sicnot

Perfil

Cultura

Portugueses têm ido mais ao cinema

Os portugueses foram mais ao cinema no primeiro semestre deste ano, com as salas a registarem um aumento de 1,1 milhões de espectadores e 5,4 milhões de euros de receita, comparando com o mesmo período de 2014.

© Chris Helgren / Reuters

De acordo com os dados estatísticos divulgados hoje pelo Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA), entre janeiro e junho 6,6 milhões de espectadores viram cinema na rede de exibição comercial, resultando numa receita bruta de bilheteira de 33,9 milhões de euros.

Esta subida generalizada em todos os meses - só janeiro é que registou uma quebra, comparando com janeiro de 2014 - deu-se sobretudo com os filmes "Velocidade furiosa 7" e "As cinquenta sombras de Grey". Foram os mais vistos este ano e, no conjunto, somaram cerca de 1,3 milhões de espectadores e mais de sete milhões de euros de receita.

Em maio, mês em que se realizou a primeira Festa do Cinema, com cerca de 200.000 espectadores, a subida foi de 7,3 por cento nas salas de cinema, comparando com maio de 2014.

Estes valores representam os primeiros dados estatísticos consecutivamente positivos nos últimos anos.

"Capitão Falcão", comédia satírica de João Leitão, foi o filme português mais visto deste semestre, com 27.309 espectadores e 129 mil euros de receita de bilheteira. Seguiram-se "Virados do avesso", de Edgar Pêra, e "Os Maias - Cenas da vida romântica", de João Botelho.

Apesar de se terem estreado mais filmes de produção europeia (88) do que norte-americana (65), a verdade é que os filmes produzidos nos Estados Unidos registaram uma larga vantagem em relação aos primeiros no que toca a receitas de bilheteira (75,1 por cento contra 16,7 por cento) e número de espectadores (74,4 por cento contra 17,6 por cento).

Lusa

  • Quando se pode circular pela esquerda? A GNR explica (e fiscaliza)
    5:46

    Edição da Manhã

    A regra aplica-se a autoestradas e outras vias com esse perfil mas dentro das localidades há exceções. A Guarda Nacional Republicana está a promover em todo o território nacional várias ações de sensibilização e fiscalização no sentido de prevenir e reprimir a circulação de veículos pela via do meio ou da esquerda quando não exista tráfego nas vias da direita. O major Paulo Gomes, da GNR, esteve na Edição da Manhã. 

  • Jovens impedidas de embarcar de leggings

    Mundo

    A moda das calças-elásticas-super-justas volta a fazer estragos. Desta vez nos EUA onde duas adolescentes foram impedidas de embarcar num voo da United Airlines devido à indumentária, que não cumpria com as regras dos tripulantes ou acompanhantes da companhia aérea norte-americana.

    Manuela Vicêncio

  • O pedido de desculpas de Dijsselbloem
    2:12

    Mundo

    O Governo português continua a mostrar a indignação que diz sentir perante as declarações do presidente do Eurogrupo. O ministro dos Negócios Estrangeiros português garante que com Dijsselbloem "não há conversa possível". Jeroen Dijsselbloem começou por recusar pedir desculpa mas depois cedeu perante a onda de indignação.

  • A primeira vez do Sr. Árbitro
    12:41