sicnot

Perfil

Cultura

Carmen Miranda morreu há 60 anos

A cantora Carmen Miranda, natural de Marco de Canavezes, e que marcou a cultura brasileira, morreu há precisamente 60 anos.

Nascida em Marco de Canaveses em 1909, a cantora deixou Portugal com apenas 10 meses de vida, rumo ao Rio de Janeiro, onde se tornou símbolo internacional da cultura brasileira. (Arquivo)

Nascida em Marco de Canaveses em 1909, a cantora deixou Portugal com apenas 10 meses de vida, rumo ao Rio de Janeiro, onde se tornou símbolo internacional da cultura brasileira. (Arquivo)

SILVIA IZQUIERDO

Nascida em Marco de Canaveses em 1909, a cantora deixou Portugal com apenas 10 meses de vida, rumo ao Rio de Janeiro, onde se tornou símbolo internacional da cultura brasileira.

Conhecida pelo chapéu exuberante e uma voz inconfundível, Carmen Miranda conviveu de perto com a cultura portuguesa e, no início da carreira, chegou a cantar fado, mas deixou-se contagiar pelos rítmos brasileiros.

Carmen Miranda criou uma indentidade própria e até inventou as sandálias de plataforma, para disfarçar a baixa estatura em palco da artista, também conhecida de "A pequena notável".

Tema de várias teses de mestrado e doutoramento, há oito biografias da cantora que marcou a cultura popular brasileira, em plena II Guerra Mundial.

Carmen Miranda morreu a 5 de agosto de 1955, em Beverly Hills, na Califórnia, Estados Unidos, vítima de enfarte.

  • Tudo isto circula na internet. Nada disto é verdade
    3:12
  • Peso dos salários na economia diminuiu
    2:34

    Economia

    Portugal é dos países onde o peso dos salários na economia mais diminuiu. Ou seja, os salários portugueses foram dos mais encolheram com a crise. A conclusão é da Organização Internacional do Trabalho que sublinha as implicações negativas ao nível social e económico.

  • Presidente do Montepio tranquiliza clientes do banco
    1:58

    Economia

    O presidente do Montepio garante que os clientes do banco podem estar seguros e reafirma que a instituição não tem qualquer exposição à Associação Mutualista. No programa da SIC Notícias Negócios da Semana, José Félix Morgado assumiu que é preciso separar ainda mais as duas instituições.

  • Inaugurado Ikea de Loulé
    3:51

    Economia

    Centenas de pessoas aguardavam à porta do Ikea de Loulé para a inauguração da nova loja no Algarve, uma semana depois do acidente que matou uma trabalhadora. A cerimónia decorreu de forma sóbria, ainda que com alguma pompa e circunstância.

  • Descoberta nova espécie de tiranossauro

    Mundo

    Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.