sicnot

Perfil

Cultura

Lá Fora em Évora a partir de hoje

Sete espetáculos compõem o programa da 2.ª edição do Lá Fora - Festival de Artes Performativas, que decorre em Évora, a partir de hoje e até sábado, para mostrar música, dança e performance de criação contemporânea.

Cartaz da 2º edição do LÁ FORA

Cartaz da 2º edição do LÁ FORA

https://www.facebook.com/AgendaCulturalEvora


Promovido pela Fundação Eugénio de Almeida (FEA), o evento decorre nos espaços exteriores de dois dos edifícios da instituição, em pleno centro histórico da cidade alentejana: Páteo de São Miguel e Fórum Eugénio de Almeida.

O espetáculo que abre hoje o festival, segundo a organização, vai ter como "ingredientes" a "voz cativante" de Salvador Sobral e o "piano magistral" de Júlio Resende, que são "nomes sonantes do piano e do novo fado em Portugal".

O concerto, às 21:30, tem cariz intimista e consiste numa "viagem pelas principais influências destes dois músicos, que têm no jazz o seu ponto de partida", refere a FEA.

As propostas para o 2.º dia, sexta-feira, são o espetáculo de dança "hu(r)mano", do coreógrafo Marco da Silva Ferreira, e a atuação dos Tape Junk, "banda rock com um vocabulário apreendido a partir de referências como Pavement, Giant Sand, Stooges, Rolling Stones ou Velvet Underground".

A programação do último dia do Lá Fora, sábado, arranca com a performance "Contigo", do acrobata João Paulo Santos e do coreógrafo Rui Horta.

Trata-se de um espetáculo performance, segundo a organização, que "junta as influências de ambos e lida com as diferentes perceções que têm sobre os seus corpos e objetos".

"Num palco vazio, com alguns objetos, uma vara chinesa e um corpo, João Santos expressa a sua raiva e o domínio das técnicas entre o céu e a terra, mas também a exaustão e a sua solidão", resumiu a FEA, realçando que a performance, no fórum, tem entrada livre.

Um concerto intimista de Pedro Cardoso (Peixe), antigo guitarrista da banda Ornatos Violeta, "uma das mais importantes bandas que marcou a chamada música moderna portuguesa", e que apresenta em Évora temas mais recentes do seu trabalho discográfico, é outra das propostas do último dia do festival.

O certame encerra, na noite de sábado, com concertos dos Time for T, que integra elementos de diversas nacionalidades, e do grupo luso-brasileiro Banda do Mar, "trio sensação do momento que interpretará temas do seu álbum de estreia".

O Lá Fora - Festival de Artes Performativas conta com produção d'O Espaço do Tempo, de Montemor-o-Novo, e direção artística do coreógrafo Rui Horta. 

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • Obama diz que não fica em silêncio se os valores do país forem ameaçados
    2:26
  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..