sicnot

Perfil

Cultura

Morreu em Lisboa o coreógrafo e bailarino Miguel Vilhena de 46 anos

O bailarino e coreógrafo Miguel Vilhena, 46 anos, morreu na tarde de segunda-feira, num hospital de Lisboa, onde estava internado com uma infeção respiratória, disse hoje à agência Lusa fonte da família.

© Susana Vera / Reuters

Contactada pela agência Lusa, Cristina Vilhena, irmã do bailarino, relatou que Miguel Vilhena tinha sido internado há três semanas, com uma pneumonia, no Hospital Curry Cabral, onde "o seu estado se agravou e entrou em paragem cárdio respiratória na segunda-feira de manhã". 

O corpo encontra-se hoje em câmara ardente, na Capela Mortuária de Sines, cidade do distrito de Setúbal de onde era natural, e o funeral realiza-se na quarta-feira, às 14:00, partindo para o Crematório da Quinta do Conde, em Sesimbra.

Miguel Vilhena era diretor artístico da Miguel Vilhena Produções, em Lisboa, e foi professor na FullOut Dance Academy, lecionando ballet, jazz, movimento moderno e contemporâneo e barra de chão.

Nascido em 1968, graduou-se em ballet, na Royal Ballet Academy e na Escola de Bailado Clássico Pirmino Treco, no Porto.

Realizou posteriormente vários 'workshops' e cursos de dança, nomeadamente com os professores Rui Horta, Bruno Schiappa, José Arantes, Liliane Viegas, Paula Careto, Paula Fonseca, Sofia Neuparth e Liliane Viegas, Paulo Ribeiro, Francisco Camacho e Margarida Serrão.

Trabalhou como bailarino solista na Companhia de Dança de Aveiro, e como bailarino principal e professor no Ballet Jazz de Aveiro.

Fez diversas colaborações pontuais como intérprete em companhias e estruturas europeias independentes de dança, nomeadamente na ópera de Phillip Glass "Ackhanaten Amenhotep", em Paris.

Em Portugal atuou como bailarino principal, convidado pela Fundação Calouste Gulbenkian, durante a tournée nacional de "As Quatro Estações", de Antonio Vivaldi, e interpretou um excerto do ballet "Don Quixote" (Pas-de-Deux), coreografado por Ana Lázaro para a Câmara Municipal de Lisboa.

 

 

 

 

Lusa

 

  • As crianças e o frio. O que vestir
    1:58

    País

    O médico Pedro Ribeiro da Silva, da Direção-Geral da Saúde, aconselha especial cuidado com as extremidades do corpo - usar luvas e gorros. E demasiado agasalhadas pode levá-as a transpirar mais e, consequentemente, desidratar.

  • Mortágua acusa PSD de andar a brincar com a vida das pessoas
    0:47

    Opinião

    No Esquerda/Direita da SIC Notícias, António Leitão Amaro reafirmou ontem à noite que o PSD não é contra o aumento do salário mínimo mas contra a descida da TSU. Já Mariana Mortágua acusou os sociais-democratas de andar a brincar com a vida dos portugueses.

  • Pelo menos 30 mortos e 75 feridos em incêndio e derrocada de edifício em Teerão

    Mundo

    Pelo menos 30 bombeiros morreram esta quinta-feira e cerca de 75 pessoas ficaram feridas em Teerão, quando um edifício de 17 andares ruiu depois de ser consumido pelas chamas, noticiaram os meios de comunicação estatais iranianos. O edifício "Plasco" situa-se no centro da capital iraniana, a norte da zona do mercado.

    Em desenvolvimento

  • Os finalistas do Carro do Ano 2017 são...
    0:53

    Economia

    São sete os escolhidos pelos jurados do Carro do Ano, iniciativa do Expresso e da SIC Notícias. À final chegaram o Citroen C3 Pure Tech, o Hyundai IONIQ Hybrid Tech, da Kia o novo modelo Optima Sportwagon 1.7 CRDi GT Line, o Peugeot 3008 Allure 1.6 BlueHdi, o Renault Mégane Sport Tourer Energy dCI, o SEAT Ateca 1.6 TDI CR Style e ainda o Volvo V90.