sicnot

Perfil

Cultura

"As Mil e Uma Noites" de Miguel Gomes ganha prémio em festival de cinema na Polónia

O filme "As Mil e Uma Noites", do realizador português Miguel Gomes, ganhou o prémio da crítica num festival de cinema da Polónia, foi hoje anunciado.

O Som e a Fúria

"As Mil e Uma Noites" ganhou o Prémio da Crítica no 15.º T-Mobile New Horizons International Film Festival, que decorreu em Wroclaw, na Polónia, entre 23 de julho e hoje.

O prémio da FIPRESCI, associação internacional de críticos de cinema, foi anunciado na noite de sábado, durante a cerimónia de entrega de prémios do festival.

A trilogia do realizador português já tinha sido premiada em junho, no 62.º Sydney Film Festival, com o primeiro prémio da seleção oficial.

Desde a sua estreia internacional na Quinzena dos Realizadores, em Cannes, a obra esteve presente em festivais na Alemanha, Finlândia, República Checa, Israel, Marselha, Vila do Conde e Nova Zelândia.

Nos próximos meses, o filme "As Mil e Uma Noites" será apresentado no Japão, no Hiroshima International Film Festival, nos EUA, no New York Film Festival, e no Chile, no Festival Internacional de Cinema de Valdivia.

A distribuidora norte-americana Kino Lober anunciou esta semana que o filme irá estrear-se nos Estados Unidos em dezembro deste ano.

Em Portugal, o primeiro filme da trilogia, "O Inquieto", irá estrear-se nas salas a 27 de agosto, seguindo-se "O Desolado", a 24 de setembro, e, finalmente, "O Encantado", a 01 de outubro.

Lusa

  • Avioneta despenha-se em centro comercial de Melbourne

    Mundo

    Uma avioneta com cinco pessoas a bordo caiu num centro comercial perto do aeroporto de Essendon em Melbourne, capital da Austrália. Segundo a polícia do estado de Vitória tratava-se de um voo charter com destino a King Island, situada entre a parte continental da Austrália e a ilha da Tasmânia.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • China descobre nova mutação do vírus H7N9

    Mundo

    A China descobriu uma nova mutação do vírus H7N9, considerada a mais mortífera das estirpes que causam a gripe das aves, sobretudo para aves vivas, não representando nova ameaça para os seres-humanos, informou hoje a imprensa estatal.

  • Os ensaios para a maior festa do ano
    1:16

    Mundo

    Em contagem decrescente para o Carnaval, no Rio de Janeiro, já começaram os ensaios para a maior festa do ano. A noite de testes na avenida Marquês de Sapucaí conta com desfiles gratuitos.