sicnot

Perfil

Cultura

Dinossauros de volta ao grande ecrã

Cartaz Cinema

Dinossauros de volta ao grande ecrã

O cinema americano produziu mais uma sequela de “Parque Jurássico”: chama-se “Mundo Jurássico” e tem assinatura de Colin Trevorrow. João Lopes comenta os principais lançamentos da semana, incluindo o documentário “O Olhar do Silêncio”, de Joshua Oppenheimer, sobre os assassinatos em massa cometidos na Indonésia, em meados da década de 1960.

Agora, o nome de Steven Spielberg surge apenas como produtor executivo: “Mundo Jurássico” é o quarto capítulo da saga dos modernos dinossauros. Desta vez, os gestores do parque de diversões criaram, por manipulação genética, um “descendente” dos gigantes primitivos... E acontece que o novo ser não é muito pacífico...

“Enquanto Somos Jovens” é mais uma proposta do americano Noah Baumbach (argumentista e realizador), ainda e sempre apostado em encenar as diferenças geracionais e a crença nos ideais românticos. Desta vez, o par central é interpretado por Ben Stiller e Naomi Watts.

Conhecemos Olivier Dahan como retratista de Edith Piaf (“La Vie en Rose”) e Grace Kelly (“Grace de Monaco”). Agora, com “Uma Equipa de Sonho”, ele propõe algo bem diferente: um retrato, em tom de comédia, das atribulações de uma pequena equipa de futebol.

Na área documental, estreia-se um dos grandes acontecimentos dos últimos anos: “O Olhar do Silêncio”, de Joshua Oppenheimer, recorda as perseguições anti-comunistas e os massacres perpetrados na Indonésia, em meados dos anos 60 — o filme retoma os temas (e algumas personagens) do trabalho anterior de Oppenheimer, “O Acto de Matar” (2012).

Entretanto, a curta-metragem portuguesa, “Manhã de Santo António”, de João Pedro Rodrigues, uma visão poética dos namorados de Santo António, chega também às salas — surge como complemento de “Mekong Hotel”, do tailandês Apichatpong Weerasethakul.

No domínio do DVD, a principal novidade diz respeito também ao cinema português: já estão disponíveis as edições de “Os Verdes Anos” (1963) e “Mudar de Vida” (1966), dois clássicos de Paulo Rocha que pertencem à época de afirmação do Cinema Novo — as cópias foram restauradas pela Cinemateca Portuguesa.

* Banda sonora: “A River Runs Through It” (1992), de Robert Redford

> “Haunted by Waters”, Mark Isham

  • "Os governos são diferentes mas o povo é o mesmo"
    0:45

    Economia

    O Presidente da República atribui o resultado do défice do ano passado ao espírito de sacrifício do povo português. Num jantar em Coimbra para assinalar o Dia do Estudante, Marcelo Rebelo de Sousa considerou ainda que o valor do défice de 2016 é a prova de que com governos diferentes conseguem-se os mesmos objetivos.

  • Recuo na saúde é primeira derrota de peso para Donald Trump
    1:18

    Mundo

    O Presidente norte-americano sofreu esta sexta-feira uma derrota de peso. O líder da Câmara dos Representantes retirou a proposta do plano de saúde de Trump, que se preparava para um chumbo na câmara baixa do Congresso. Para já, mantém-se o Obamacare.

  • Pai do piloto da Germanwings defende inocência do filho

    Mundo

    O pai de Andreas Lubitz declarou esta sexta-feira que o filho não é o responsável pelo embate do avião da Germanwings contra um local montanhoso, que fez 150 mortos. O Ministério Público alemão concluiu em janeiro que o incidente em 2015 foi apenas da responsabilidade do piloto.