sicnot

Perfil

Cultura

Espetáculos de teatro recriam memórias das lojas centenárias da baixa de Lisboa

Com características tradicionais e vestígios próprios de mais de um século de existência, 11 lojas da baixa pombalina de Lisboa começaram hoje a ser palco do "Teatro das Compras", apresentando histórias criadas a partir das memórias de cada espaço.

Armando Franca

Inserido no programa das Festas de Lisboa, o projeto "Teatro das Compras" vai dinamizar as lojas da baixa lisboeta até ao dia 27 de junho, com espetáculos entre 20 e 25 minutos, em que qualquer pessoa pode assistir e envolver-se de forma gratuita.

"Sentimos a preocupação de chamar a atenção para o comércio tradicional e, nomeadamente, para o património que estas lojas, algumas delas centenárias, representam para a cidade", afirmou à agência Lusa a presidente da Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC), Joana Gomes Cardoso.

A iniciativa vai apresentar 11 histórias dos autores Joana Bértholo, Afonso Cruz e João Tordo, que foram desafiados a "entrar dentro da loja, entrar na memória da própria loja e, a partir dos produtos que vendem, imaginar histórias", informou o responsável pela direção artística do projeto, Giacomo Scalisi.

Barbearia Africana, Casa Macário, Conserveira de Lisboa, Discoteca Amália, Manteigaria Silva, Polycarpo, Sealuz, Soares & Rebelo, Tavares -- Panos, Tricots Brancal e Restaurante Cervejaria Solmar são as 11 lojas da baixa lisboeta que servirão de palco ao projeto.

Entre os novelos de lã de todas as cores na Tricots Brancal ou o cheiro dos grãos de café na Casa Macário, os clientes destas lojas vão ser o público das 220 representações previstas, com 14 atores a recriarem as memórias destes espaços emblemáticos da cidade de Lisboa.

Atores, bailarinos e músicos dão corpo e voz a esses textos, transformando as lojas tradicionais em pequenos palcos onde se misturam funcionários reais e intérpretes e histórias reais e fictícias, contadas aos clientes habituais e aos espetadores do "Teatro das Compras".

A assistir ao espetáculo na loja Tricots Brancal, Marta Bernardes, de 31 anos, natural do Porto e a residir em Lisboa há dois anos, considerou o projeto "muito interessante" por "trazer o teatro a um lugar onde não é o público de teatro, onde as pessoas são surpreendidas pela aparição dos textos e dos corpos dos atores, num lugar inesperado".

"Há um transfundo político para além da questão poética e da diversão que sempre implica este trabalhar da memória e das possibilidades destas pequenas lojas, que ainda resistem em Lisboa", disse à Lusa a espetadora, lamentando que esta "história viva da cidade" -- os estabelecimentos tradicionais - comece a ser "vendida, desocupada, desmantelada" e que este património imaterial da humanidade fique "sem arquivo, sem lugar, sem espaço".

Nesta que é a sétima edição do "Teatro das Compras", a responsável da EGEAC explicou que o projeto "tem vindo a crescer, quer em termos das lojas que se associam - este ano foram 10 lojas e um restaurante -, quer em termos de público".

Este ano, a novidade é que haverá um jantar espetáculo interpretado pelas personagens das várias peças, no Restaurante Cervejaria Solmar, dia 27 de junho, às 20:00.

Durante as duas semanas de teatro nas lojas da baixa, as 220 sessões disponíveis repartem-se em horários diferentes às quintas, sextas-feiras e aos sábados durante o dia.

"A EGEAC dispensa cerca de 25 mil euros em custos de produção para este espetáculo", informou Joana Gomes Cardoso.

Lusa
  • Os melhores do mundo pela FIFA da última década

    Desporto

    O português Cristiano Ronaldo e o argentino Lionel Messi têm repartido de forma igual os prémios de melhor jogador do mundo pela FIFA, na última década. Apesar destes dois nomes serem os mais falados, muitos outros jogadores foram nomeados para o prémio. Conheça a lista dos nomeados e dos vencedores desde 2007.

  • "Avançámos em primeiro lugar com incentivos às empresas"
    18:07

    Economia

    O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, esteve na Edição da Noite da SIC Notícias para falar do que pode ser feito depois da tragédia dos incêndios que assolou o país na última semana. O governante diz que já avançou com incentivos às empresas afetadas e que neste momento o mais importante é preservar a segurança das pessoas.

    Entrevista SIC Notícias

  • Santana Lopes lamenta que Rui Rio tenha recusado debates com as bases do PSD
    0:40

    País

    Pedro Santana Lopes lamenta que Rui Rio tenha recusado a realização de debates com as bases do partido. Fernando Negrão, responsável pela candidatura de Santana Lopes à presidência do PSD, já tinha advertido em comunicado que a posição de Rui Rio poderia também inviabilizar quaisquer outros frente a frente, incluindo os organizados pela comunicação social. Santana Lopes está na Guarda, no primeiro jantar com apoiantes desde que anunciou a candidatura.

  • Tudo o que precisa saber sobre a moção de censura

    País

    O Governo minoritário do PS enfrenta na terça-feira a sua primeira moção de censura, a 29.ª em 43 anos de democracia, mas PCP, BE e PEV já anunciaram que vai "chumbar" a iniciativa do CDS-PP. Esta é a sétima moção de censura apresentada pelo CDS-PP e a 29.ª a ser discutida na Assembleia da República. Os três partidos de esquerda que têm apoiado o executivo, PCP, BE e PEV, já anunciaram que votam contra. Com os votos do PS, a moção é chumbada.

  • Gémeas correm risco de vida se não saírem de Gaza

    Mundo

    Duas irmãs gémeas siamesas correm risco de vida enquanto permanecerem em Gaza. Quem diz é o médico Alam Abu Hamba, do Hospital de Shifra, que garante que "situação complicada" das meninas não pode ser tratada por médicos no território costeiro, atulamente bloqueado pelo Egito e por Israel. Abu Hamba espera que o casal de gémeas possa ser transferido para fora da separação.

  • Encontrado corpo de menina posta de castigo na rua pelo pai

    Mundo

    Sherin Mathews estava desaparecida desde o dia 7 de outubro. Este domingo a polícia do estado norte-americano do Texas encontrou o corpo de uma criança que acreditam ser a menina de três anos, desaparecida depois de o pai a colocar de castigo na rua, durante a madrugada.

    SIC