sicnot

Perfil

Cultura

Festival do Burro e do Gaiteiro em Miranda do Douro

Festival do Burro e do Gaiteiro em Miranda do Douro

Termina hoje em Miranda do Douro o Festival do Burro e do Gaiteiro. Os passeios de burro, por antigos caminhos rurais, são o ponto alto do encontro que junta visitantes portugueses e espanhóis.

  • Hoje é Dia Internacional do Burro
    4:17

    País

    Neste Dia Internacional do Burro, prestamos homenagem à primeira raça asinina verdadeiramente portuguesa. O burro de Miranda foi, durante muitos anos, uma ajuda importante dos agricultores no trabalho do campo. A mecanização da agricultura e o envelhecimento das aldeias ameaçou de extinção esta raça, que entretanto se tornou numa raça protegida.

  • Burros & Artes nos caminhos de Aljezur
    3:58

    Olha a SIC

    Os burros são a atração principal de Vale das Amoreiras, uma quinta perto de Aljezur. Uma alemã criou, há 5 anos, um projeto turístico e pedagógico dedicado àqueles animais. As crianças podem dar passeios de burro e aprender a fazer olaria na quinta. Por instantes, os repórteres da SIC trocaram os cavalos da pão de forma do Olha a SIC por outros amigos.

  • Avião da Qatar Airways aterrou na Base das Lajes devido a emergência médica

    País

    Três passageiros de um voo da companhia aérea Qatar Airways, que teve de aterrar este domingo na Terceira, nos Açores, foram assistidos no Hospital de Santo Espírito, naquela ilha. Fonte da Proteção Civil dos Açores disse que se tratou "de uma aterragem de emergência médica", depois de um passageiro se ter "sentido mal", após "alguma turbulência".

  • O último adeus a Fidel Castro
    1:59

    Fidel Castro 1926-2016

    O funeral de Fidel Castro realiza-se hoje em Santiago de Cuba, berço da revolução, numa cerimónia que encerra os nove dias de luto decretados após a morte do ex-Presidente a 25 de novembro, aos 90 anos.

  • Autarca e duas jornalistas mortas a tiro na Finlândia 

    Mundo

    A presidente da Câmara de Imatra, na Finlândia, e duas jornalistas foram mortas a tiro na noite passada, na pequena cidade do sudeste do país. O incidente aconteceu junto a um restaurante e a polícia chegou ao local pouco depois dos disparos. Um suspeito de 23 anos já foi detido.