sicnot

Perfil

Cultura

Demitiu-se diretor do Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado

O diretor do Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado, em Lisboa, David dos Santos, apresentou a demissão do cargo que ocupava há cerca de um ano e meio, anunciou hoje a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).

"A Direção-Geral do Património Cultural informa que recebeu hoje o pedido de demissão do diretor do Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado, David Manuel Gargalo dos Santos, o qual foi aceite pelo diretor-geral do Património Cultural", lê-se no comunicado oficial.

Fonte oficial disse à Lusa que "a decisão foi do próprio [diretor do museu] e que a DGPC estranha esta demissão".

Segundo a mesma fonte, "o cargo de diretor do Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado será assegurado pelo subdiretor-geral [do Património] Samuel Rego, até ser designado um novo diretor, nos termos da lei".

Samuel Rego tinha anteriormente exercido as funções de diretor-geral das Artes.

David dos Santos, de 43 anos, foi nomeado diretor do Museu do Chiado, em dezembro de 2013.

Na ocasião, em comunicado, a DGPC salientava que o responsável tinha sido escolhido "por reunir todas as condições legalmente exigidas, [e] por inequivocamente ter demonstrado ser detentor de competência técnica, aptidão e comprovada experiência profissional no exercício de funções relevantes na área do cargo em apreço".

O Museu do Chiado tem sob sua tutela a Casa Museu Dr. Anastácio Gonçalves, também em Lisboa.

Lusa

  • Os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa
    1:55
  • BCE autoriza CGD a avançar com recapitalização

    Caso CGD

    A Caixa Geral de Depósitos informou esta sexta-feira que vai prosseguir com as operações da primeira fase do aumento de capital, depois de ter obtido autorização para isso junto do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco de Portugal.

  • Condutores apanhados a mais de 200 em corridas ilegais na Ponte Vasco da Gama
    1:25
  • A história da guerra em Alepo
    7:43
  • Reino Unido em alerta máximo de terrorismo

    Mundo

    O Reino Unido elevou o alerta de terrorismo para o nível máximo depois das declarações, esta quinta-feira, do chefe das secretas britânicas. O diretor do MI6 está preocupado com eventuais ataques contra o Reino Unido e outros aliados.

  • Uma "cidade fantasma" na Letónia
    3:10
  • O anúncio de natal que está a emocionar o mundo
    1:47