sicnot

Perfil

Cultura

Diz-me que música ouves, dir-te-ei quem és

O gosto musical pode ser um bom indicador da forma de pensar e ser de uma pessoa, afirma um estudo científico.

Metallica é um dos grupos preferidos de pessoas com mais capacidade para a sistematização e análise.

Metallica é um dos grupos preferidos de pessoas com mais capacidade para a sistematização e análise.

REUTERS

Psicólogos da Universidade de Cambridge concluíram que as músicas que ouvimos são determinadas pela nossa personalidade, sendo que dividiram a personalidade nos dois grande grupos da teoria da empatia-sistematização, desenvolvida por Baron-Cohen.

Assim, aqueles que são mais empáticos preferem música mais melodiosa e tranquila. Aqueles com mais capacidade de sistematizar ouvem punk, heavy metal, música mais complexa em geral.

Os investigadores recrutaram 4 mil voluntários e realizaram com eles diversos testes. Os primeiros foram para determinar se tinham uma personalidade mais empática ou mais sistematizadora. Depois ouviram 50 pequenas peças de música de 26 estilos diferentes e foi-lhes pedido que dessem notas de 1 a 10.

As pessoas com níveis mais elevados de empatia, deram notas mais altas aos sons de R&B, folk, country e soft rock (baladas rock, por exemplo). E não gostaram de música mais "intensa" como punk, hard rock ou heavy metal. Como exemplo, a maioria gostou da versão de Jeff Buckley da música "Hallelujah" de Leonard Cohen.

Aquelas com tendência para ser mais analíticas, preferiram música mais "intensa", como foi o caso de "Enter Sandman", dos Metallica, e deram notas mais baixas aos sons mais "tranquilos".

O principal autor do estudo publicado na revista PLOS ONE, David Greenberg, sublinha que estas conclusões podem ser úteis para a indústria musical. "É investido muito dinheiro nos algoritmos para escolher as músicas no Spotify e na Aplle Music, por exemplo, e estas conclusões podem ser úteis para recomendações mais personalizadas".

As músicas preferidas dos dois grupos:

Empáticos

Hallelujah - Jeff Buckley
Come away with me - Norah Jones
All of me - Billie Holliday
Crazy little thing called love - Queen

Sistematizadores

Concerto in C - Antonio Vivaldi
Etude Opus 65 No 3 - Alexander Scriabin
God save the Queen - The Sex Pistols
Enter Sandman - Metallica

  • Leão de Ouro de Souto de Moura faz "muito bem à alma" dos portugueses
    1:53
  • "Sonho com um futuro melhor", o desejo de um jovem sírio em Portugal
    2:12

    País

    Mais de 50 jovens sírios chegaram esta madrugada a Lisboa, para iniciarem o novo ano letivo, em Portugal. Sonham com um futuro melhor. Sonham com uma educação melhor. Os 54 estudantes vieram ao abrigo do programa lançado pelo antigo Presidente da República, Jorge Sampaio, que nos últimos anos já deu uma nova oportunidade a cerca de 200 alunos.

  • Na linha do triunfo
    16:49
  • Chamas do incêndio no Europa Park na Alemanha atingiram os 15 metros de altura
    0:57