sicnot

Perfil

Cultura

Lá Fora em Évora a partir de hoje

Sete espetáculos compõem o programa da 2.ª edição do Lá Fora - Festival de Artes Performativas, que decorre em Évora, a partir de hoje e até sábado, para mostrar música, dança e performance de criação contemporânea.

Cartaz da 2º edição do LÁ FORA

Cartaz da 2º edição do LÁ FORA

https://www.facebook.com/AgendaCulturalEvora


Promovido pela Fundação Eugénio de Almeida (FEA), o evento decorre nos espaços exteriores de dois dos edifícios da instituição, em pleno centro histórico da cidade alentejana: Páteo de São Miguel e Fórum Eugénio de Almeida.

O espetáculo que abre hoje o festival, segundo a organização, vai ter como "ingredientes" a "voz cativante" de Salvador Sobral e o "piano magistral" de Júlio Resende, que são "nomes sonantes do piano e do novo fado em Portugal".

O concerto, às 21:30, tem cariz intimista e consiste numa "viagem pelas principais influências destes dois músicos, que têm no jazz o seu ponto de partida", refere a FEA.

As propostas para o 2.º dia, sexta-feira, são o espetáculo de dança "hu(r)mano", do coreógrafo Marco da Silva Ferreira, e a atuação dos Tape Junk, "banda rock com um vocabulário apreendido a partir de referências como Pavement, Giant Sand, Stooges, Rolling Stones ou Velvet Underground".

A programação do último dia do Lá Fora, sábado, arranca com a performance "Contigo", do acrobata João Paulo Santos e do coreógrafo Rui Horta.

Trata-se de um espetáculo performance, segundo a organização, que "junta as influências de ambos e lida com as diferentes perceções que têm sobre os seus corpos e objetos".

"Num palco vazio, com alguns objetos, uma vara chinesa e um corpo, João Santos expressa a sua raiva e o domínio das técnicas entre o céu e a terra, mas também a exaustão e a sua solidão", resumiu a FEA, realçando que a performance, no fórum, tem entrada livre.

Um concerto intimista de Pedro Cardoso (Peixe), antigo guitarrista da banda Ornatos Violeta, "uma das mais importantes bandas que marcou a chamada música moderna portuguesa", e que apresenta em Évora temas mais recentes do seu trabalho discográfico, é outra das propostas do último dia do festival.

O certame encerra, na noite de sábado, com concertos dos Time for T, que integra elementos de diversas nacionalidades, e do grupo luso-brasileiro Banda do Mar, "trio sensação do momento que interpretará temas do seu álbum de estreia".

O Lá Fora - Festival de Artes Performativas conta com produção d'O Espaço do Tempo, de Montemor-o-Novo, e direção artística do coreógrafo Rui Horta. 

  • Carro que atropelou adepto encontrado na casa de um amigo do suspeito
    2:18

    Desporto

    O carro que terá atropelado o adepto italiano que morreu junto ao Estádio da Luz foi encontrado esta terça-feira, numa garagem na Amadora, na casa de um amigo do suspeito. Trata-se de um homem na casa dos 30 anos que pertence à claque No Name boys e é agora procurado pela Polícia Judiciária.

  • Os filhos do divórcio
    20:50
  • Será que lavar em lavandarias self-service compensa?
    8:21
  • A SIC foi dar uma volta de bicicleta

    País

    Há 90 anos, cerca de 40 ciclistas partiam do Marquês de Pombal, em Lisboa, para a primeira etapa da 1.ª Volta a Portugal de Bicicleta. Hoje, um grupo de investigadores repete o percurso, até Setúbal, dando início a uma viagem que pretende incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia. Um jornalista da SIC segue no pelotão e pode acompanhar a viagem em direto no Facebook da SIC Notícias.

    SIC

  • Avião divergiu para as Lajes devido a discussão a bordo

    País

    Um avião da companhia aérea British Airways divergiu hoje para o aeroporto das Lajes, na ilha Terceira, nos Açores, devido a uma discussão a bordo entre um casal de passageiros e a tripulação, informou hoje a Força Aérea Portuguesa.

  • Web Summit inaugura primeiro escritório fora da Irlanda em Lisboa
    1:58

    Web Summit

    A Web Summit inaugurou em Lisboa o primeiro escritório fora da Irlanda, que vai dar emprego a 20 pessoas, algumas portuguesas. O próximo objectivo é alargar eventos a outros pontos do país. A conferência internacional regressa a Lisboa entre 6 e 9 de novembro e, a organização espera ter 60 mil participantes.

  • Ivanka Trump vaiada por defender o pai durante debate sobre igualdade de género
    1:51

    Mundo

    Com o propósito de criar pontes com Donald Trump, a chanceler alemã Angela Merkel convidou a filha mais velha do Presidente norte-americano para participar numa cimeira. No entanto as coisas não correram muito bem e Ivanka Trump foi vaiada pela audiência por ter defendido o pai quando o assunto era a igualdade de género. 

  • Irmã da mulher mais pesada do mundo acusa hospital de mentir

    Mundo

    A irmã da mulher egípcia que se acreditava ser a mais pesada do mundo acusou os médicos de mentirem acerca da sua perda de peso. No entanto, o hospital que realizou a cirurgia bariátrica já respondeu às acusações, defendendo que a mulher pesa agora 172 quilos.