sicnot

Perfil

Cultura

Lá Fora em Évora a partir de hoje

Sete espetáculos compõem o programa da 2.ª edição do Lá Fora - Festival de Artes Performativas, que decorre em Évora, a partir de hoje e até sábado, para mostrar música, dança e performance de criação contemporânea.

Cartaz da 2º edição do LÁ FORA

Cartaz da 2º edição do LÁ FORA

https://www.facebook.com/AgendaCulturalEvora


Promovido pela Fundação Eugénio de Almeida (FEA), o evento decorre nos espaços exteriores de dois dos edifícios da instituição, em pleno centro histórico da cidade alentejana: Páteo de São Miguel e Fórum Eugénio de Almeida.

O espetáculo que abre hoje o festival, segundo a organização, vai ter como "ingredientes" a "voz cativante" de Salvador Sobral e o "piano magistral" de Júlio Resende, que são "nomes sonantes do piano e do novo fado em Portugal".

O concerto, às 21:30, tem cariz intimista e consiste numa "viagem pelas principais influências destes dois músicos, que têm no jazz o seu ponto de partida", refere a FEA.

As propostas para o 2.º dia, sexta-feira, são o espetáculo de dança "hu(r)mano", do coreógrafo Marco da Silva Ferreira, e a atuação dos Tape Junk, "banda rock com um vocabulário apreendido a partir de referências como Pavement, Giant Sand, Stooges, Rolling Stones ou Velvet Underground".

A programação do último dia do Lá Fora, sábado, arranca com a performance "Contigo", do acrobata João Paulo Santos e do coreógrafo Rui Horta.

Trata-se de um espetáculo performance, segundo a organização, que "junta as influências de ambos e lida com as diferentes perceções que têm sobre os seus corpos e objetos".

"Num palco vazio, com alguns objetos, uma vara chinesa e um corpo, João Santos expressa a sua raiva e o domínio das técnicas entre o céu e a terra, mas também a exaustão e a sua solidão", resumiu a FEA, realçando que a performance, no fórum, tem entrada livre.

Um concerto intimista de Pedro Cardoso (Peixe), antigo guitarrista da banda Ornatos Violeta, "uma das mais importantes bandas que marcou a chamada música moderna portuguesa", e que apresenta em Évora temas mais recentes do seu trabalho discográfico, é outra das propostas do último dia do festival.

O certame encerra, na noite de sábado, com concertos dos Time for T, que integra elementos de diversas nacionalidades, e do grupo luso-brasileiro Banda do Mar, "trio sensação do momento que interpretará temas do seu álbum de estreia".

O Lá Fora - Festival de Artes Performativas conta com produção d'O Espaço do Tempo, de Montemor-o-Novo, e direção artística do coreógrafo Rui Horta. 

  • Paulo Fonseca e Paulo Sousa fora da Liga Europa

    Liga Europa

    A segunda mão dos 16 avos-de-final da Liga Europa ficou marcada pelas eliminações de duas equipas treinadas por portugueses: a Fiorentina de Paulo Sousa e o Shakhtar Donetsk de Paulo Fonseca. Paulo Bento, no Olympiacos, e José Mourinho, no Manchester United, são os únicos técnicos lusos ainda em competição. Noutros jogos, destaque para os afastamentos do Tottenham e do Zenit. Veja aqui os resumos de todos os encontros desta noite europeia. O sorteio dos oitavos-de-final está agendado para esta sexta-feira, às 12h00, hora de Lisboa.

  • "Não preciso de ajustar contas com ninguém"
    0:49

    País

    O ex-Presidente da República insiste que José Sócrates foi desleal durante as negociações do Orçamento do Estado para 2011. Numa entrevista dada à RTP1, Cavaco Silva esclareceu ainda que não escreveu o livro de memórias para ajustar contas com o ex-primeiro-ministro.

  • Sócrates em processo judicial surpreende Cavaco
    0:18

    País

    Cavaco Silva afirmou ter ficado surpreendido com o envolvimento de José Sócrates num processo judicial. Em entrevista à RTP1 o ex-Presidente da República diz que nunca se apercebeu de qualquer "atuação legalmente menos correta" da parte de Sócrates.

  • PSD questiona funcionamento da Assembleia da República
    2:39

    Caso CGD

    O PSD e o CDS vão entregar esta sexta-feira no Parlamento o pedido para criar uma nova Comissão de Inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos. Os dois partidos reuniram-se esta quarta-feira para fechar o texto do requerimento. Durante o dia, o PSD considerou que o normal funcionamento da Assembleia da República está em causa, o que levou Ferro Rodrigues a defender-se e a garantir que está a ser imparcial.

  • Marcelo rejeita discussões menores na banca
    0:32

    Economia

    O Presidente da República avisa que não se devem introduzir querelas táticas e menores no sistema financeiro. Num encontro que reuniu publicamente Marcelo e Centeno, o Presidente diz que é preciso defender o interesse nacional.

  • Três dos planetas encontrados podem conter água e vida
    3:28
  • Túnel descoberto em cadeia brasileira tinha ligação a uma habitação
    0:44

    Mundo

    A polícia brasileira descobriu um túnel que ligava a cadeia de Porto Alegre a uma casa e serviria para libertar prisioneiros do estabelecimento. As autoridades detiveram sete homens e uma mulher no local. A construção permitiria uma fuga massiva que poderia chegar aos 200 mil fugitivos e estima-se que terá custado mais de 300 mil euros. A polícia do Rio Grande do Sul acredita, assim, ter impedido aquela que seria a maior fuga de prisioneiros de sempre no Estado brasileiro.

  • Secretário da Segurança Interna dos EUA desmente Donald Trump

    Mundo

    O Presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou esta quinta-feira que os esforços do seu Governo para expulsar alguns imigrantes ilegais dos Estados Unidos "são uma operação militar", afirmação contrariada pelo seu secretário da Segurança Nacional no México.