sicnot

Perfil

Cultura

"Cosmos", produzido por Paulo Branco, vence Leopardo para Melhor Realização em Locarno

O filme "Cosmos", do polaco Andrzej Zulawski, produzido por Paulo Branco e rodado em Portugal, com atores portugueses, entre os quais Victoria Guerra, conquistou hoje o Leopardo para Melhor Realização no Festival de Locarno, informou fonte oficial.

URS FLUEELER

"Cosmos", uma "comédia metafísica" - como lhe chamou o crítico do Hollywood Reporter -, baseada no romance homónimo de Witold Gobrowicz, assinala o regresso de Andrzej Zulawski ao cinema, após 15 anos sem filmar, foi um dos dois filmes portugueses que competiu no Festival de Cinema de Locarno (Suíça), que terminou hoje com a entrega de prémios.

"Maria do Mar", de João Rosas, uma curta-metragem de ficção, com que o realizador foi premiado em julho, no festival de Curtas de Vila do Conde, foi outro dos filmes portugueses em competição, na secção novos realizadores.

O filme gira em torno de Nicolau, um adolescente em férias, com os amigos do irmão mais velho.

Fora de competição, Locarno contou ainda com três outros filmes de produção portuguesa: "A glória de fazer cinema em Portugal", de Manuel Mozos, "Undisclosed Recipients", de Sandro Aguilar, e "Noite sem distância", do espanhol Lois Patiño.

Lusa

  • "Cada drama, cada problema, cada testemunho, impressiona muito"
    1:55
  • Clínica veterinária em Tondela recebeu dezenas de animais feridos nos fogos
    2:57
  • Temperaturas sobem até ao final do mês
    1:09

    País

    O tempo não dá tréguas e, até ao final do mês, as temperaturas vão atingir valores acima do normal para esta época do ano. As temperaturas máximas vão subir entre os 25 e os 32 graus. O risco de incêndio aumenta a partir desta segunda-feira em todo o país e os meios aéreos, viaturas, operacionais e equipas de patrulha vão ser reforçados.

  • Maioria das praias do Algarve já não tem nadador-salvador
    2:19

    País

    A lei não obrigada os concessionários a garantir o serviço e, por isso, a esmagadora maioria das praias do Algarve está sem vigilância desde 30 de setembro. Ainda assim, os areais vão atraindo milhares de banhistas com as temperaturas altas que ainda se fazem sentir. Um nadador-salvador recomenda os banhistas a não nadar e, em dias de ondulação, evitar caminhadas à beira-mar.

  • Parlamento catalão vai responder à ativação do artigo 155
    1:54
  • A história por detrás da fotografia que correu (e impressionou) o Mundo

    Mundo

    Depois dos incêndios da semana passada na Galiza, começou a circular na internet e nas redes sociais a imagem de uma cadela que alegadamente levava a sua cria carbonizada na boca. Contudo, a cadela é na verdade macho e chama-se Jacki. Esta é a história do cão que passou os dias após os fogos a recolher animais mortos para os enterrar num campo perto de uma igreja, em Coruxo, Vigo.

    SIC

  • Quando o cão de Macron fez chichi no gabinete do Presidente francês
    0:31