sicnot

Perfil

Cultura

Realizador Miguel Gonçalves Mendes filmou astronauta na NASA

O realizador Miguel Gonçalves Mendes parte no sábado para a Rússia, no âmbito da rodagem do documentário "O sentido da vida", para filmar o astronauta dinamarquês Andreas Mogensen, que partirá em breve para a Estação Espacial Internacional.

© Mike Brown / Reuters

À agência Lusa, o realizador explicou que, na semana passada, terminou uma série de filmagens na Agência Espacial Norte-Americana (NASA), em Houston (EUA), acompanhando a preparação daquele astronauta, seguindo-o agora para a Rússia e depois para o Cazaquistão, onde este fará a viagem para o espaço, a 01 de setembro.

Andreas Mogensen, 38 anos, é uma das sete personalidades que participam no documentário que Miguel Gonçalves Mendes está a rodar em vários pontos do planeta. No filme também deverão ser incluídas imagens que o astronauta vai captar, enquanto estiver no espaço.

O escritor português Valter Hugo Mãe, a figurinista japonesa Emi Wada, o juiz espanhol Bastasar Garzón e o músico islandês Hilmar Örn Hilmarsson são algumas das sete personalidades que Miguel Gonçalves Mendes já filmou para este documentário. Estão ainda por confirmar as participações da presidente do Brasil, Dilma Rousseff, e do papa Francisco.

"O sentido da vida" é um filme que conta a história real de Giovane Brisotto, jovem brasileiro, portador de paramiloidose familiar, uma doença de origem portuguesa também conhecida como "doença dos pezinhos".

Giovane Brisotto guia a narrativa do filme, em viagem pelo mundo, traçando o caminho que os portugueses terão feito há 500 anos quando disseminaram a doença. É ao longo dessa viagem que se cruza com várias personalidades que, no conjunto, o ajudarão a descobrir o sentido da vida.

No filme, Giovane Brisotto representa o cidadão comum, enquanto as personalidades representam, segundo o realizador, os "novos heróis da contemporaneidade, mas tão humanos" como qualquer um.

A viagem pelo mundo para concretizar este projeto -- que só deverá estrear-se em 2017 -- começou em janeiro deste ano, quando Miguel Gonçalves Mendes, Giovane Brisotto e uma pequena equipa técnica partiram de Lisboa rumo à Índia por via marítima.

Já foram percorridos cerca de 50.000 quilómetros e a viagem só deverá terminar depois de setembro. 

Miguel Gonçalves Mendes descreve estes últimos meses como uma "odisseia", "emocionalmente desgastante", com a equipa em constante viagem e rodagem, tendo escapado a um tornado nos Estados Unidos e aos recentes sismos no Nepal.

Com um orçamento de cerca de 1,5 milhões de euros, "O sentido da vida" conta com coprodução da O2 Filmes, produtora do realizador brasileiro Fernando Meirelles.

Lusa

  • Francês detido em Antuérpia "queria matar"

    Mundo

    O Presidente de França François Hollande afirmou que o francês detido esta quinta-feira por conduzir um automóvel a grande velocidade na principal rua pedonal de Antuérpia, na Bélgica, "queria matar" ou "provocar um acontecimento dramático".

  • Mais de 20 milhões estão a morrer à fome em África

    Mundo

    África enfrenta a maior crise desde 1945, com mais de 20 milhões de pessoas a morrer de fome em três países, Sudão do Sul, Somália e Nigéria, disse esta quinta-feira um responsável do Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas.

  • Menina "rouba" chapéu ao Papa
    0:27

    Mundo

    Estella Westrick tem apenas três anos, mas já conseguiu chegar aos jornais de todo o mundo, depois de "roubar" o chapéu do Papa. Durante uma visita da família na quarta-feira ao Vaticano, a criança - que não parece estar muito contente no vídeo - foi pegada ao colo por um dos funcionários do Vaticano, que a levou depois até ao Papa para receber dois beijos. Nesta altura, Estella aproveitou para tirar o solidéu episcopal, arrancando gargalhadas de toda a gente, especialmente do Papa Francisco.

  • Jovem violada em direto no Facebook não se sente em segurança

    Mundo

    A jovem de 15 anos que foi abusada sexualmente por cinco ou seis homens durante um vídeo em direto para o Facebook está a receber tratamento. A mãe da jovem deu uma entrevista, na qual disse que a filha já não se sente em segurança na sua vizinhança, depois de receber ameaças na internet.

  • Letizia, uma rainha da nova geração
    2:01