Novo álbum de Mariza "Mundo" sai a 9 de outubro e é produzido pro Javier Limón
27.07.2015 19h37
O novo álbum de Mariza, "Mundo", é produzido por Javier Limón, que já produzira o álbum "Terra", de 2008, e inclui temas de Jorge Fernando, Paulo Abreu Lima, Tiago Machado e Rui Veloso, entre outros.

(Arquivo)
© Jose Manuel Ribeiro / Reuters
Em comunicado, a discográfica Warner Music afirma que o álbum, com edição mundial no dia 09 de outubro, é constituído por 14 temas, dois deles do repertório de Amália Rodrigues, "Maldição", de Armando Vieira Pinto, na melodia do Fado Cravo, de Alfredo Marceneiro, e "Anda sol na minha rua", de David Mourão-Ferreira e José Fontes Rocha.
Esta não é única recriação da intérprete, que gravou o tango "Caprichosa", de Froilán Aguilar, uma criação Carlos Gardel.
Jorge Fernando, de quem Mariza já gravou entre outros, "Chuva", assina a letra e música de dois temas, "Paixão" e "Sombra".
De Paulo Abreu Lima, Mariza gravou "Missangas" e "Meu amor pequenino", musicados respetivamente por Paulo de Carvalho e Rui Veloso, companheiros de anteriores álbuns da criadora de "Ó gente da minha terra".
Outro dos autores é Pedro Silva Martins, dos Deolinda, que assina, com Luís José Martins, "Saudade solta".
Segundo a discográfica, o novo álbum de Mariza "é um disco de viagens, em viagem; que vai do Cabo Verde de 'Padoce de céu azul' [de Vlu] ao flamenco de 'Adeus', poema de Cabral de Nascimento, musicado pelo guitarrista Pedro Jóia, passando pelo tango revisitado de 'Caprichosa'".
Segundo a mesma fonte, o álbum "'Mundo' não esquece o fado onde tudo começou. Mariza é fadista, e isso nunca a abandonará, mas o Fado, parafraseando uma frase célebre, é quando um homem quiser. No caso, fado é o que Mariza quiser que ele seja, porque está lá sempre".
Neste CD a intérprete é acompanhada por uma panóplia de músicos, nomeadamente José Manuel Neto, na guitarra portuguesa, Pedro Jóia, na viola, Charlie Mendes, na viola baixo, Alfonso Pérez, no piano e teclas, Israel Suárez "Piraña", na bateria e percussão, Joel Pina, na viola baixo, e Carlos Leitão, na viola, nos temas amalianos, "Maldição" e "Anda o sol na minha rua", Rui Veloso, ao piano, em "Meu amor pequenino", e, ainda, o produtor Javier Limón, na guitarra flamenca, em "Alma", um tema assinado por si.
Mariza não gravava um álbum de estúdio há cinco anos e, do alinhamento de "Mundo", este seu sexto álbum de estúdio, fazem ainda parte "Rio de mágoa" (Rosa Lobato Faria/Mário Pacheco), que abre o CD, "Melhor de mim" (AC Firmino/Tiago Machado), e "Sem ti" (Miguel Gameiro).
Mariza estreou-se discograficamente em 2001 com "Fado em mim". Ao longo de 14 anos de carreira vendeu mais de um milhão de discos, e, além dos álbuns de estúdio, tem um gravado ao vivo, "Concerto em Lisboa", o duplo "Best of" e dois DVD, com os concertos nos jardins da Torre de Belém, em Lisboa, e na Union Chapel, em Londres.
Mariza apresenta o novo álbum nos dias 26 e 27 de novembro, no Coliseu do Porto, e a 07 de dezembro, no Meo Arena, em Lisboa.
Entre outubro e novembro, a fadista tem já agendados 18 espetáculos, designadamente na Suécia, Estados Unidos, Canadá, Suíça, Áustria, Luxemburgo e Alemanha.
Lusa
Na Homepage
-
-
Parlamento chumba todas as recomendações sobre Programa de Estabilidade
26.04.2018 às 17h42
- 2:35
Turistas chegam a esperar 2 horas no controlo de passaporte do Aeroporto de Lisboa
Chegar ao Aeroporto de Lisboa pode ser uma dor de cabeça para centenas de passageiros. A espera para o controlo de passaporte chegou a ultrapassar as duas horas nos meses de fevereiro e março. Manuela Niza, do Sindicato dos Funcionários do Serviços de Estrangeiros e Fronteiras, diz que têm sido contratados inspetores que depois são desviados para outros serviços.
26.04.2018 às 13h07
- 2:26
Conselho de Procriação Medicamente Assistida faz duras críticas ao veto do Tribunal Constitucional
O Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida diz que a decisão do Tribunal Constitucional sobre as barrigas de aluguer prejudica famílias e vai afastar os dadores. Já os juízes argumentam que é preciso esclarecer normas fundamentais.
26.04.2018 às 15h08
-
Hasta pública de madeira ardida rendeu 2,85 milhões de euros
Mais de meia centena de lotes de madeira ardida proveniente de matas nacionais e perímetros florestais geridos pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) foram esta quinta-feira vendidos por 2,85 milhões de euros, numa hasta pública em Viseu.
26.04.2018 às 15h42
-
Dois pescadores assistidos na praia de Cortegaça depois de barco ter virado
26.04.2018 às 15h45
-
- 1:40
"Dinheiro gasto em contentores dava para construir outro hospital" no Porto
A bastonária dos Enfermeiros pede uma investigação aos contratos de contentores no Hospital de São João, no Porto. Ana Rita Cavaco diz que os "milhares de euros" já gastos na contratação e manutenção dos contentores da Pediatria e outros serviços do centro Hospitalar de São João davam para construir um novo hospital. E levanta ainda a suspeita sobre a empresa contratada.
26.04.2018 às 13h37
- 1:28
Governo oferece férias aos portugueses com mais de 55 anos e baixos rendimentos
O Governo lançou esta quinta-feira um programa de turismo sénior destinado a portugueses com mais de 55 anos e baixos rendimentos que se podem candidatar a férias em época baixa no interior do país, com foco nas zonas afetadas pelos incêndios.
26.04.2018 às 13h24
- 0:52
-
Pai do bebé Alfie quer levar filho para casa
O pai do bebé britânico Alfie Evans, que tem uma doença neurológica degenerativa, disse esta quinta-feira que planeia encontrar-se com médicos para discutir a possibilidade de levar o filho do hospital para casa.
26.04.2018 às 17h06
-
-
Trump evocou "três ou quatro datas" possíveis para encontro com Kim Jong-un
26.04.2018 às 15h12
-
BCE deixa taxas de juro inalteradas e mantém programa de compra de ativos
O Banco Central Europeu (BCE) decidiu hoje deixar as taxas de juro inalteradas e manter o programa de compra de ativos a um ritmo de 30 mil milhões de euros mensais até finais de setembro.
26.04.2018 às 13h26
-
Deputados britânicos acusam Facebook de ameaçar jornal The Guardian
Deputados do Parlamento britânico acusaram esta quinta-feira a rede social Facebook de ter "assediado e ameaçado" o jornal The Guardian, que publicou o escândalo do acesso indevido da empresa Cambridge Analytica a dados de 87 milhões de utilizadores desta plataforma.
26.04.2018 às 15h11
-
-
Operação contra pornografia infantil e pedofilia em sete Estados brasileiros
26.04.2018 às 16h28
-