sicnot

Perfil

Cultura

Novas análises aos restos mortais de Pablo Neruda inconclusivos sobre eventual envenenamento

Análises recentes aos restos mortais do poeta e prémio Nobel chileno Pablo Neruda revelaram a presença em larga escala de bactérias infeciosas mas não é possível determinar se foi envenenado pela ditadura de Augusto Pinochet, anunciou hoje a justiça.  

© Eliseo Fernandez / Reuters

Os novos testes efetuados por especialistas em Medicina Legal da Universidade de Múrcia, Espanha, revelaram "a presença de três tipos de proteínas nos restos mortais do poeta", morto alguns dias após o golpe de Estado do 11 de setembro de 1973 que derrubou o presidente socialista Salvador Allende e instaurou a ditadura militar dirigida por Pinochet. 

Os dois primeiros grupos de proteínas estariam associados ao cancro avançado da próstata de que padecia o poeta, e mencionado como causa oficial da sua morte. 

No entanto, em relação ao terceiro grupo de proteínas bacterianas, "é difícil estabelecer ou excluir a presença de um processo infecioso agudo nas últimas horas da vida do poeta", segundo um comunicado oficial das autoridades judiciais chilenas, que alegaram o caráter "confidencial" dos resultados. 

A presença destas bactérias "suporta a dúvida razoável que mantínhamos, de que houve a intervenção de um terceiro", declarou em conferência de imprensa Rodolfo Reyes, sobrinho do poeta. 

Os restos mortais de Neruda foram submetidos a numerosos exames que nas conclusões relacionaram a sua morte com o cancro de que padecia.

Neruda morreu em 23 de setembro de 1973, 12 dias após o golpe de Pinochet contra o governo de unidade popular de Allende.

Segundo o certificado de óbito da Junta militar, faleceu vítima de cancro da próstata, mas segundo o seu motorista da época, Manuel Araya, teria sucumbido a uma misteriosa injeção ministrada na véspera da sua partida para o México, onde pretendia exilar-se e dirigir a oposição contra a ditadura de Pinochet.    

Após uma longa batalha judicial, a exumação dos restos e Pablo Neruda decorreu há dois anos na Isla Negra, costa central do Chile, local da última residência do poeta e onde permanece enterrado. 

Lusa
  • "Desisto com muita dificuldade, só abandono a liderança se houver rebelião"
    2:39

    País

    Eleito com menos de 40% dos votos, Fernando Negrão desvaloriza as críticas de alguns deputados que consideram que a nova liderança parlamentar do PSD não está legitimada. Em entrevista à SIC Notícias, disse esta quinta-feira que não há problema se houver deputados a sair porque podem sempre ser substituídos.

  • Os 36 golos dos 16 avos da Liga Europa

    Liga Europa

    A jornada europeia ficou marcada, no panorama das equipas portuguesas, pelo apuramento do Sporting e pela eliminação do Sporting de Braga. Os leões passam assim a ser o único clube luso em prova na Liga Europa. Nos oitavos de final, o emblema de Alvalade pode encontrar adversários como o Arsenal, o Atlético de Madrid ou o AC Milan. O sorteio realiza-se esta sexta-feira, ao meio-dia. Aqui, veja ou reveja todos os golos da segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa.

  • Arqueólogos anunciam descoberta de selo com assinatura do profeta Isaías

    Mundo

    Arqueólogos israelitas afirmam ter descoberto a marca de um selo num pedaço de argila que exibe o que consideram ser a assinatura do profeta bíblico Isaías, a quem se atribui a autoria de um livro do Antigo Testamento e de vários excertos do Novo Testamento. O achado arqueológico agora divulgado poderá ser a primeira prova da existência do profeta Isaías até agora encontrada. A descoberta aconteceu em Jerusalém, próximo do local onde foi encontrada um outro selo com a impressão da assinatura do rei Ezequias de Judá.

  • Não dá mais, Brasil!
    18:00
  • Escolas da Portela e Moscavide degradadas e com amianto
    3:00