sicnot

Perfil

Cultura

Companhia Nacional de Bailado estreia nova produção de "O Pássaro de Fogo"

A Companhia Nacional de Bailado (CNB) estreia hoje, às 21:00, no Teatro Camões, em Lisboa, uma nova produção de "O Pássaro de Fogo", com coreografia de Fernando Duarte, dramaturgia e encenação de Carlos Pimenta, e cenografia 'videomapping'.

cnb.pt

cnb.pt

De acordo com a companhia nacional, a peça coreográfica, que ficará em palco até 28 de junho, tem figurinos assinados por José António Tenente, cenografia e 'videomapping' de Nuno Maya, numa cenografia imersiva, a 270 graus em volta do público. 

A interpretação musical da obra escrita por Igor Stravinsky estará a cargo da Orquestra Sinfónica Portuguesa, sob a direção da maestrina Joana Carneiro.

De acordo com a CNB, para criar esta nova produção de um clássico da história da dança do século XX, foi convidada uma equipa de criativos de diversas áreas, "para uma intensa colaboração artística a partir das suas diferentes experiências, resultando, com exceção da música, numa total nova produção".

A coreografia, inspirada neste clássico da história da dança do século XX, é do mestre de bailado da CNB, Fernando Duarte, que, depois de "O Lago dos Cisnes" e "Quebra Nozes, Quebra Nozes", concebe pela primeira vez uma peça a partir de uma partitura de Stravinski.

"O Pássaro de Fogo" (1910) é inspirado num conto popular russo reescrito por Michel Fokine e composto musicalmente por Stravinski, recorrendo a um imaginário fantástico, com cenários de fantasia, com pessoas e criaturas mágicas, numa luta entre o bem e o mal.

Estreado a 26 de junho de 1910, no Teatro Nacional da Ópera de Paris, pelos Ballets Russes de Serge Diaghilev, a peça teve coreografia de Michel Fokine a partir de um libreto construído em conjunto com Igor Stravinsky. 

Lusa
  • PSD e CDS admitem chamar António Costa à nova Comissão de Inquérito à CGD
    2:37

    Caso CGD

    PSD e CDS admitem chamar o primeiro-ministro à nova Comissão de Inquérito à CGD. Apesar de ser uma hipótese, a SIC sabe que os dois partidos ainda estão a definir o objeto do inquérito e, por isso, afirmam que é prematuro falar sobre eventuais audições. Seja como for, António Costa voltou esta segunda-feira a dizer que o assunto está encerrado.

  • Venda do Novo Banco terá que ser negociada em Bruxelas
    0:43

    Economia

    A venda do Novo Banco vai ter que ser negociada com Bruxelas, uma vez que o Lone Star planeia agora ficar com 65% da instituição, obrigando o Estado a manter uma posição no banco. O ministro das Finanças lembra que esta também era uma possibilidade mas salienta que o assunto está nas mãos do Banco de Portugal.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • O atentado na Suécia inventado por Donald Trump
    2:12
  • Primeiro-ministro sueco "surpreendido" com as declarações de Trump
    0:53

    Mundo

    O primeiro-ministro sueco ficou surpreendido com as declarações de Donald Trump, que, no fim de semana, se referiu a um suposto ataque terrorista no país escandinavo, relacionado com a imigração. Stefan Löfven fala na responsabilidade de usar os factos correctamente e diz que é preciso verificar a informação que é divulgada.

  • Angelina emociona-se ao falar da separação de Brad Pitt
    1:25
  • Modelo obrigada a prometer que não volta a arriscar a vida numa sessão fotográfica
    1:46