sicnot

Perfil

Cultura

"Cavalo Dinheiro", de Pedro Costa, vence prémio do júri em Madrid

O filme "Cavalo Dinheiro", do realizador português Pedro Costa, venceu o Prémio Especial do Júri do Festival de Cinema Internacional de Madrid, que encerrou no sábado com uma homenagem a Manoel de Oliveira.

O documentário "Belluscone, uma história siciliana", do cineasta italiano Franco Maresco, venceu a Secção Oficial da competição, anunciou a organização.

A homenagem ao realizador Manoel de Oliveira, que morreu a 02 de abril, aos 106 anos, foi feita com a exibição de "Visita ou memórias e confissões" e "O velho do Restelo".

O Festival de Cinema Internacional de Madrid (Filmadrid), em Espanha, realizou-se pela primeira vez em 2015 e visa, segundo a organização, "mostrar o melhor cinema independente, de autor" e propiciar "a cultura cinéfila dos madrilenos".

O filme "Cavalo Dinheiro" já tinha sido distinguido no Festival do Recife, no Brasil, com os prémios de Melhor Realizador, Melhor Argumento, Melhor Fotografia e da Crítica, e no Festival de Cinema de Locarno, na Suíça, com o Leopardo de Melhor Realizador.
  • Incêndio de Setúbal "quase dominado"
    4:04

    País

    O incêndio que deflagrou segunda-feira em Setúbal está "quase dominado", segundo informações da presidente da Câmara. Maria das Dores Meira diz que não há feridos a registar e que os habitantes já vão regressando a casa. Para ajudar no combate ao fogo foram enviados meios de Lisboa.

  • "Lancei um tema que os portugueses há muito queriam discutir"
    11:26
  • Danos Colaterais 
    18:55
    Reportagem Especial

    Reportagem Especial

    Jornal da Noite

    Nos últimos oito anos a banca perdeu 12 mil profissionais. A dimensão de despedimentos no setor é a segunda maior da economia portuguesa, só ultrapassada pela construção civil. A etapa mais complexa da história começou em 2008, com a nacionalização do BPN. Desde então, as saídas têm sido a regra. A reportagem especial desta terça-feira, "Danos Colaterais", dá voz aos despedidos da banca.