sicnot

Perfil

Cultura

Novas análises aos restos mortais de Pablo Neruda inconclusivos sobre eventual envenenamento

Análises recentes aos restos mortais do poeta e prémio Nobel chileno Pablo Neruda revelaram a presença em larga escala de bactérias infeciosas mas não é possível determinar se foi envenenado pela ditadura de Augusto Pinochet, anunciou hoje a justiça.  

© Eliseo Fernandez / Reuters

Os novos testes efetuados por especialistas em Medicina Legal da Universidade de Múrcia, Espanha, revelaram "a presença de três tipos de proteínas nos restos mortais do poeta", morto alguns dias após o golpe de Estado do 11 de setembro de 1973 que derrubou o presidente socialista Salvador Allende e instaurou a ditadura militar dirigida por Pinochet. 

Os dois primeiros grupos de proteínas estariam associados ao cancro avançado da próstata de que padecia o poeta, e mencionado como causa oficial da sua morte. 

No entanto, em relação ao terceiro grupo de proteínas bacterianas, "é difícil estabelecer ou excluir a presença de um processo infecioso agudo nas últimas horas da vida do poeta", segundo um comunicado oficial das autoridades judiciais chilenas, que alegaram o caráter "confidencial" dos resultados. 

A presença destas bactérias "suporta a dúvida razoável que mantínhamos, de que houve a intervenção de um terceiro", declarou em conferência de imprensa Rodolfo Reyes, sobrinho do poeta. 

Os restos mortais de Neruda foram submetidos a numerosos exames que nas conclusões relacionaram a sua morte com o cancro de que padecia.

Neruda morreu em 23 de setembro de 1973, 12 dias após o golpe de Pinochet contra o governo de unidade popular de Allende.

Segundo o certificado de óbito da Junta militar, faleceu vítima de cancro da próstata, mas segundo o seu motorista da época, Manuel Araya, teria sucumbido a uma misteriosa injeção ministrada na véspera da sua partida para o México, onde pretendia exilar-se e dirigir a oposição contra a ditadura de Pinochet.    

Após uma longa batalha judicial, a exumação dos restos e Pablo Neruda decorreu há dois anos na Isla Negra, costa central do Chile, local da última residência do poeta e onde permanece enterrado. 

Lusa
  • PS e BE não propõem alívio da dívida à UE
    1:55

    Economia

    O PS e o Bloco de Esquerda querem mais 45 anos para pagar as dívidas à União europeia e juros mais baixos. As medidas fazem parte da proposta dos partidos para a redução da dívida pública. No relatório que será enviado ao Governo, não é pedido qualquer perdão de dívida, ao contrário do que os partidos mais à esquerda chegaram a defender.

  • Antigos ministros de Governos de Sócrates ouvidos pelo MP
    1:54

    Operação Marquês

    Quatro antigos ministros de Governos de José Sócrates foram ouvidos recentemente pelo Ministério Público (MP), no âmbito da Operação Marquês. Mário Lino, António Mendonça, Teixeira dos Santos e Luís Campos e Cunha foram ouvidos como testemunhas. Os investigadores chamaram os antigos governantes para esclarecer decisões relacionadas com a PT.

    Notícia SIC

  • Suspeito de atropelamento mortal diz que foi mero acidente 
    2:00
  • Confrontos na primeira greve geral no Brasil em 21 anos
    1:34
  • "Está na altura de pressionarmos a Coreia do Norte"
    0:45

    Mundo

    O secretário de estado norte-americano, Rex Tillerson, afirmou esta sexta-feira na ONU que a ameaça da Coreia do Norte é real e pediu que o conselho de segurança da ONU tome medidas antes que seja o regime de pyongyang a fazê-lo.

  • Menina que nasceu com três pernas já corre após a cirurgia

    Mundo

    Uma criança do Bangladesh que cresceu com três pernas vai regressar a casa, depois de uma viagem até à Austrália, onde foi operada para retirar o membro a mais. Como resultado de um gémeo que não se formou por completo, a criança de três anos nasceu com uma terceira perna na pélvis. Alguns meses após a cirurgia, feita em novembro, a menina já corre.