sicnot

Perfil

Cultura

Orquestra Metropolitana de Lisboa comemora 23 anos com repertório romântico no CCB

A Orquestra Metropolitana de Lisboa sobe ao palco do Centro Cultural de Belém, no dia 14 de junho, às 16:00, para um concerto de comemoração do 23.º aniversário, divulgou hoje a instituição. 

Centro Cultural de Belém. (Lusa/Arquivo)

Centro Cultural de Belém. (Lusa/Arquivo)

© Desmond Boylan / Reuters

O maestro alemão Michael Zlim e a orquestra profissional apresentam, no Grande Auditório do CCB, três partituras do repertório romântico, dos compositores alemães Felix Mendelssohn (1809-1847) e Johannes Brahms (1833-1897). 

Na mesma noite, a Metropolitana convida ainda o jovem compositor português Edward Ayres de Abreu a estrear, neste concerto do CCB, a peça "Sinfonietta", obra orquestral em quatro andamentos, encomendada pela Metropolitana.  

Do compositor Felix Mendelssohn, a orquestra interpreta "As Hébridas, Op. 26", uma abertura de concerto também conhecida como "A Gruta de Fingal", de 1832, e "Sinfonia n.º 3 em Lá Menor, Op.56", de 1852, obras "com inspiração em paisagens escocesas", refere o comunicado do CCB. 

O Duplo Concerto para Violino, Violoncelo e Orquestra em Lá Menor, Op. 102, concluído em 1897, foi a última obra para orquestra de Johannes Brahms, que terá, nesta interpretação, os solistas Ana Pereira, no violino, e Marco Pereira, no violoncelo.

A violinista Ana Pereira faz parte, desde 2008, da Orquestra Metropolitana de Lisboa, formação em que ocupa, desde outubro desse ano, o lugar de concertino adjunto. O irmão, o violoncelista Marco Pereira, foi primeiro violoncelo da Metropolitana de 2009 a 2912, sendo atualmente violoncelista da Orquestra Gulbenkian.  







Lusa
  • Descobertos fósseis que podem provar existência de vida em Marte

    Mundo

    Fósseis com 3,77 mil milhões de anos, dos mais antigos já descobertos, foram identificados por cientistas de vários países na província do Quebec, no leste do Canadá. As descobertas coincidem no tempo com a altura em que Marte e a Terra tinham água líquida à superfície, o que levanta questões sobre a hipótese de vida extraterrestre.

  • As polémicas declarações de João Braga sobre os Óscares

    País

    A Associação SOS Racismo reagiu esta quarta-feira às palavras do fadista João Braga na sua página no Facebook, sobre a cerimónia de entrega dos Óscares, e disse esperar que a Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial atue de forma exemplar face.

  • "Apelamos ao debate e somos criticados? Então m...."
    0:52
  • Oprah admite candidatar-se à Presidência dos EUA

    Mundo

    A apresentadora norte-americana Oprah Winfrey admitiu, numa entrevista, que a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais de novembro a fez considerar a possibilidade de entrar na corrida à Casa Branca.

  • Temperaturas recorde no "último lugar da Terra"

    Mundo

    A Organização Meteorológica Mundial (OMM) anunciou esta quarta-feira que se registaram nos últimos 37 anos temperaturas altas recorde na Antártida, num local que foi descrito como "o último lugar da Terra".