sicnot

Perfil

Cultura

Diz-me que música ouves, dir-te-ei quem és

O gosto musical pode ser um bom indicador da forma de pensar e ser de uma pessoa, afirma um estudo científico.

Metallica é um dos grupos preferidos de pessoas com mais capacidade para a sistematização e análise.

Metallica é um dos grupos preferidos de pessoas com mais capacidade para a sistematização e análise.

REUTERS

Psicólogos da Universidade de Cambridge concluíram que as músicas que ouvimos são determinadas pela nossa personalidade, sendo que dividiram a personalidade nos dois grande grupos da teoria da empatia-sistematização, desenvolvida por Baron-Cohen.

Assim, aqueles que são mais empáticos preferem música mais melodiosa e tranquila. Aqueles com mais capacidade de sistematizar ouvem punk, heavy metal, música mais complexa em geral.

Os investigadores recrutaram 4 mil voluntários e realizaram com eles diversos testes. Os primeiros foram para determinar se tinham uma personalidade mais empática ou mais sistematizadora. Depois ouviram 50 pequenas peças de música de 26 estilos diferentes e foi-lhes pedido que dessem notas de 1 a 10.

As pessoas com níveis mais elevados de empatia, deram notas mais altas aos sons de R&B, folk, country e soft rock (baladas rock, por exemplo). E não gostaram de música mais "intensa" como punk, hard rock ou heavy metal. Como exemplo, a maioria gostou da versão de Jeff Buckley da música "Hallelujah" de Leonard Cohen.

Aquelas com tendência para ser mais analíticas, preferiram música mais "intensa", como foi o caso de "Enter Sandman", dos Metallica, e deram notas mais baixas aos sons mais "tranquilos".

O principal autor do estudo publicado na revista PLOS ONE, David Greenberg, sublinha que estas conclusões podem ser úteis para a indústria musical. "É investido muito dinheiro nos algoritmos para escolher as músicas no Spotify e na Aplle Music, por exemplo, e estas conclusões podem ser úteis para recomendações mais personalizadas".

As músicas preferidas dos dois grupos:

Empáticos

Hallelujah - Jeff Buckley
Come away with me - Norah Jones
All of me - Billie Holliday
Crazy little thing called love - Queen

Sistematizadores

Concerto in C - Antonio Vivaldi
Etude Opus 65 No 3 - Alexander Scriabin
God save the Queen - The Sex Pistols
Enter Sandman - Metallica

  • Relatório pedido pelo Governo PSD-CDS já apontava falhas no SIRESP
    2:26
  • Proteção Civil aponta falhas do SIRESP, operadora diz que esteve à altura do fogo
    4:22
  • Temer pode cair menos de um ano depois da queda de Dilma
    3:06
  • Imagens do resgate de crianças feridas num bombardeamento na Síria
    2:00

    Mundo

    Os Estados Unidos acusam o regime sírio de estar a preparar um novo ataque químico e avisam Bashar al-Assad que vai pagar caro se o concretizar. No terreno, os ataques aéreos continuam a fazer vítimas civis. Da periferia de Damasco chegam imagens dramáticas do resgate de duas crianças feridas num bombardeamento.

  • Mulher atira moedas para o motor do avião por superstição

    Mundo

    As superstições levam as pessoas a fazer coisas bizarras e até, mesmo, perigosas. Este foi o caso de uma mulher chinesa que decidiu atirar moedas para o motor de um avião, para garantir boa sorte na viagem, que estava prestes a fazer. Contudo, a ação obrigou ao atraso do voo que partia de Xangai, numa companhia aérea chinesa.

  • Modelo italiana atacada com ácido volta ao trabalho

    Mundo

    Gessica Notaro, antiga concorrente do concurso Miss Itália, já regressou ao trabalho como treinadora de leões marinhos, cinco meses depois de ter sido atacada com ácido, alegadamento pelo ex-namorado, Jorge Edson Tavares. Gessica Notaro diz que quer inspirar e encorajar outras mulheres a lutar contra o assédio e o bullying nas relações.