sicnot

Perfil

Cultura

António Pires estreia "Quatro santos em três atos", de Gertrude Stein, no Teatro do Bairro

O espetáculo "Quatro santos em três atos", de António Pires, a partir de um libreto da autora norte-americana Gertrude Stein, estreia-se na quinta-feira, no Teatro do Bairro, em Lisboa.

Lusa

"Quatro santos em três atos" é uma ópera escrita em 1927 e publicada em 1929, com libreto de Gertrude Stein e música de Virgil Thomson, uma obra pouco convencional para o começo do século XX, que foi considerada a primeira a ser interpretada por um elenco exclusivamente composto por cantores negros.

António Pires volta a encenar um texto de Gertrude Stein, entregando à escritora Luísa Costa Gomes a autoria da versão cénica desta ópera, para 21 atores e bailarinos.

O espetáculo, que estará em cena no Teatro do Bairro até ao dia 28, foca-se em dois santos - Santa Teresa de Ávila e Inácio de Loyola - embora Gertrude Stein tenha acrescentado outros, alguns imaginados.

"Um texto desta natureza pede criação: e ela aparece de vez em quando sob a forma de paródia quase trava-línguas dos poemas barrocos de Santa Teresa", escreve Luísa Costa Gomes no texto de apresentação deste espetáculo.

Antes de "Quatro santos em três atos", António Pires encenou outros textos de Gertrude Stein, considerada uma das pioneiras do modernismo na literatura: "Say it with flowers", estreado em 2009, na discoteca Lux, e "A list", encenado em 1996, na Cornucópia, ambos em Lisboa.

"Quatro santos em três atos" será interpretado por Francisco Tavares, Leonor Keil, Pedro Sousa, Solange Santos, Tiago Careto, Andreia Cabral, Carolina Campanela, Carolina Serrão, Catarina Félix, Catarina Moreira Pires, Cláudia Alfaiate, Diogo Leite, Diogo Xavier, Filipa Feliciano, Frances Edward, Francisco Vistas, Jaime Baeta de Almeida, João Maria, Lourenço Seruya, Mafalda Rodrigues e Rita Sereno.

O espetáculo - "uma ópera extremamente lúdica", com escreve António Pires - tem ainda uma particularidade. O cenário, assinado por João Mendes Ribeiro, inclui um espelho oblíquo de grandes dimensões que altera a percepção do espaço e representa a visão de "uma paisagem celeste".

 

 

 

 

 

Lusa

  • Quem deve ser o próximo treinador do FC Porto?

    Desporto

    Nuno Espírito Santo já não é treinador do FC Porto. O técnico e o clube chegaram a acordo mútuo para a rescisão do contrato, que o ligava por mais uma temporada aos dragões. Nuno Pinto da Costa tem agora que encontrar um novo treinador para orientar dos "dragões". Os nomes em cima da mesa são vários. Diga-nos quem deve ser o novo treinador do FC Porto.

  • Os treinadores do FC Porto desde o último título 

    Desporto

    Nunca o FC Porto esteve quatro anos consecutivos sem ganhar um título durante a presidência de Nuno Pinto da Costa. A ausência de vitórias teve início na época de 2013/14, quando começou uma autêntica dança de treinadores.

  • Julgamento do caso BPN deverá terminar quarta-feira
    4:38

    Economia

    O acórdão do processo principal do BPN vai ser tornado público esta quarta-feira, depois de quase sete anos de audições. O rosto principal é o de José Oliveira Costa mas há outros 14 arguidos sentados no banco dos réus.

  • "Michel Temer nunca teve vergonha, não tem cara de pessoa de bem"
    3:04

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou no habitual espaço de comentário do Jornal da Noite  da SIC, o escândalo com o Presidente do Brasil, Michael Temer. O comentador diz que já era previsível que Temer fosse apanhado com "o pé na poça" e afirma que o Presidente brasileiro nunca teve qualquer tipo de vergonha. Miguel Sousa Tavares fez ainda referência ao facto de Dilma Rousseff ser, entre todos os políticos brasileiros, a única que não tem processos contra ela.

    Miguel Sousa Tavares

  • Divulgado vídeo dos bambardeamentos contra o Daesh no Iraque
    0:42
  • Leão-marinho arrasta criança de doca em Vancouver
    0:51

    Mundo

    O momento em que um leão-marinho arrasta uma menina para a água foi gravado e publicado na internet. Sem nada que fizesse prever, o animal puxou a criança que estava sentada numa doca em Vancouver, no Canadá. A criança foi resgatada de imediato por um familiar e apesar do susto não sofreu ferimentos. O momento de aflição foi testemunhado por vários turistas.