Cultura

Reedição de "Poltergeist" com tecnologia desenvolvida em Leiria

O filme "Poltergeist", que estreia em Portugal na quinta-feira, é a primeira produção de Hollywood com tecnologia áudio desenvolvida pelo docente do Instituto Politécnico de Leiria Nuno Fonseca, que permite criar milhares de sons em simultâneo. 

(Poltergeist-trailer oficial)

"É um orgulho saber que a investigação que uma pessoa faz é considerada útil pela comunidade do cinema que, por norma, é exigente, e por Hollywood, que é a 'primeira liga' do cinema mundial'", disse hoje à agência Lusa Nuno Fonseca. 

 
 

O docente de Leiria, de 39 anos, afirmou que já houve outros filmes que utilizaram tecnologia que desenvolveu, "mas na área musical", pelo que "'Poltergeist' é o primeiro filme em que é utilizado este 'software'". 

 
 

Segundo informação do Politécnico de Leiria, o filme da 20th Century Fox "é um 'remake' do famoso filme de terror dos anos 1980, filme original escrito e produzido por Steven Spielberg", e usa nas cenas mais complexas o 'software' desenvolvido por Nuno Fonseca, uma tecnologia que "permite a criação de efeitos sonoros extremamente complexos, permitindo utilizar milhares ou até milhões de sons em simultâneo". 

 
 

"Embora os sistemas de partículas sejam muito usados em efeitos visuais e em computação gráfica para recriar efeitos como fogo, fumo e chuva", o docente "conseguiu adaptar a tecnologia para a área do som", adianta a instituição. 

 
 

O politécnico acrescenta que o responsável pela equipa de pós-produção áudio de "Poltergeist" e que esteve, também, nos filmes "Oz", "The Great and Powerful", "Spider-Man 2"e "Spider-Man 3", usou o 'software' para simular o som de dezenas de fantasmas em simultâneo. 

 
 

"Ele informou-me que sentiu falta de tecnologia deste tipo, o que vem provar que este 'software' é uma mais-valia para as grandes produções cinematográficas", declarou Nuno Fonseca. 

 
 

O Politécnico explica que atualmente o processo de 'sound design' é essencialmente manual, adicionando som a som até se obter o resultado desejado, "mas esta tecnologia permite criar facilmente o som de cenas complexas, como por exemplo, uma batalha com milhares de soldados a combater". 

 
 

O docente no departamento de Engenharia Informática da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Leiria e coordenador da licenciatura em Jogos Digitais e Multimédia referiu que "há outros filmes que estão já a utilizar o mesmo 'software'", salientando que continua a trabalhar nesta tecnologia de forma a "torná-la melhor, com mais funcionalidades para, no futuro, haver um lançamento comercial". 

 
 

Nos últimos meses, Nuno Fonseca fez algumas viagens a Los Angeles e São Francisco, nos Estados Unidos, tendo dado palestras na 20th Century Fox, Paramount Pictures, Universal e Skywalker Sound (Disney). 

 
 

"Neste momento, os seis maiores estúdios de Hollywood e a Playstation Studios estão a testar o 'software', enquanto em Inglaterra os testes estão a ser feitos no Pinewood Studios e na BBC, além de outros estúdios de pós-produção, incluindo portugueses", acrescentou Nuno Fonseca.



Lusa

  • Carro que atropelou adepto encontrado numa garagem na Amadora
    1:51

    Desporto

    O carro que atropelou o adepto da Fiorentina, junto ao Estádio da Luz, está nas mãos da Polícia Judiciária. O automóvel foi encontrado esta terça-feira por uma brigada da PSP na garagem de um casa da Amadora, que pertence a um elemento da claque dos No Name Boys.

  • Avião divergiu para as Lajes devido a discussão a bordo

    País

    Um avião da companhia aérea British Airways divergiu hoje para o aeroporto das Lajes, na ilha Terceira, nos Açores, devido a uma discussão a bordo entre um casal de passageiros e a tripulação, informou hoje a Força Aérea Portuguesa.

  • A SIC foi dar uma volta de bicicleta

    País

    Há 90 anos, cerca de 40 ciclistas partiam do Marquês de Pombal, em Lisboa, para a primeira etapa da 1.ª Volta a Portugal de Bicicleta. Hoje, um grupo de investigadores repete o percurso, até Setúbal, dando início a uma viagem que pretende incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia. Um jornalista da SIC segue no pelotão e pode acompanhar a viagem em direto no Facebook da SIC Notícias.

    SIC

  • Manifestações na Venezuela fazem 29 mortos
    1:22
  • Irmã da mulher mais pesada do mundo acusa hospital de mentir

    Mundo

    A irmã da mulher egípcia que se acreditava ser a mais pesada do mundo acusou os médicos de mentirem acerca da sua perda de peso. No entanto, o hospital que realizou a cirurgia bariátrica já respondeu às acusações, defendendo que a mulher pesa agora 172 quilos.

  • A nova mansão de Angelina Jolie

    Mundo

    A atriz Angelina Jolie terá comprado uma mansão que pertenceu ao realizador e produtor de cinema Cecil B. DeMille. A propriedade fica situada em Los Angeles, nos Estados Unidos, e terá sido vendida pelo valor de 23 milhões de euros.