sicnot

Perfil

Cultura

Dois inéditos de Amália Rodrigues na antologia "Fado & sardinhas"

Dois inéditos de Amália Rodrigues, "O carapau e a sardinha" e "Malhão das pulgas", fazem parte da antologia "Fado & sardinhas", editada pela CNM, que totaliza 40 temas, por nomes como Hermínia Silva e Fernanda Maria.

ARMANDO FRANCA

Os dois inéditos de Amália foram gravados em 1981, nos estúdios Valentim de Carvalho, por Hugo Ribeiro, com José Fontes Rocha, na guitarra portuguesa, num dos temas, e Jorge Fernando, à viola, nos dois.

Em 2011 os dois temas foram regravados, misturados e remasterizados nos estúdios Pé de Vento, por Fernando Nunes, com produção de Jorge Fernandes, incluindo a guitarra portuguesa por Custódio Castelo, outra viola por Jorge Fernando, e contrabaixo por Gustavo Roriz.

"O carapau e a sardinha" é de autoria da própria Amália, em parceria com António Pinho e Nuno Rodrigues, que assinam "Malhão das pulgas", tema que, mais tarde, foi popularizado por Tonicha.

A antologia inclui, entre outros, uma gravação de Heitor de Vilhena, o fundador da Casa da Mariquinhas, em 1968, no Porto, que interpreta a "Lenda de Ofir" (Hélio Costa Ferreira/José António Sabrosa).

Dos 40 temas há apenas um fado interpretado por mais do que um intérprete, "Leilão da casa da Mariquinhas" (José Linhares Barbosa/Fado Corrido), por Manuel Domingos, distinguido com o Prémio Amália Fado Amador, em 2006, Henrique Silva e Rodrigo, que recebeu, em 2012, o Prémio Amália Carreira, e fez parte, este ano, do júri deste galardão.

Do elenco de fadistas fazem parte nomes como Argentina Santos, Beatriz da Conceição, Fernanda Maria, Maria Teresa de Noronha, João Ferreira-Rosa, Alfredo Marceneiro, Fernando Maurício e Tristão da Silva, entre outros.

A antologia, editada pela Companhia Nacional de Música (CNM), inclui ainda fadistas como Maria da Fé, Ricardo Ribeiro, Gonçalo Salgueiro, André Baptista, Patrícia Rodrigues ou Maria Ana Bobone.

Amália Rodrigues e Rodrigo são os únicos nomes que bisam a presença. Rodrigo canta "Bairro Alto" (Carlos Simões Neves e Francisco Carvalhinho) e participa na interpretação de "Leilão da casa da Mariquinhas".

Lusa

  • O papel da religião no quotidiano
    24:57
  • Jane Goodall iniciou palestra com sons semelhantes aos dos chimpanzés
    2:18

    País

    A investigadora Jane Goodall esteve esta quinta-feira em Lisboa para participar numa conferência da National Geographic. A primatóloga começou o seu discurso com sons semelhantes aos dos chimpanzés. Numa entrevista à SIC, Goodall falou sobre os chimpanzés e sobre o trabalho que continua a desenvolver em todo o mundo, em prol do ambiente, dos animais e das pessoas. 

  • NATO vai aumentar luta contra o terrorismo

    Mundo

    O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, disse que os aliados da NATO concordaram esta quinta-feira em aumentar a luta contra o terrorismo e em "investir mais e melhor" na Aliança.

  • Trump empurra líder do Montenegro para ficar à frente na fotografia

    Mundo

    A reunião de líderes dos Estados-membros da NATO, que decorreu esta quinta-feira em Bruxelas, na Bélgica, ficou marcada por um momento insólito em que o Presidente norte-americano não quis abdicar de ficar no melhor plano possível nas fotografias de grupo. Nem que para isso tenha sido necessário empurar o líder de outro país.

  • O humor de John Kerry nas críticas a Trump
    0:40

    Mundo

    John Kerry criticou as ligações de Donald Trump com a Rússia durante um discurso de abertura, na Universidade de Harvard. O ex-secretário de Estado norte-americano disse, em tom de brincadeira, que se os jovens querem vingar na política, devem primeiro aprender a falar russo.