sicnot

Perfil

Cultura

Realizador Miguel Gonçalves Mendes filmou astronauta na NASA

O realizador Miguel Gonçalves Mendes parte no sábado para a Rússia, no âmbito da rodagem do documentário "O sentido da vida", para filmar o astronauta dinamarquês Andreas Mogensen, que partirá em breve para a Estação Espacial Internacional.

© Mike Brown / Reuters

À agência Lusa, o realizador explicou que, na semana passada, terminou uma série de filmagens na Agência Espacial Norte-Americana (NASA), em Houston (EUA), acompanhando a preparação daquele astronauta, seguindo-o agora para a Rússia e depois para o Cazaquistão, onde este fará a viagem para o espaço, a 01 de setembro.

Andreas Mogensen, 38 anos, é uma das sete personalidades que participam no documentário que Miguel Gonçalves Mendes está a rodar em vários pontos do planeta. No filme também deverão ser incluídas imagens que o astronauta vai captar, enquanto estiver no espaço.

O escritor português Valter Hugo Mãe, a figurinista japonesa Emi Wada, o juiz espanhol Bastasar Garzón e o músico islandês Hilmar Örn Hilmarsson são algumas das sete personalidades que Miguel Gonçalves Mendes já filmou para este documentário. Estão ainda por confirmar as participações da presidente do Brasil, Dilma Rousseff, e do papa Francisco.

"O sentido da vida" é um filme que conta a história real de Giovane Brisotto, jovem brasileiro, portador de paramiloidose familiar, uma doença de origem portuguesa também conhecida como "doença dos pezinhos".

Giovane Brisotto guia a narrativa do filme, em viagem pelo mundo, traçando o caminho que os portugueses terão feito há 500 anos quando disseminaram a doença. É ao longo dessa viagem que se cruza com várias personalidades que, no conjunto, o ajudarão a descobrir o sentido da vida.

No filme, Giovane Brisotto representa o cidadão comum, enquanto as personalidades representam, segundo o realizador, os "novos heróis da contemporaneidade, mas tão humanos" como qualquer um.

A viagem pelo mundo para concretizar este projeto -- que só deverá estrear-se em 2017 -- começou em janeiro deste ano, quando Miguel Gonçalves Mendes, Giovane Brisotto e uma pequena equipa técnica partiram de Lisboa rumo à Índia por via marítima.

Já foram percorridos cerca de 50.000 quilómetros e a viagem só deverá terminar depois de setembro. 

Miguel Gonçalves Mendes descreve estes últimos meses como uma "odisseia", "emocionalmente desgastante", com a equipa em constante viagem e rodagem, tendo escapado a um tornado nos Estados Unidos e aos recentes sismos no Nepal.

Com um orçamento de cerca de 1,5 milhões de euros, "O sentido da vida" conta com coprodução da O2 Filmes, produtora do realizador brasileiro Fernando Meirelles.

Lusa

  • Fogo na baixa do Porto provoca quatro feridos, dois em estado grave
    1:38

    New Articles

    Um incêndio em três habitações na baixa do Porto, que deflagrou esta noite, provocou quatro feridos, dois em estado grave. O fogo que foi extinto pelos Bombeiros Sapadores do Porto causou cinco desalojados, dos quais quatro foram acolhidos por familiares e um realojado pela junta de freguesia. Desconhece-se a origem das chamas que destruíram três casas.

  • O primeiro dia de Donald Trump na Casa Branca
    3:05
  • Advogados de Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático
    2:13

    Operação Marquês

    Os advogados de José Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático e garantem que o antigo primeiro-ministro nunca favoreceu Ricardo Salgado ou o Grupo Espirito Santo. Segundo o Expresso, o presidente da Escom, Helder Bataglia, terá admitido que Ricardo Salgado utilizou uma conta bancária do empresário, na Suíça, para passar 12 milhões de euros a Carlos Santos Silva, alegadamente para o amigo José Sócrates.

  • Marine Le Pen diz que Brexit terá efeito dominó na UE
    0:39

    Brexit

    Marine Le Pen diz que o Brexit vai ter um efeito dominó na União Europeia. Durante um congresso da extrema-direita, a líder da Frente Nacional francesa afirmou que a Europa vai despertar este ano em que estão marcadas eleições em vários países, como a Alemanha e a Holanda.