sicnot

Perfil

Cultura

Festival revivalista leva Abba, Queen e The Beatles a Santo André, no Alentejo

Um festival revivalista dos anos 60 e 70 do século passado vai levar a Santo André, no concelho alentejano de Santiago do Cacém, bandas de tributo a referências musicais como Abba, Queen e The Beatles.  

© Arnd Wiegmann / Reuters

O Flower Power Fest vai decorrer entre 13 e 16 de agosto, no parque central de Vila Nova de Santo André, no distrito de Setúbal, e pretende ser um festival de verão "diferente", dirigido sobretudo a famílias.

A associação Lus'Alma, que produz o evento, desafia os festivaleiros a vestirem-se a rigor, com "calças de boca-de-sino e minissaias", o que lhes dará direito a serem penteados gratuitamente por um cabeleireiro.

Esta é a primeira edição "a sério" do festival, após uma "experiência" realizada no ano passado, que juntou cerca de sete mil pessoas em "ambiente familiar" naquela zona verde de Santo André, disse hoje à agência Lusa Sérgio Valadares, da organização.

"Para nossa surpresa, correu muito bem e até atraiu gente de camadas mais jovens", disse o responsável pela programação artística do Flower Power Fest.

Sérgio Valadares mostrou-se cauteloso no prognóstico para a edição de 2015, mas afirmou acreditar que entre 15 e 20 mil pessoas acorram ao recinto do festival, em parte porque "há uma grande carência de eventos de lazer na região".

Depois do Festival Músicas do Mundo, em Sines, no final de julho, e do Festival Sudoeste, em Zambujeira do Mar, no início de agosto, "não existe mais nada" durante o mês forte do turismo na costa alentejana, justificou.

A festa começa no dia 13 de agosto, com 70 Volt's, banda regional que interpreta temas dos anos 70 do século passado, e Kind of Magic & The Flashing Voices, um espetáculo de tributo aos Queen.

Na noite seguinte, sobe ao palco Abba Mania, banda inglesa de tributo aos Abba, e Elvis & The Memphis Flash, para apreciadores de Elvis Presley.

Bob Dylan cantado pela cantora brasileira Isabella Bretz e Bob Marley ao jeito dos portugueses Uprising são as primeiras propostas do dia 15, seguindo-se depois os Fischer-Z, banda de rock inglesa que esgotou o antigo Estádio de Alvalade em 1981.

O cartaz fica completo com o espetáculo de tributo a The Beatles, pela banda de Lisboa The Peakles, no dia 16.

A música vai fazer-se ouvir no recinto também pelas mãos dos DJ Lights, Louis, Rui Cabanelas e Rui Miguel.

Artesanato, gastronomia, animação com artes performativas e plásticas, exposições, oficinas ligadas às artes, parque de insufláveis, slackline, jogos tradicionais, dança, yoga e outras atividades vão estar disponíveis para que os festivaleiros "se possam distrair e passar o seu tempo".

A Lus'Alma é uma associação de divulgação e cultural e artística de Vila Nova de Santo André, sendo que as receitas do Flower Power Fest servirão também para financiar algumas das suas iniciativas, entre as quais um projeto de alfabetização e literacia de adultos e jovens.

Lusa

  • Ministro garante segurança nas escolas com uso de poliuretano
    0:52

    País

    O ministro da Educação garante que as escolas estão em segurança e que não há perigo com um material como o poliuretano. Tiago Brandão Rodrigues respondia, esta quarta-feira, a uma pergunta dos Verdes sobre a substituição de amianto nas escolas.

  • Estoril garante que estrutura da bancada não está em causa
    2:23

    Desporto

    O Laboratório Nacional de Engenharia Civil deverá emitir esta quinta-feira um parecer preliminar sobre a bancada norte do estádio do Estoril-Praia. O clube garante que a estrutura não está em causa e que, tal como a câmara de Cascais, aguarda por conclusões para uma edificação feita no vale da Amoreira.

  • "Quem me dera que a bancada do Estoril fosse com o c......"

    Desporto

    Depois da polémica no jogo entre Estoril-Praia e FC Porto, um cântico polémico da claque do Sporting sobre a bancada do estádio António Coimbra da Mota que obrigou à interrupção do jogo da passada segunda-feira. Tudo aconteceu durante um jogo do campeonato de hóquei em patins entre leões e dragões.

  • Ronaldo estará mesmo de saída do Real Madrid
    2:01
  • Várias alternativas para vender a sua casa
    8:58
  • Encontradas 86 pedras preciosas numa casa em Albufeira
    0:48
  • Registada em vídeo explosão de meteoro nos EUA
    0:42
  • "A Rússia não nos ajuda nada na Coreia do Norte"

    Mundo

    O Presidente norte-americano, Donald Trump, condenou esta quarta-feira a postura da Rússia sobre a situação da Coreia do Norte, afirmando que o país está a minar os esforços internacionais em curso para isolar o regime de Kim Jong-Un.

  • Polícia descobre arte de esconder 750 quilos de droga em ananases
    2:25
  • Moscovo só teve seis minutos de luz solar em dezembro

    Mundo

    Os portugueses estão tão habituados ao sol, que nunca imaginariam passar um mês inteiro sem ele. O fenómeno aconteceu na capital russa. Moscovo bateu o recorde em dezembro, quando passou o mês inteiro sem luz solar direta. As pessoas de Moscovo viram o sol apenas durante seis minutos e a espreitar timidamente por entre as nuvens.

  • A maior lua de Saturno tem nível do mar tal como a Terra

    Mundo

    Titã, a maior lua de Saturno, tem uma altura média da superfície do mar, tal como a Terra, revela um estudo divulgado esta quarta-feira, que se baseia em observações feitas pela sonda norte-americana Cassini, cuja missão terminou em setembro.