Medina diz que Feira do Livro de Lisboa é "a maior e a melhor de que há registo"







28.05.2015 19h52
A 85.ª Feira do Livro de Lisboa, hoje inaugurada, é "a maior e a melhor de que há registo", disse o presidente de Câmara de Lisboa, que se referiu ao setor livreiro com "grande pujança, vitalidade e dinamismo". Fernando Medina, que falava na abertura da Feira, disse que o atual bom momento que o setor vive era impensável "há dez ou 15 anos, quando se debatia a revolução digital", que parecia anunciar o fim do livro. Na realidade, "o livro venceu o digital", disse o autarca, rematando em seguida que "a magia do livro, nada a substitui". O presidente da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL), João Alvim, realçou o esforço feito pelos empresários "num tempo de incerteza e mudança", caracterizado por "alterações no [comércio de] retalho, pelo comércio concentrado, desrespeito pela lei do preço fixo, pelos desafios colocados pelos novos media, a pirataria e a lei 'copyright'". Um quadro "desafiante", disse o responsável, ao qual os editores e livreiros responderam com "iniciativa, criatividade, ousadia, risco e reconversão". A Feira, com um número recorde de 123 participantes e 271 pavilhões, é um exemplo dessas capacidades, disse João Alvim, adiantando que estão previstas "mais de mil iniciativas" para os esperados 600.000 visitantes. O secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, realçou também a "relevância inquestionável da Feira do Livro na vida cultural de Lisboa e do país", e elogiou os esforços da APEL em cativar para o certame todas as pessoas, mesmo as que não têm hábitos frequentes de leitura, "através das várias atividades complementares". (Fotos Lusa)
Relacionados
-
Feira do Livro de Lisboa com recorde de participações e pavilhões
A abertura da Feira do Livro de Lisboa, no parque Eduardo VII, acontece no próximo dia 28 de maio. A edição deste ano conta com um recorde de participações e de pavilhões.
- 2:20
Feira do Livro de Lisboa arranca hoje
Começou hoje a 85ª edição da Feira do Livro de Lisboa. Este ano há mais 21 participantes, um aumento de cerca de 10% em relação ao ano passado, e várias novidades na programação.
Na Homepage
- 3:22
Militares da revolução denunciam corrupção nos órgãos de poder
O presidente da Associação 25 de Abril acusa a classe política de não ter interesse em travar a corrupção em Portugal. Vasco Lourenço e Otelo Saraiva de Carvalho, dois dos militares da revolução, consideram que a corrupção está entranhada nos órgãos de poder e deve ser denunciada.
25.04.2018 às 16h46
-
Prisão perpétua para inventor dinamarquês que matou jornalista sueca
O inventor dinamarquês Peter Madsen foi condenado hoje a prisão perpétua por torturar e assassinar a jornalista sueca Kim Wall no seu submarino privado em agosto de 2017, perto de Copenhaga.
25.04.2018 às 13h12
- 1:29
Lei das barrigas de aluguer volta para o Parlamento
Os juízes do Tribunal Constitucional chumbaram algumas normas basilares da lei das barrigas de aluguer. Os processos já iniciados vão avançar e está agora nas mãos do Parlamento a alteração da lei.
25.04.2018 às 14h32
-
Portugal continua no "pelotão da frente" na luta contra alterações climáticas
25.04.2018 às 18h07
-
-
- 2:46
- 1:47
Fábrica na Covilhã vai produzir para marcas de luxo
A Covilhã foi a cidade portuguesa escolhida para a instalação de uma nova fábrica de produção de peças para marcas de luxo. O Grupo FM Industries Sycrilor vai reforçar o investimento na cidade e será responsável pelo polimento de metais para as marcas Louis Vuitton e Cartier.
25.04.2018 às 15h39
- 0:38
-
Papa convida responsáveis cristãos do Médio Oriente para dialógo sobre a paz
O Papa Francisco convidou os responsáveis cristãos do Médio Oriente para um encontro a 7 de julho em Bari no sudeste de Itália, no sentido de promover a paz na região, anunciou hoje o Vaticano.
25.04.2018 às 15h53
- 1:55