sicnot

Perfil

Cultura

Cavaco felicita Hélia Correia pela atribuição do Prémio Camões

O Presidente da República felicitou hoje Hélia Correia pela atribuição do Prémio Camões 2015, sublinhando a sensibilidade à história e ao mundo contemporâneo da escritora. 

(LUSA/ Arquivo)

"Pela sua sensibilidade à história e ao mundo contemporâneo, pelo virtuosismo da sua escrita, tanto a ficção, como a poesia e o teatro de Hélia Correia são prova inequívoca da fecundidade do português como língua de cultura, que se renova a cada geração e se reinventa em cada um dos grandes autores que nela se exprimem", lê-se numa mensagem do chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva, divulgada no 'site' da Presidência da República. 

 

Congratulando-se pela decisão do júri e fazendo votos para que o seu trabalho "continue a prestigiar, como até aqui, a cultura portuguesa e a contribuir para o enriquecimento do património literário" da língua, Cavaco Silva considera ainda que "o reconhecimento de Hélia Correia no universo da literatura lusófona, através do Prémio Camões, é motivo de satisfação e orgulho para os portugueses".  

 

O Prémio Camões foi instituído por Portugal e pelo Brasil em 1989 como forma de reconhecer autores "cuja obra contribua para a projeção e reconhecimento da literatura de língua portuguesa em todo o mundo", sustenta a organização. 

 

O primeiro distinguido, em 1989, foi o escritor português Miguel Torga. Em 2014, o Prémio Camões foi atribuído ao historiador e ensaísta brasileiro Alberto da Costa e Silva. 

 

O anterior autor português a receber o Prémio Camões foi Manuel António Pina, em 2011.


Lusa

  • Saco azul do BES pagou a 106 pessoas e 96 avenças ocultas
    2:21

    Economia

    Pelo menos 106 pessoas receberam dinheiro da Espirito Santo Enterprises, a companhia offshore criada nas Ilhas Virgens Britânicas e que terá funcionado como um gigantesco saco azul do Grupo Espirito Santo. O jornal Expresso revelou os primeiros vinte nomes da lista, entre os quais estão Zeinal Bava, antigo CEO da PT, e Manuel Pinho, ex-ministro da economia do Governo de José Sócrates.

  • Novo Banco vai reestruturar dívida de Luís Filipe Vieira
    1:22

    Desporto

    O Novo Banco vai reestruturar parte da dívida da empresa de Luís Filipe Vieira, que ronda os 400 milhões de euros. Parte dos ativos da empresa foram transferidos para um fundo para serem rentabilizados no prazo de cinco anos. Esse fundo está a ser gerido pelo vice-presidente do Benfica.

  • Mais de 60% dos jovens não usam preservativo e 1/4 acredita que SIDA transmite-se pelos talheres
    1:42
  • Há mais um suspeito do massacre de Las Vegas 
    0:27

    Mundo

    Em outubro passado, Stephen Paddock abriu fogo sobre os espetadores de um concerto de música country, em Las Vegas, matando 58 pessoas e ferindo quase 500, no mais sangrento tiroteio da história norte-americana recente. A novidade é que a polícia federal dos EUA abriu uma investigação sobre um segundo suspeito no tiroteio. A Polícia Metropolitana disse que não há ainda um motivo para o tiroteio mas aponta como uma das possíveis razões o facto de Stephen Paddock ter perdido uma grande quantia de dinheiro. Os investigadores descobriram ainda que o atirador possuía pornografia infantil no seu computador.