sicnot

Perfil

Cultura

Companhia Nacional de Bailado estreia nova produção de "O Pássaro de Fogo"

A Companhia Nacional de Bailado (CNB) estreia hoje, às 21:00, no Teatro Camões, em Lisboa, uma nova produção de "O Pássaro de Fogo", com coreografia de Fernando Duarte, dramaturgia e encenação de Carlos Pimenta, e cenografia 'videomapping'.

cnb.pt

cnb.pt

De acordo com a companhia nacional, a peça coreográfica, que ficará em palco até 28 de junho, tem figurinos assinados por José António Tenente, cenografia e 'videomapping' de Nuno Maya, numa cenografia imersiva, a 270 graus em volta do público. 

A interpretação musical da obra escrita por Igor Stravinsky estará a cargo da Orquestra Sinfónica Portuguesa, sob a direção da maestrina Joana Carneiro.

De acordo com a CNB, para criar esta nova produção de um clássico da história da dança do século XX, foi convidada uma equipa de criativos de diversas áreas, "para uma intensa colaboração artística a partir das suas diferentes experiências, resultando, com exceção da música, numa total nova produção".

A coreografia, inspirada neste clássico da história da dança do século XX, é do mestre de bailado da CNB, Fernando Duarte, que, depois de "O Lago dos Cisnes" e "Quebra Nozes, Quebra Nozes", concebe pela primeira vez uma peça a partir de uma partitura de Stravinski.

"O Pássaro de Fogo" (1910) é inspirado num conto popular russo reescrito por Michel Fokine e composto musicalmente por Stravinski, recorrendo a um imaginário fantástico, com cenários de fantasia, com pessoas e criaturas mágicas, numa luta entre o bem e o mal.

Estreado a 26 de junho de 1910, no Teatro Nacional da Ópera de Paris, pelos Ballets Russes de Serge Diaghilev, a peça teve coreografia de Michel Fokine a partir de um libreto construído em conjunto com Igor Stravinsky. 

Lusa
  • O tempo para hoje
    0:57

    País

    O Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje chuva fraca a norte do sistema Montejunto-Estrela com subidada temperatura mínima. Céu muito nublado ou encoberto, apresentando-se em geral pouco nublado no Baixo Alentejo e no Algarve até meio da manhã. Períodos de chuva fraca ou chuvisco nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, mais frequentes no Minho e Douro Litoral e a partir da tarde.

  • Jovens adoptados e filha do líder da IURD com versões diferentes dos acontecimentos
    4:06

    País

    Os jovens adoptados e a filha do bispo Edir Macedo, que alegadamente os adoptou, têm versões diferentes sobre o que aconteceu. Vera e Luís Katz garantem que foram adoptados por uma família norte-americana, com que viveram até aos 20 anos. Viviane Freitas, filha do líder da Igreja Universal do Reino de Deus, conta que foi mãe das crianças durante três anos, apesar de lhe ter sido negada a adopção.

  • Cabecilha da seita Verdade Celestial é "mentiroso, egocêntrico e psicótico"
    2:22

    País

    O cabecilha da seita "Verdade Celestial" foi condenado a 23 anos de pena de prisão por abusos sexuais de crianças e adolescentes. O juiz diz que o cabecilha do grupo era mentiroso patológico, egocêntrico, impulsivo e com personalidade psicótica. Dos oito acusados, duas mulheres foram absolvidas e seis arguidos foram condenados a penas efetivas. A rede de abusadores foi desmantelada há dois anos, numa quinta de Palmela.

  • Mau tempo obriga ao cancelamento de centenas de voos na Europa
    1:21
  • Antigos quadros da Facebook declaram-se preocupados com efeitos da rede social

    Mundo

    Alguns dos antigos quadros da empresa Facebook estão a começar a exprimir sérias dúvidas sobre a rede social que ajudaram a criar, foi noticiado. A Facebook explora "uma vulnerabilidade na psicologia humana" para criar dependência entre os seus utilizadores, afirmou o primeiro presidente da empresa, Sean Parker, num fórum público.