sicnot

Perfil

Cultura

Documentários do Brasil em três dias de cinema ao ar livre em Lisboa

Sete documentários do Brasil serão exibidos na próxima semana, no ciclo "Doc no Rio", que decorrerá ao ar livre na Gare Marítima de Alcântara, em Lisboa, organizado pelo festival DocLisboa.

Francisco Seco

Da sala de cinema para a rua, o ciclo apresenta, de 26 a 28 de junho, documentários brasileiros feitos ao longo da última década e grande parte deles são inéditos em Portugal. 

O ciclo abrirá com a curta-metragem "Vinil Verde" (2004), adaptação de uma fábula russa por Kleber Mendonça Filho, que recorre a uma montagem sequencial de fotografias.

Ainda no dia 26 serão estreadas a curta-metragem "Da janela do meu quarto" (2004), de Cao Guimarães, e a longa "Elena" (2012), de Petra Costa, inspirada na história da irmã, a atriz Elena Andrade, que se suicidou em 1990.

No dia seguinte, o ciclo recebe a primeira curta-metragem da realizadora Juliana Rojas, "Lençol branco" (2003), feito em parceria com Marco Dutra, e a longa-metragem "Sinfonia de Necrópole" (2014), da mesma realizadora, sobre o trabalho de um coveiro num cemitério em São Paulo.

De André Novais Oliveira, realizador que tem tido obra selecionada para festivais portugueses, será exibida a curta "Fantasma", no dia 28, seguindo-se "A cidade é uma só?" (2011), de Adirley Queirós, sobre a destruição de bairros degradados em torno de Brasília, na década de 1970.

Neste "Doc no Rio", os filmes serão exibidos a partir das 21:30. A entrada é livre e o espaço tem capacidade para 800 pessoas.

Lusa
  • Passos explica porque se irritou com Costa
    0:42

    Economia

    Depois das imagens em que surgiu visivelmente irritado com António Costa, no último debate quinzenal, Passos Coelho veio agora explicar porquê. Na discussão com o primeiro-ministro, o líder do PSD não gostou que Costa tivesse insinuado que a fuga de 10 mil milhões de euros para offshores tenha ocorrido por inação do Governo anterior.

  • Ferro Rodrigues desvaloriza críticas do CDS
    3:24

    Caso CGD

    Marcelo Rebelo de Sousa fez questão de receber em público Ferro Rodrigues antes de um almoço com o presidente da Assembleia da República. O Presidente também recebeu a representante do CDS-PP, Assunção Cristas, que foi apresentar queixa de Ferro Rodrigues e da maioria de esqueda em relação à comissão de inquérito da Caixa Geral de Depósitos. Ferro Rodrigues desvalorizou as críticas.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Regime de Pyongyang nega envolvimento na morte de Kim Jong-nam 
    1:53

    Mundo

    A polícia da Malásia diz que o irmão do líder da Coreia do Norte foi morto com uma arma química. Os investigadores encontraram vestígios de gás VX no corpo de Kim Jong-nam, um gás letal proibido pelas convenções internacionais. O Governo da Coreia do Sul pediu esta sexta-feira ao regime de Pyongyang que admita que está por detrás da morte de Kim Jong-nam mas o mesmo já veio negar o envolvimento no assassinato.