sicnot

Perfil

Cultura

Expensive Soul, Mundo Secreto e Agir no festival Ocean Spirit em Torres Vedras

Expensive Soul, Mundo Secreto, Karetus, Terrakota, Agir e Souls of Fire vão passar pelo festival na areia Ocean Spirit, que junta desporto e música entre os dias 17 e 26 em Santa Cruz, Torres Vedras, anunciou hoje a organização.

Expensive Soul

Expensive Soul

©Jaime Serôdio/ Sociedade Portuguesa Autores

Com entradas gratuitas, a Câmara de Torres Vedras espera uma afluência de 90 mil pessoas, o número de visitantes da edição de 2014, disse o presidente da autarquia, Carlos Miguel, em conferência de imprensa.

Conciliando provas desportivas do calendário nacional e internacional de algumas modalidades, o festival traz este ano ao palco principal os portugueses Expensive Soul (dia 17), Mundo Secreto (18), Karetus (19), Mastiksoul (20), Terrakota (21), Agir (22), Thunder & Co (23), D'Alva (24), dj Hugo Rizzo (25) e Souls of Fire (26).

Considerado pela organização como o maior festival internacional de desportos de ondas, o evento acolhe nos dias 18 e 19 o campeonato internacional de skimboard, com um milhar de participantes, e a segunda etapa do nacional de surf Pro Junior.

A 20 e 24 é a vez do europeu de kayaksurf e da Taça do Mundo de Waveski. No dia 20, decorre ainda o campeonato nacional de sup wave, prova homologada pela Federação Portuguesa de Surf, e no dia 21 a segunda etapa do circuito nacional de bodyboard. 

Entre os dias 22 e 26, é a vez da Taça de Portugal de Surf, com a participação de 120 a 150 surfistas e 12 a 18 clubes inscritos.

Em paralelo na Aldeia Neptuno, o nome dado ao recinto do festival, em plena areal da praia de Santa Cruz, há música ao pôr-do-sol no palco secundário, experiências de kayak, waveski e stand up paddle na piscina, aulas de zumba, experiência de surf para pessoas portadoras de deficiências físicas (dia 23), ações de formação para praticantes de atividades náuticas, parede de escalada e trampolim.

A aldeia possui ainda uma área de restauração e diversos bares espalhados pelo recinto.

Além do conceito de festival 'pé na areia', assim considerado pela organização há nove edições, o evento é conhecido por ter uma decoração alusiva aos desportos de ondas. Por exemplo, as mesas dos restaurantes são em forma de pranchas de surf.

O Santa Cruz Ocean Spirit, que se realiza desde 2007, é uma organização da Associação Ocean Spirit e da Câmara Municipal de Torres Vedras.

Lusa

  • Bomba encontrada na Nazaré pode ter sido largada durante 2.ª Guerra Mundial
    2:26

    País

    A bomba que esta segunda-feira veio nas redes de um arrastão na Nazaré já foi detonada. O engenho explosivo foi identificado como uma bomba de avião por especialistas da Marinha, que eliminaram também o perigo equivalente a 600 quilogramas de TNT. A bomba sem qualquer inscrição tinha um desgaste evidente e, segundo a Marinha, pode ter sido largada de um avião durante a 2.ª Guerra Mundial.

  • Derrocada de muro em Lisboa obriga à retirada de 40 pessoas de 5 prédios
    2:14

    País

    Os moradores de três prédios de Lisboa não podem regressar tão cedo a casa. Durante a madrugada, a derrocada de um muro obrigou à retirada de 40 pessoas de cinco edifícios. Um dos inquilinos sofreu ferimentos ligeiros. Entretanto, a maioria dos residentes já foi realojada em casas de familiares e num hotel.

  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22

    País

    Num momento em que por cá se fala de claustrofobia democrática, a Europa e os Estados Unidos desdobram-se em elogios ao sucesso da maioria de Esquerda em Portugal. A palavra "geringonça" já tem até tradução em várias línguas.

  • ONU estima que mais 750 mil civis estejam em risco na cidade de Mossul
    1:39

    Mundo

    As Nações Unidas estimam que mais 750 mil civis estejam em risco na zona ocidental de Mossul, no Iraque. Mais de 10 mil pessoas fugiram da zona ocidental da cidade nos últimos quatro dias. Enquanto a população tenta escapar ao fogo cruzado, as forças iraquianas avançam sobre a cidade ainda controlada pelo Daesh.