sicnot

Perfil

Cultura

Orquestra Metropolitana de Lisboa comemora 23 anos com repertório romântico no CCB

A Orquestra Metropolitana de Lisboa sobe ao palco do Centro Cultural de Belém, no dia 14 de junho, às 16:00, para um concerto de comemoração do 23.º aniversário, divulgou hoje a instituição. 

© Desmond Boylan / Reuters

O maestro alemão Michael Zlim e a orquestra profissional apresentam, no Grande Auditório do CCB, três partituras do repertório romântico, dos compositores alemães Felix Mendelssohn (1809-1847) e Johannes Brahms (1833-1897). 

Na mesma noite, a Metropolitana convida ainda o jovem compositor português Edward Ayres de Abreu a estrear, neste concerto do CCB, a peça "Sinfonietta", obra orquestral em quatro andamentos, encomendada pela Metropolitana.  

Do compositor Felix Mendelssohn, a orquestra interpreta "As Hébridas, Op. 26", uma abertura de concerto também conhecida como "A Gruta de Fingal", de 1832, e "Sinfonia n.º 3 em Lá Menor, Op.56", de 1852, obras "com inspiração em paisagens escocesas", refere o comunicado do CCB. 

O Duplo Concerto para Violino, Violoncelo e Orquestra em Lá Menor, Op. 102, concluído em 1897, foi a última obra para orquestra de Johannes Brahms, que terá, nesta interpretação, os solistas Ana Pereira, no violino, e Marco Pereira, no violoncelo.

A violinista Ana Pereira faz parte, desde 2008, da Orquestra Metropolitana de Lisboa, formação em que ocupa, desde outubro desse ano, o lugar de concertino adjunto. O irmão, o violoncelista Marco Pereira, foi primeiro violoncelo da Metropolitana de 2009 a 2912, sendo atualmente violoncelista da Orquestra Gulbenkian.  







Lusa
  • Marcelo já teve alta após "queda abrupta de tensão"
    2:53
  • Jorge Jesus emocionado à partida para o Al Hilal
    1:26

    Desporto

    O treinador Jorge Jesus está de partida para a Arábia Saudita, onde vai orientar o Al Hilar. Este sábado, no Aeroporto de Lisboa, emocionou-se quando questionado sobre o que mais lhe custa deixar: "a família e os amigos". Mas também se mostrou certo de que em breve voltará a Portugal.

  • México bate Coreia do Sul e está quase apurado

    Mundial 2018 / República da Coreia

    O México derrotou este sábado a Coreia do Sul por 2-1, na 2.ª jornada do grupo F, e ficou perto de garantir a passagem aos oitavos-de-final.

  • Bélgica goleia Tunísia e fica muito perto dos oitavos

    Mundial 2018 / Bélgica

    A Bélgica derrotou este sábado a Tunísia por 5-2, na 2.ª jornada do grupo G, e ficou muito perto de garantir o apuramento para os oitavos-de-final do campeonato do mundo. Veja aqui os golos e os principais lances do encontro.

  • Moutinho continua sem treinar, Raphael Guerreiro recuperou
    1:35
  • Portugal quer atrair imigrantes
    1:28
  • A opinião de Francisco Louçã
    14:51

    Opinião

    No habitual espaço de comentário semanal na Edição da Noite, Francisco Louçã analisou o Serviço Nacional de Saúde, o imposto sobre os combustíveis, a guerra entre professores e Governo e a lei das rendas.