sicnot

Perfil

Cultura

Idas ao cinema em julho aumentaram quase 50 por cento em relação a 2014

As idas ao cinema em julho aumentaram 48,4 por cento, comparando com o mesmo mês de 2014, somando mais de 1,4 milhões de espectadores, segundo dados estatísticos do Instituto do Cinema e Audiovisual.

© Agencja Gazeta / Reuters

A receita bruta de bilheteira no mês passado cresceu 41,6 por cento, em relação a julho de 2014, subindo de 4,9 milhões de euros para 7,2 milhões de euros.

No total, este ano, as salas de cinema registaram oito milhões de espectadores e 7,2 milhões de euros de receita, o que significa um aumento de mais de vinte por cento se se comparar com o mesmo período de 2014 (de janeiro a julho).

Com exceção de janeiro, todos os meses deste ano registaram aumento de espectadores e receitas face ao mesmo período de 2014, por conta dos resultados de bilheteira de filmes como "Velocidade furiosa 7", "As 50 sombras de Grey" e "Divertida-mente", os mais vistos.

Como estreou no final de julho, a comédia "O pátio das cantigas", de Leonel Vieira, ainda entra na estatística anterior a agosto, colocando-o como o filme português mais visto este ano.

Lusa

  • Rui Vitória não espera facilidades frente ao Tondela
    1:34

    Desporto

    O líder do campeonato, o Benfica, recebe este domingo o último classificado, o Tondela. Na conferência de antevisão do encontro, Rui Vitória afirmou que não espera facilidades. O treinador do Benfica falou ainda de Sebastian Coates.

  • Advogados de Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático
    2:13

    Operação Marquês

    Os advogados de José Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático e garantem que o antigo primeiro-ministro nunca favoreceu Ricardo Salgado ou o Grupo Espirito Santo. Segundo o Expresso, o presidente da Escom, Helder Bataglia, terá admitido que Ricardo Salgado utilizou uma conta bancária do empresário, na Suíça, para passar 12 milhões de euros a Carlos Santos Silva, alegadamente para o amigo José Sócrates.

  • Marine Le Pen diz que Brexit terá efeito dominó na UE
    0:39

    Brexit

    Marine Le Pen diz que o Brexit vai ter um efeito dominó na União Europeia. Durante um congresso da extrema-direita, a líder da Frente Nacional francesa afirmou que a Europa vai despertar este ano em que estão marcadas eleições em vários países, como a Alemanha e a Holanda.