sicnot

Perfil

Cultura

Fundação austríaca apresenta manuscrito inédito de Mozart

A Fundação Mozarteum de Salzburgo apresentou esta quarta-feira naquela cidade austríaca um manuscrito do compositor Wolfgang Amadeus Mozart, datada da sua adolescência, que adquiriu por 237 mil euros num leilão da Sotheby's.

O manuscrito, vendido por um privado num leilão organizado em maio pela leiloeira Sotheby's, em Londres, tem ainda anotações do pai do compositor, Leopold Mozart. (Arquivo)

O manuscrito, vendido por um privado num leilão organizado em maio pela leiloeira Sotheby's, em Londres, tem ainda anotações do pai do compositor, Leopold Mozart. (Arquivo)

AP Images

Em exposição durante o Festival de música e drama de Salzburgo, cidade natal de Mozart, o documento de 12 páginas é uma transcrição do hino religioso Stabat Mater, de Eugenio di Ligniville, mestre italiano do contraponto musical.

O manuscrito, vendido por um privado num leilão organizado em maio pela leiloeira Sotheby's, em Londres, tem ainda anotações do pai do compositor, Leopold Mozart.

Especialistas concluíram que o documento data de 1773, quando Mozart tinha apenas 17 anos.

"É um dos mais impressionantes manuscritos dos estudos musicais de Mozart em Salzburgo, que decorreram de 1772 a 1774", nota a descrição do lote pela Sotheby's, citada pela agência France Presse (AFP).

"Mozart provavelmente conheceu a composição quando se encontrou com o compositor [Eugenio di Ligniville] em abril de 1770 em Florença, durante a sua primeira viagem por Itália", continua a descrição, acrescentando que, na altura, Ligniville era diretor de música na corte toscana.

A Fundação Mozarteum de Salzburgo, que alberga mais de metade dos manuscritos conhecidos da família Mozart, declarou que a aquisição do mais recente documento só foi possível com uma doação.

"A maioria dos manuscritos de Mozart fazem já há algum tempo parte de coleções acessíveis ao público, mas um pequeno número de documentos continua fora do alcance dos especialistas", afirmou em comunicado, citado pela AFP, a fundação, que não tem fins lucrativos.

Lusa

  • Portugal vai fechar fronteiras durante a visita do Papa

    País

    O Conselho de Ministros aprovou hoje a reposição temporária do controlo de fronteiras durante a visita do papa Francisco em maio a Fátima. A reposição do controlo de fronteiras decorrerá entre 00:00 de 10 de maio e as 00:00 de 14 de maio.

  • Descoberta nova espécie de tiranossauro

    Mundo

    Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.

  • Juncker reprova com ironia apoio de Trump

    Brexit

    O Presidente da Comissão Europeia disse hoje com ironia que promoverá a independência do Ohio ou de Austin, no Texas, em relação aos Estados Unidos se o presidente Donald Trump continuar a incitar países europeu a seguirem o Brexit.

  • "Civis devem ser prioridade absoluta no Iraque", diz Guterres

    Mundo

    O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, chegou hoje ao Iraque para abordar a situação da ajuda humanitária, e pediu que a proteção dos civis seja a "prioridade absoluta" à medida que as forças iraquianas batalham para retomar Mossul.

  • Fomos conhecer o novo Samsung S8
    1:42