sicnot

Perfil

Cultura

Postal com desenho de Picasso vendido por 166 mil euros

Um postal com um desenho de Pablo Picasso foi vendido hoje por 166 mil euros, num leilão na Alemanha, anunciou a leiloeira responsável pela venda.

© Paulo Whitaker / Reuters

O montante pelo qual foi vendido é "um recorde mundial por um postal", assegurou a casa de leilões Gärtner, com sede perto de Estugarda (sul da Alemanha), num comunicado hoje divulgado e citado pela Agência France Presse.

O comprador, um "colecionador do outro lado do Atlântico", realizou a compra por telefone. A licitação, muito disputada, tinha como base cem mil euros.

Com as comissões, o comprador vai acabar por pagar mais de 200 mil euros pelo postal.

O postal, com uma vista aérea de Pau (no sul de França), foi enviado a 05 de setembro de 1918 por Picasso ao seu amigo e poeta Guillaume Apollinaire. Em vez de escrever no verso do postal, Picasso fez um desenho "que pode ser incluído na sua fase cubista 'A Natureza Morta'", refere a Gärtner.

O postal acabou por nunca chegar ao seu destinatário, já que Picasso escreveu o nome do amigo em espanhol -- Don Guillermo Apollinaire --, o que fez com que fosse devolvido ao remetente.

A Gärtnet diz ter recebido o postal das mãos de um cidadão francês, "uma personalidade do mundo empresarial".







Lusa
  • As primeiras decisões do Presidente Trump
    1:39
  • "Há sobretudo um fosso entre o discurso que Trump faz e os de Obama"
    6:13

    Opinião

    Cândida Pinto e Ricardo Costa analisaram a tomada de posse de Donald Trump. O diretor de informação da SIC disse que o discurso de Trump "mexe com a sua base de apoio" e defende que "a grande questão não vai ser a relação com a Rússia, mas sim com a China". Já a Editora de internacional disse que o discurso foi "voltado para dentro, nacionalista, partidarista, com ataque à elite de Washington".

    Ricardo Costa e Cândida Pinto

  • Celebridades protestam contra Trump
    3:00

    Mundo

    Tem sido assim desde a campanha e continua. Grande parte da comunidade de artistas não está nada contente com o Presidente eleito. Vários artistas aproveitaram o dia da tomada de posse para se reunirem em Nova Iorque e protestarem contra Donald Trump.

  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.

  • Encontrados dez sobreviventes no hotel engolido por avalanche em Itália
    1:44
  • Cantora brasileira conhecida pela "Lambada" terá sido assassinada
    1:25

    Mundo

    Terá sido assassinada a cantora brasileira conhecida em Portugal pela "lambada", um ritmo que marcou o fim dos anos 90. Foi encontrada carbonizada dentro do próprio carro depois de assaltada em casa. Três suspeitos suspeitos do homicídio da cantora Loalwa Braz foram já detidos.