sicnot

Perfil

Cultura

Diz-me que música ouves, dir-te-ei quem és

O gosto musical pode ser um bom indicador da forma de pensar e ser de uma pessoa, afirma um estudo científico.

Metallica é um dos grupos preferidos de pessoas com mais capacidade para a sistematização e análise.

Metallica é um dos grupos preferidos de pessoas com mais capacidade para a sistematização e análise.

REUTERS

Psicólogos da Universidade de Cambridge concluíram que as músicas que ouvimos são determinadas pela nossa personalidade, sendo que dividiram a personalidade nos dois grande grupos da teoria da empatia-sistematização, desenvolvida por Baron-Cohen.

Assim, aqueles que são mais empáticos preferem música mais melodiosa e tranquila. Aqueles com mais capacidade de sistematizar ouvem punk, heavy metal, música mais complexa em geral.

Os investigadores recrutaram 4 mil voluntários e realizaram com eles diversos testes. Os primeiros foram para determinar se tinham uma personalidade mais empática ou mais sistematizadora. Depois ouviram 50 pequenas peças de música de 26 estilos diferentes e foi-lhes pedido que dessem notas de 1 a 10.

As pessoas com níveis mais elevados de empatia, deram notas mais altas aos sons de R&B, folk, country e soft rock (baladas rock, por exemplo). E não gostaram de música mais "intensa" como punk, hard rock ou heavy metal. Como exemplo, a maioria gostou da versão de Jeff Buckley da música "Hallelujah" de Leonard Cohen.

Aquelas com tendência para ser mais analíticas, preferiram música mais "intensa", como foi o caso de "Enter Sandman", dos Metallica, e deram notas mais baixas aos sons mais "tranquilos".

O principal autor do estudo publicado na revista PLOS ONE, David Greenberg, sublinha que estas conclusões podem ser úteis para a indústria musical. "É investido muito dinheiro nos algoritmos para escolher as músicas no Spotify e na Aplle Music, por exemplo, e estas conclusões podem ser úteis para recomendações mais personalizadas".

As músicas preferidas dos dois grupos:

Empáticos

Hallelujah - Jeff Buckley
Come away with me - Norah Jones
All of me - Billie Holliday
Crazy little thing called love - Queen

Sistematizadores

Concerto in C - Antonio Vivaldi
Etude Opus 65 No 3 - Alexander Scriabin
God save the Queen - The Sex Pistols
Enter Sandman - Metallica

  • Obama diz que Guterres "tem uma reputação extraordinária"
    1:38

    Mundo

    António Guterres diz que vai trabalhar com Barack Obama e também com Donald Trump, na reforma das Nações Unidas. O futuro secretário-geral da ONU foi recebido por Obama, na Casa Branca, onde recebeu vários elogios do presidente norte-americano.

  • Mãe do guarda-redes da Chapecoense comove o Brasil
    1:37
  • Dezenas de mortos em bombardeamentos do Daesh em Mossul

    Daesh

    Dezenas de civis, entre os quais várias crianças, morreram e outros ficaram feridos em ataques de morteiro efetuados pelo grupo extremista Daesh em Mossul, disse à agência Efe o vice-comandante das forças antiterroristas iraquianas.

  • Morreu o palhaço que fazia rir as crianças de Alepo

    Mundo

    Anas al-Basha, mais conhecido como o Palhaço de Alepo, morreu esta terça-feira durante um bombardeamento aéreo na zona dominada pelos rebeldes. O funcionário público mascarava-se de palhaço para ajudar a trazer algum conforto e alegria às crianças sírias, que vivem no meio de uma guerra civil.

  • Tribunal chinês iliba jovem executado há 21 anos

    Mundo

    Nie Shubin foi fuzilado em 1995, na altura com 20 anos, depois de ter sido condenado por violação e assassinato de uma mulher, na cidade de Shijiazhuang. Agora, a justiça chinesa vem dizer que, afinal, o jovem era inocente, uma vez que não foram encontradas provas suficientes para o condenar.