sicnot

Perfil

Cultura

Expensive Soul, Mundo Secreto e Agir no festival Ocean Spirit em Torres Vedras

Expensive Soul, Mundo Secreto, Karetus, Terrakota, Agir e Souls of Fire vão passar pelo festival na areia Ocean Spirit, que junta desporto e música entre os dias 17 e 26 em Santa Cruz, Torres Vedras, anunciou hoje a organização.

Expensive Soul

Expensive Soul

©Jaime Serôdio/ Sociedade Portuguesa Autores

Com entradas gratuitas, a Câmara de Torres Vedras espera uma afluência de 90 mil pessoas, o número de visitantes da edição de 2014, disse o presidente da autarquia, Carlos Miguel, em conferência de imprensa.

Conciliando provas desportivas do calendário nacional e internacional de algumas modalidades, o festival traz este ano ao palco principal os portugueses Expensive Soul (dia 17), Mundo Secreto (18), Karetus (19), Mastiksoul (20), Terrakota (21), Agir (22), Thunder & Co (23), D'Alva (24), dj Hugo Rizzo (25) e Souls of Fire (26).

Considerado pela organização como o maior festival internacional de desportos de ondas, o evento acolhe nos dias 18 e 19 o campeonato internacional de skimboard, com um milhar de participantes, e a segunda etapa do nacional de surf Pro Junior.

A 20 e 24 é a vez do europeu de kayaksurf e da Taça do Mundo de Waveski. No dia 20, decorre ainda o campeonato nacional de sup wave, prova homologada pela Federação Portuguesa de Surf, e no dia 21 a segunda etapa do circuito nacional de bodyboard. 

Entre os dias 22 e 26, é a vez da Taça de Portugal de Surf, com a participação de 120 a 150 surfistas e 12 a 18 clubes inscritos.

Em paralelo na Aldeia Neptuno, o nome dado ao recinto do festival, em plena areal da praia de Santa Cruz, há música ao pôr-do-sol no palco secundário, experiências de kayak, waveski e stand up paddle na piscina, aulas de zumba, experiência de surf para pessoas portadoras de deficiências físicas (dia 23), ações de formação para praticantes de atividades náuticas, parede de escalada e trampolim.

A aldeia possui ainda uma área de restauração e diversos bares espalhados pelo recinto.

Além do conceito de festival 'pé na areia', assim considerado pela organização há nove edições, o evento é conhecido por ter uma decoração alusiva aos desportos de ondas. Por exemplo, as mesas dos restaurantes são em forma de pranchas de surf.

O Santa Cruz Ocean Spirit, que se realiza desde 2007, é uma organização da Associação Ocean Spirit e da Câmara Municipal de Torres Vedras.

Lusa

  • Cientistas testam útero artificial em cordeiros prematuros

    Mundo

    Um grupo de cientistas desenvolveu um útero artificial - o Biobag - que se assemelha a uma bolsa de plástico e que ajuda no desenvolvimento de cordeiros prematuros. O método foi testado nestes animais mas os cientistas do Hospital Pediátrico de Filadélfia, nos Estados Unidos, garantem que poderá vir a ser utilizado também em bebés que nascem prematuros.

  • Trump cria linha de apoio a vítimas de "extraterrestres criminosos"

    Mundo

    Quando o Governo norte-americano usa o termo "extraterrestre criminoso", refere-se a alguém que não é cidadão dos Estados Unidos da América e que foi condenado por um crime. Quando a mesma expressão é usada pelos utilizadores do Twitter, o significado é completamente diferente. Os internautas pensam na série Ficheiros Secretos e em discos voadores. Por isso, o lançamento de uma linha telefónica, por parte da Casa Branca, para as vítimas de "extraterrestres criminosos" só podia dar em confusão.

  • Casados há 69 anos, morrem de mãos dadas com 40 minutos de diferença

    Mundo

    Isaac Vatkin, de 91 anos, morreu cerca de 40 minutos depois de Teresa, de 89 anos, no passado sábado no Highland Park Hospital, no estado norte-americano Ilinóis. "Não queríamos que fossem embora, mas não podíamos pedir que partíssem de melhor maneira", afirmou o neto William Vatkin. O casal morreu no hospital poucos dias depois de celebrarem 69 anos de casados.