sicnot

Perfil

Cultura

Idas ao cinema em julho aumentaram quase 50 por cento em relação a 2014

As idas ao cinema em julho aumentaram 48,4 por cento, comparando com o mesmo mês de 2014, somando mais de 1,4 milhões de espectadores, segundo dados estatísticos do Instituto do Cinema e Audiovisual.

© Agencja Gazeta / Reuters

A receita bruta de bilheteira no mês passado cresceu 41,6 por cento, em relação a julho de 2014, subindo de 4,9 milhões de euros para 7,2 milhões de euros.

No total, este ano, as salas de cinema registaram oito milhões de espectadores e 7,2 milhões de euros de receita, o que significa um aumento de mais de vinte por cento se se comparar com o mesmo período de 2014 (de janeiro a julho).

Com exceção de janeiro, todos os meses deste ano registaram aumento de espectadores e receitas face ao mesmo período de 2014, por conta dos resultados de bilheteira de filmes como "Velocidade furiosa 7", "As 50 sombras de Grey" e "Divertida-mente", os mais vistos.

Como estreou no final de julho, a comédia "O pátio das cantigas", de Leonel Vieira, ainda entra na estatística anterior a agosto, colocando-o como o filme português mais visto este ano.

Lusa

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.