sicnot

Perfil

Cultura

Diz-me que música ouves, dir-te-ei quem és

O gosto musical pode ser um bom indicador da forma de pensar e ser de uma pessoa, afirma um estudo científico.

Metallica é um dos grupos preferidos de pessoas com mais capacidade para a sistematização e análise.

Metallica é um dos grupos preferidos de pessoas com mais capacidade para a sistematização e análise.

REUTERS

Psicólogos da Universidade de Cambridge concluíram que as músicas que ouvimos são determinadas pela nossa personalidade, sendo que dividiram a personalidade nos dois grande grupos da teoria da empatia-sistematização, desenvolvida por Baron-Cohen.

Assim, aqueles que são mais empáticos preferem música mais melodiosa e tranquila. Aqueles com mais capacidade de sistematizar ouvem punk, heavy metal, música mais complexa em geral.

Os investigadores recrutaram 4 mil voluntários e realizaram com eles diversos testes. Os primeiros foram para determinar se tinham uma personalidade mais empática ou mais sistematizadora. Depois ouviram 50 pequenas peças de música de 26 estilos diferentes e foi-lhes pedido que dessem notas de 1 a 10.

As pessoas com níveis mais elevados de empatia, deram notas mais altas aos sons de R&B, folk, country e soft rock (baladas rock, por exemplo). E não gostaram de música mais "intensa" como punk, hard rock ou heavy metal. Como exemplo, a maioria gostou da versão de Jeff Buckley da música "Hallelujah" de Leonard Cohen.

Aquelas com tendência para ser mais analíticas, preferiram música mais "intensa", como foi o caso de "Enter Sandman", dos Metallica, e deram notas mais baixas aos sons mais "tranquilos".

O principal autor do estudo publicado na revista PLOS ONE, David Greenberg, sublinha que estas conclusões podem ser úteis para a indústria musical. "É investido muito dinheiro nos algoritmos para escolher as músicas no Spotify e na Aplle Music, por exemplo, e estas conclusões podem ser úteis para recomendações mais personalizadas".

As músicas preferidas dos dois grupos:

Empáticos

Hallelujah - Jeff Buckley
Come away with me - Norah Jones
All of me - Billie Holliday
Crazy little thing called love - Queen

Sistematizadores

Concerto in C - Antonio Vivaldi
Etude Opus 65 No 3 - Alexander Scriabin
God save the Queen - The Sex Pistols
Enter Sandman - Metallica

  • Tudo o que precisa saber sobre a moção de censura ao Governo

    País

    O Governo minoritário do PS enfrenta na terça-feira a sua primeira moção de censura, a 29.ª em 43 anos de democracia, mas PCP, BE e PEV já anunciaram que vai "chumbar" a iniciativa do CDS-PP. Esta é a sétima moção de censura apresentada pelo CDS-PP e a 29.ª a ser discutida na Assembleia da República. Os três partidos de esquerda que têm apoiado o executivo, PCP, BE e PEV, já anunciaram que votam contra. Com os votos do PS, a moção é chumbada.

  • Encontrado corpo de menina posta de castigo na rua pelo pai

    Mundo

    Sherin Mathews estava desaparecida desde o dia 7 de outubro. Este domingo a polícia do estado norte-americano do Texas encontrou o corpo de uma criança que acreditam ser a menina de três anos, desaparecida depois de o pai a colocar de castigo na rua, durante a madrugada.

    SIC

  • A cadela que desistiu da CIA para ir "perseguir esquilos e coelhos"

    Mundo

    Nem todos os cães têm aptidão para combater o crime. Este é o caso de Lulu, uma cadela que estava a treinar para ser agente da CIA, mas que acabou por entrar na reforma ainda durante os treinos. Através do Twitter, a agência norte-americana anunciou na semana passada que Lulu já não iria treinar mais e que tinha sido adotada pelo agente que a treinava.

    SIC

  • A história por detrás da fotografia que correu (e impressionou) o Mundo

    Mundo

    Depois dos incêndios da semana passada na Galiza, começou a circular na internet e nas redes sociais a imagem de uma cadela que alegadamente levava a sua cria carbonizada na boca. Contudo, a cadela é na verdade macho e chama-se Jacki. Esta é a história do cão que passou os dias após os fogos a recolher animais mortos para os enterrar num campo perto de uma igreja, em Coruxo, Vigo.

    SIC