sicnot

Perfil

Cultura

Morreu a atriz Laura Antonelli, "sex symbol" do cinema italiano

1941-2015

A atriz Laura Antonelli, um dos "sex symbols" do cinema italiano da década de 1970, foi hoje encontrada morta, aos 73 anos, em casa, no município romano de Ladispoli, noticiaram media italianos. 

O corpo da atriz foi encontrado ao início da manhã pela assistente, que chamou os serviços de emergência médica. 

Nascida a 28 de novembro de 1941 em Pola (sul), Laura Antonelli foi professora de educação física até ser descoberta, em 1969, por um produtor de fotonovelas que a lançou no mundo do cinema. 

A fama aconteceu em 1973 com a longa-metragem "Malizia" ("Malícia") realizada por Salvatore Samperi, onde surgia como uma mulher provocadora e muito sensual, uma imagem que transformou Laura Antonelli num símbolo sexual para os italianos da época. 

Seguiram-se em 1973 "Sessomatto" ("Sexo Louco") de Dino Risi, em 1976 "El Inocente" ("O Intruso") de Luchino Visconti ou em 1981 "Passione d'amore" ("Fosca, Paixão de Amor") de Ettore Scola. 

Uma depressão manteve Laura Antonelli afastada do grande ecrã e em 27 de abril de 1991 foi detida depois de a polícia ter encontrado 36 gramas de cocaína na casa da atriz. 

No mesmo ano, foi condenada a três anos e meio de prisão por posse de estupefacientes, tendo sido absolvida em março de 2000, após nove anos de recursos judiciais. 


Lusa
  • Michelle Obama partilhou momento de despedida da Casa Branca
    1:43
  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.

  • Trabalhadores da saúde iniciam greve nacional

    País

    Trabalhadores da saúde estão esta sexta-feira a cumprir uma greve a nível nacional para reivindicar a admissão de novos profissionais, exigir a criação de carreiras e a aplicação das 35 horas semanais a todos os funcionários do setor.

  • Portugal a tremer de frio
    3:07

    País

    Portugal continua a registar temperaturas negativas, sobretudo no Norte do país. Em Trás-os-Montes, por exemplo, marcaram mínimas de 11 graus abaixo de zero e os termómetros desceram tanto que congelaram rios, canalizações de água e até aquecimentos de escolas. Mas nem tudo é mau pois os produtores falam em boa época para curar fumeiro.

  • Juiz brasileiro morto em acidente aéreo investigava corrupção na Petrobras
    1:28
  • Zoo da Indonésia acusado de querer matar ursos à fome

    Mundo

    Um grupo de ativistas da Indonésia acusa o Jardim Zoológico de Bandung de estar a matar à fome os seus animais, incluindo os ursos-do-sol, para ser fechado. Um vídeo recentemente publicado mostra os ursos, que aparecem muito magros e a implorar por comida.

  • Podem as plantas ver, ouvir e até reagir?

    Mundo

    Um professor de Ciências Vegetais da Universidade de Missouri, nos Estados Unidos, passou quatro décadas a investigar as relações entre vegetais e insetos. Na visão de Jack Schultz, as plantas são "como animais muito lentos", que conseguem ver, ouvir, cheirar e até têm comportamentos próprios.