sicnot

Perfil

Cultura

Portugueses têm ido mais ao cinema

Os portugueses foram mais ao cinema no primeiro semestre deste ano, com as salas a registarem um aumento de 1,1 milhões de espectadores e 5,4 milhões de euros de receita, comparando com o mesmo período de 2014.

© Chris Helgren / Reuters

De acordo com os dados estatísticos divulgados hoje pelo Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA), entre janeiro e junho 6,6 milhões de espectadores viram cinema na rede de exibição comercial, resultando numa receita bruta de bilheteira de 33,9 milhões de euros.

Esta subida generalizada em todos os meses - só janeiro é que registou uma quebra, comparando com janeiro de 2014 - deu-se sobretudo com os filmes "Velocidade furiosa 7" e "As cinquenta sombras de Grey". Foram os mais vistos este ano e, no conjunto, somaram cerca de 1,3 milhões de espectadores e mais de sete milhões de euros de receita.

Em maio, mês em que se realizou a primeira Festa do Cinema, com cerca de 200.000 espectadores, a subida foi de 7,3 por cento nas salas de cinema, comparando com maio de 2014.

Estes valores representam os primeiros dados estatísticos consecutivamente positivos nos últimos anos.

"Capitão Falcão", comédia satírica de João Leitão, foi o filme português mais visto deste semestre, com 27.309 espectadores e 129 mil euros de receita de bilheteira. Seguiram-se "Virados do avesso", de Edgar Pêra, e "Os Maias - Cenas da vida romântica", de João Botelho.

Apesar de se terem estreado mais filmes de produção europeia (88) do que norte-americana (65), a verdade é que os filmes produzidos nos Estados Unidos registaram uma larga vantagem em relação aos primeiros no que toca a receitas de bilheteira (75,1 por cento contra 16,7 por cento) e número de espectadores (74,4 por cento contra 17,6 por cento).

Lusa

  • Santana diz que Marcelo por vezes faz de conta que é primeiro-ministro
    1:12

    País

    Santana Lopes diz que a expectativa que Passos Coelho criou sobre o mau desempenho do Governo se está a virar-se contra ele. Numa entrevista ao jornal Expresso deste sábado, o ex-primeiro-ministro e ex-presidente da Câmara Municipal de Lisboa considera contudo que Passos Coelho ainda poderá ganhar as próximas eleições. Sobre Marcelo, o atual provedor da Santa Casa da Misericórdia diz que por vezes faz de conta que é o primeiro-ministro.

  • Coala do Zoo de Duisburg viaja para Lisboa 

    País

    A SIC acompanhou, em exclusivo, a transferência de uma coala do Zoo de Duisburg, na Alemanha, para o Jardim Zoológico de Lisboa. O animal foi transportado pela TAP e batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Uma reportagem para ver mais logo no Jornal da Noite da SIC.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Caravana com cinzas de Fidel chega este sábado a Santiago de Cuba
    2:01
  • Obama diz que Guterres "tem uma reputação extraordinária"
    1:38

    Mundo

    António Guterres diz que vai trabalhar com Barack Obama e também com Donald Trump, na reforma das Nações Unidas. O futuro secretário-geral da ONU foi recebido por Obama, na Casa Branca, onde recebeu vários elogios do presidente norte-americano.

  • Morreu o palhaço que fazia rir as crianças de Alepo

    Mundo

    Anas al-Basha, mais conhecido como o Palhaço de Alepo, morreu esta terça-feira durante um bombardeamento aéreo na zona dominada pelos rebeldes. O funcionário público mascarava-se de palhaço para ajudar a trazer algum conforto e alegria às crianças sírias, que vivem no meio de uma guerra civil.