sicnot

Perfil

Cultura

Festival revivalista leva Abba, Queen e The Beatles a Santo André, no Alentejo

Um festival revivalista dos anos 60 e 70 do século passado vai levar a Santo André, no concelho alentejano de Santiago do Cacém, bandas de tributo a referências musicais como Abba, Queen e The Beatles.  

© Arnd Wiegmann / Reuters

O Flower Power Fest vai decorrer entre 13 e 16 de agosto, no parque central de Vila Nova de Santo André, no distrito de Setúbal, e pretende ser um festival de verão "diferente", dirigido sobretudo a famílias.

A associação Lus'Alma, que produz o evento, desafia os festivaleiros a vestirem-se a rigor, com "calças de boca-de-sino e minissaias", o que lhes dará direito a serem penteados gratuitamente por um cabeleireiro.

Esta é a primeira edição "a sério" do festival, após uma "experiência" realizada no ano passado, que juntou cerca de sete mil pessoas em "ambiente familiar" naquela zona verde de Santo André, disse hoje à agência Lusa Sérgio Valadares, da organização.

"Para nossa surpresa, correu muito bem e até atraiu gente de camadas mais jovens", disse o responsável pela programação artística do Flower Power Fest.

Sérgio Valadares mostrou-se cauteloso no prognóstico para a edição de 2015, mas afirmou acreditar que entre 15 e 20 mil pessoas acorram ao recinto do festival, em parte porque "há uma grande carência de eventos de lazer na região".

Depois do Festival Músicas do Mundo, em Sines, no final de julho, e do Festival Sudoeste, em Zambujeira do Mar, no início de agosto, "não existe mais nada" durante o mês forte do turismo na costa alentejana, justificou.

A festa começa no dia 13 de agosto, com 70 Volt's, banda regional que interpreta temas dos anos 70 do século passado, e Kind of Magic & The Flashing Voices, um espetáculo de tributo aos Queen.

Na noite seguinte, sobe ao palco Abba Mania, banda inglesa de tributo aos Abba, e Elvis & The Memphis Flash, para apreciadores de Elvis Presley.

Bob Dylan cantado pela cantora brasileira Isabella Bretz e Bob Marley ao jeito dos portugueses Uprising são as primeiras propostas do dia 15, seguindo-se depois os Fischer-Z, banda de rock inglesa que esgotou o antigo Estádio de Alvalade em 1981.

O cartaz fica completo com o espetáculo de tributo a The Beatles, pela banda de Lisboa The Peakles, no dia 16.

A música vai fazer-se ouvir no recinto também pelas mãos dos DJ Lights, Louis, Rui Cabanelas e Rui Miguel.

Artesanato, gastronomia, animação com artes performativas e plásticas, exposições, oficinas ligadas às artes, parque de insufláveis, slackline, jogos tradicionais, dança, yoga e outras atividades vão estar disponíveis para que os festivaleiros "se possam distrair e passar o seu tempo".

A Lus'Alma é uma associação de divulgação e cultural e artística de Vila Nova de Santo André, sendo que as receitas do Flower Power Fest servirão também para financiar algumas das suas iniciativas, entre as quais um projeto de alfabetização e literacia de adultos e jovens.

Lusa

  • Os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa
    1:55
  • BCE autoriza CGD a avançar com recapitalização

    Caso CGD

    A Caixa Geral de Depósitos informou esta sexta-feira que vai prosseguir com as operações da primeira fase do aumento de capital, depois de ter obtido autorização para isso junto do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco de Portugal.

  • Condutores apanhados a mais de 200 em corridas ilegais na Ponte Vasco da Gama
    1:25
  • A história da guerra em Alepo
    7:43
  • Reino Unido em alerta máximo de terrorismo

    Mundo

    O Reino Unido elevou o alerta de terrorismo para o nível máximo depois das declarações, esta quinta-feira, do chefe das secretas britânicas. O diretor do MI6 está preocupado com eventuais ataques contra o Reino Unido e outros aliados.

  • Uma "cidade fantasma" na Letónia
    3:10
  • O anúncio de natal que está a emocionar o mundo
    1:47