sicnot

Perfil

Cultura

Temporada 2015/2016 do Teatro Nacional de São Carlos está assegurada

O secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, afirmou hoje que a temporada 2015/2016 do Teatro Nacional de São Carlos, em Lisboa, está assegurada, mas não confirma a escolha do inglês Patrick Dickie para consultor artístico.

MANUEL DE ALMEIDA

Numa audição parlamentar, Jorge Barreto Xavier foi confrontado pela deputada Gabriela Canavilhas, do PS, de que a tutela estaria a negociar com o programador Patrick Dickie para consultor artístico daquele teatro nacional, sucedendo a Paolo Pinamonti.

Em resposta, o secretário de Estado da Cultura afirmou que o São Carlos "está a preparar a sua programação para 2015/2016", a apresentar em julho, e que nessa altura se saberá quem a desenhou, referindo que "foram faladas pessoas para a consultoria artística" e que Patrick Dickie é "uma referência relevante".

Barreto Xavier justificou-se com "restrições ao nível do financiamento" para a opção de se escolher um consultor artístico e não um diretor para o teatro nacional. E disse ainda que a escolha de um diretor artístico deverá caber ao próximo governo.

Num documento distribuído aos jornalistas, Gabriela Canavilhas afirmou que Patrick Dickie virá para Portugal como "programador", "figura que não existe no organograma do OPART [Organismo de Produção Artística, que tutela o São Carlos".

Segundo a deputada, a escolha de um programador em vez de um diretor artístico é uma "forma de fugir ao 'crivo' das Finanças".

O último consultor artístico do São Carlos foi o italiano Paolo Pinamonti, que pediu rescisão do contrato em dezembro passado. Hoje, Barreto Xavier disse que "houve problemas que levaram à denúncia do contrato" com Pinamonti. 

Antes de ser consultor, Paolo Pinamonti foi diretor artístico do Teatro Nacional de São Carlos de 2001 a 2007. 

De 2007 a 2013 o cargo de diretor artístico de Teatro Nacional de São Carlos foi ocupado por Christophe Dammann e Martin André.

O Teatro Nacional de São Carlos é uma das estruturas culturais sob a alçada do OPART - Organismo de Produção Artística.

Lusa
  • Santana diz que Marcelo por vezes faz de conta que é primeiro-ministro
    1:12

    País

    Santana Lopes diz que a expectativa que Passos Coelho criou sobre o mau desempenho do Governo se está a virar-se contra ele. Numa entrevista ao jornal Expresso deste sábado, o ex-primeiro-ministro e ex-presidente da Câmara Municipal de Lisboa considera contudo que Passos Coelho ainda poderá ganhar as próximas eleições. Sobre Marcelo, o atual provedor da Santa Casa da Misericórdia diz que por vezes faz de conta que é o primeiro-ministro.

  • Coala do Zoo de Duisburg viaja para Lisboa 

    País

    A SIC acompanhou, em exclusivo, a transferência de uma coala do Zoo de Duisburg, na Alemanha, para o Jardim Zoológico de Lisboa. O animal foi transportado pela TAP e batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Uma reportagem para ver mais logo no Jornal da Noite da SIC.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Caravana com cinzas de Fidel chega este sábado a Santiago de Cuba
    2:01
  • Obama diz que Guterres "tem uma reputação extraordinária"
    1:38

    Mundo

    António Guterres diz que vai trabalhar com Barack Obama e também com Donald Trump, na reforma das Nações Unidas. O futuro secretário-geral da ONU foi recebido por Obama, na Casa Branca, onde recebeu vários elogios do presidente norte-americano.

  • Morreu o palhaço que fazia rir as crianças de Alepo

    Mundo

    Anas al-Basha, mais conhecido como o Palhaço de Alepo, morreu esta terça-feira durante um bombardeamento aéreo na zona dominada pelos rebeldes. O funcionário público mascarava-se de palhaço para ajudar a trazer algum conforto e alegria às crianças sírias, que vivem no meio de uma guerra civil.