sicnot

Perfil

Cultura

António Pires estreia "Quatro santos em três atos", de Gertrude Stein, no Teatro do Bairro

O espetáculo "Quatro santos em três atos", de António Pires, a partir de um libreto da autora norte-americana Gertrude Stein, estreia-se na quinta-feira, no Teatro do Bairro, em Lisboa.

Lusa

"Quatro santos em três atos" é uma ópera escrita em 1927 e publicada em 1929, com libreto de Gertrude Stein e música de Virgil Thomson, uma obra pouco convencional para o começo do século XX, que foi considerada a primeira a ser interpretada por um elenco exclusivamente composto por cantores negros.

António Pires volta a encenar um texto de Gertrude Stein, entregando à escritora Luísa Costa Gomes a autoria da versão cénica desta ópera, para 21 atores e bailarinos.

O espetáculo, que estará em cena no Teatro do Bairro até ao dia 28, foca-se em dois santos - Santa Teresa de Ávila e Inácio de Loyola - embora Gertrude Stein tenha acrescentado outros, alguns imaginados.

"Um texto desta natureza pede criação: e ela aparece de vez em quando sob a forma de paródia quase trava-línguas dos poemas barrocos de Santa Teresa", escreve Luísa Costa Gomes no texto de apresentação deste espetáculo.

Antes de "Quatro santos em três atos", António Pires encenou outros textos de Gertrude Stein, considerada uma das pioneiras do modernismo na literatura: "Say it with flowers", estreado em 2009, na discoteca Lux, e "A list", encenado em 1996, na Cornucópia, ambos em Lisboa.

"Quatro santos em três atos" será interpretado por Francisco Tavares, Leonor Keil, Pedro Sousa, Solange Santos, Tiago Careto, Andreia Cabral, Carolina Campanela, Carolina Serrão, Catarina Félix, Catarina Moreira Pires, Cláudia Alfaiate, Diogo Leite, Diogo Xavier, Filipa Feliciano, Frances Edward, Francisco Vistas, Jaime Baeta de Almeida, João Maria, Lourenço Seruya, Mafalda Rodrigues e Rita Sereno.

O espetáculo - "uma ópera extremamente lúdica", com escreve António Pires - tem ainda uma particularidade. O cenário, assinado por João Mendes Ribeiro, inclui um espelho oblíquo de grandes dimensões que altera a percepção do espaço e representa a visão de "uma paisagem celeste".

 

 

 

 

 

Lusa

  • Sismo de magnitude 4,0 provoca um morto em Nápoles

    Mundo

    Um sismo de magnitude 4,0 na escala de Richter atingiu esta segunda-feira a ilha de Ísquia no golfo de Nápoles, no mar Tirreno, no sul de Itália. De acordo com o jornal La Stampa uma mulher terá morrido e dois feridos estarão em perigo de vida.

  • A easyJet não está a oferecer bilhetes no Facebook. Cuidado, é uma burla

    País

    Se esteve no Facebook nos últimos dias, provavelmente reparou na oferta de dois bilhetes para uma viagem da easyJet, a propósito do 22.º aniversário da companhia aérea britânica. Uma viagem para dois tinha tudo para correr bem, não fosse um esquema de burla, criado para obter os dados pessoais dos utilizadores que partilham a publicação na rede social.

  • Brasileiros procuram Portugal
    3:59

    País

    Viver em Portugal é hoje em dia um grande sonho da classe média brasileira. De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, só em 2016, o número de vistos de residência aumentarem em mais de 30%. A língua, a segurança e a qualidade de vida são as razões apontadas para a mudança. Todos os dias, no consulado português no Rio de Janeiro, para a obtenção de vistos.

  • Big Ben em silêncio durante quatro anos
    2:15

    Mundo

    Esta segunda-feira ficou marcada pelas últimas badaladas dos famosos sinos do Big Ben, em Londres, no Reino Unido. A torre, na qual está instalada o relógio mais famoso do mundo, vai entrar em obras e os sinos só vão voltar a tocar em 2021.

  • Garrafa lançada ao mar em Rhodes recebe resposta de Gaza
    1:43

    Mundo

    A história parece de filme, mas aconteceu numa praia de Gaza. Um casal britânico lançou uma garrafa com uma mensagem ao mar, em julho, na ilha grega de Rhodes. A garrafa foi encontrada por um pescador numa praia de Gaza, que aproveitou para enviar a resposta, na qual falou sobre as restrições impostas por Israel.