sicnot

Perfil

Cultura

Portugueses têm ido mais ao cinema

Os portugueses foram mais ao cinema no primeiro semestre deste ano, com as salas a registarem um aumento de 1,1 milhões de espectadores e 5,4 milhões de euros de receita, comparando com o mesmo período de 2014.

© Chris Helgren / Reuters

De acordo com os dados estatísticos divulgados hoje pelo Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA), entre janeiro e junho 6,6 milhões de espectadores viram cinema na rede de exibição comercial, resultando numa receita bruta de bilheteira de 33,9 milhões de euros.

Esta subida generalizada em todos os meses - só janeiro é que registou uma quebra, comparando com janeiro de 2014 - deu-se sobretudo com os filmes "Velocidade furiosa 7" e "As cinquenta sombras de Grey". Foram os mais vistos este ano e, no conjunto, somaram cerca de 1,3 milhões de espectadores e mais de sete milhões de euros de receita.

Em maio, mês em que se realizou a primeira Festa do Cinema, com cerca de 200.000 espectadores, a subida foi de 7,3 por cento nas salas de cinema, comparando com maio de 2014.

Estes valores representam os primeiros dados estatísticos consecutivamente positivos nos últimos anos.

"Capitão Falcão", comédia satírica de João Leitão, foi o filme português mais visto deste semestre, com 27.309 espectadores e 129 mil euros de receita de bilheteira. Seguiram-se "Virados do avesso", de Edgar Pêra, e "Os Maias - Cenas da vida romântica", de João Botelho.

Apesar de se terem estreado mais filmes de produção europeia (88) do que norte-americana (65), a verdade é que os filmes produzidos nos Estados Unidos registaram uma larga vantagem em relação aos primeiros no que toca a receitas de bilheteira (75,1 por cento contra 16,7 por cento) e número de espectadores (74,4 por cento contra 17,6 por cento).

Lusa

  • Avião cruza-se com drone a 900 metros de altitude
    2:01
  • Depois do Fogo
    23:30
  • "A culpa morre sozinha?"
    0:41

    Opinião

    Luís Marques Mendes não acredita que o Ministério Público não formule uma acusação de homicídio por negligência e que não haja demissões na sequência do incêndio de Pedrógão Grande. O comentador da SIC debateu o tema este domingo no Jornal da Noite da SIC.

    Luís Marques Mendes

  • Naufrágio na Colômbia registado em vídeo
    2:11
  • Pagar IMI a prestações e um Documento Único Automóvel mais pequeno

    País

    O programa Simplex + 2017 é apresentado hoje à tarde e recebeu mais de 250 propostas de cidadãos ao longo dos últimos meses. As novas medidas preveem o pagamento em prestações do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) e a criação de um simulador de custos da Justiça, que devem estar em vigor no próximo ano.

  • O último adeus a Miguel Beleza

    País

    O velório do economista e ex-ministro das Finanças realiza-se esta segunda-feira na Igreja do Campo Grande, em Lisboa, a partir das 18h00.

  • Trump quebra tradição da Casa Branca com 20 anos

    Mundo

    Donald Trump decidiu não fazer um jantar de celebração pelo fim do Ramadão, o mês em que os muçulmanos cumprem jejum entre o nascer e o pôr do sol. O Presidente dos Estados Unidos quebrou a tradição da Casa Branca, pela primeira vez em 20 anos.