sicnot

Perfil

Cultura

Temporada 2015/2016 do Teatro Nacional de São Carlos está assegurada

O secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, afirmou hoje que a temporada 2015/2016 do Teatro Nacional de São Carlos, em Lisboa, está assegurada, mas não confirma a escolha do inglês Patrick Dickie para consultor artístico.

MANUEL DE ALMEIDA

Numa audição parlamentar, Jorge Barreto Xavier foi confrontado pela deputada Gabriela Canavilhas, do PS, de que a tutela estaria a negociar com o programador Patrick Dickie para consultor artístico daquele teatro nacional, sucedendo a Paolo Pinamonti.

Em resposta, o secretário de Estado da Cultura afirmou que o São Carlos "está a preparar a sua programação para 2015/2016", a apresentar em julho, e que nessa altura se saberá quem a desenhou, referindo que "foram faladas pessoas para a consultoria artística" e que Patrick Dickie é "uma referência relevante".

Barreto Xavier justificou-se com "restrições ao nível do financiamento" para a opção de se escolher um consultor artístico e não um diretor para o teatro nacional. E disse ainda que a escolha de um diretor artístico deverá caber ao próximo governo.

Num documento distribuído aos jornalistas, Gabriela Canavilhas afirmou que Patrick Dickie virá para Portugal como "programador", "figura que não existe no organograma do OPART [Organismo de Produção Artística, que tutela o São Carlos".

Segundo a deputada, a escolha de um programador em vez de um diretor artístico é uma "forma de fugir ao 'crivo' das Finanças".

O último consultor artístico do São Carlos foi o italiano Paolo Pinamonti, que pediu rescisão do contrato em dezembro passado. Hoje, Barreto Xavier disse que "houve problemas que levaram à denúncia do contrato" com Pinamonti. 

Antes de ser consultor, Paolo Pinamonti foi diretor artístico do Teatro Nacional de São Carlos de 2001 a 2007. 

De 2007 a 2013 o cargo de diretor artístico de Teatro Nacional de São Carlos foi ocupado por Christophe Dammann e Martin André.

O Teatro Nacional de São Carlos é uma das estruturas culturais sob a alçada do OPART - Organismo de Produção Artística.

Lusa
  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • Obama diz que não fica em silêncio se os valores do país forem ameaçados
    2:26
  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..