sicnot

Perfil

Cultura

Postal com desenho de Picasso vendido por 166 mil euros

Um postal com um desenho de Pablo Picasso foi vendido hoje por 166 mil euros, num leilão na Alemanha, anunciou a leiloeira responsável pela venda.

© Paulo Whitaker / Reuters

O montante pelo qual foi vendido é "um recorde mundial por um postal", assegurou a casa de leilões Gärtner, com sede perto de Estugarda (sul da Alemanha), num comunicado hoje divulgado e citado pela Agência France Presse.

O comprador, um "colecionador do outro lado do Atlântico", realizou a compra por telefone. A licitação, muito disputada, tinha como base cem mil euros.

Com as comissões, o comprador vai acabar por pagar mais de 200 mil euros pelo postal.

O postal, com uma vista aérea de Pau (no sul de França), foi enviado a 05 de setembro de 1918 por Picasso ao seu amigo e poeta Guillaume Apollinaire. Em vez de escrever no verso do postal, Picasso fez um desenho "que pode ser incluído na sua fase cubista 'A Natureza Morta'", refere a Gärtner.

O postal acabou por nunca chegar ao seu destinatário, já que Picasso escreveu o nome do amigo em espanhol -- Don Guillermo Apollinaire --, o que fez com que fosse devolvido ao remetente.

A Gärtnet diz ter recebido o postal das mãos de um cidadão francês, "uma personalidade do mundo empresarial".







Lusa
  • Mário Centeno lidera hoje a primeira reunião do Eurogrupo
    1:56
  • Eleição de Rio "embaraça" PCP e BE
    0:34

    Opinião

    Luís Marques Mendes considera que a eleição de Rui Rio veio criar embaraço ao PCP e Bloco de Esquerda. O comentador da SIC considera que a promessa de que venha a haver pactos de regime entre PS e PSD é motivo de preocupação para os parceiros do Governo.

  • Quem são os arguidos da operação Fizz
    2:29

    País

    É já considerado o julgamento do ano da justiça portuguesa e o caso que está a abalar as relações entre Portugal e Angola. O processo da operação Fizz tem quatro arguidos, mas um deles, já é certo, não irá sentar-se esta segunda-feira no banco dos réus.

  • Que shutdown é este que paralisou os EUA?
    2:27
  • Casal que mantinha filhos acorrentados queria participar num reality show
    3:15
  • Quase 100 atletas testemunharam contra médico Larry Nassar
    1:38

    Desporto

    Quase 100 atletas e antigas ginastas da seleção dos Estados Unidos da América confrontaram esta semana, em tribunal, o médico Larry Nassar, acusado de assédio sexual. Em dezembro, o clínico foi condenado a 60 anos de prisão por um tribunal do Michigan, por posse de pornografia infantil.