sicnot

Perfil

Cultura

"Cosmos", produzido por Paulo Branco, vence Leopardo para Melhor Realização em Locarno

O filme "Cosmos", do polaco Andrzej Zulawski, produzido por Paulo Branco e rodado em Portugal, com atores portugueses, entre os quais Victoria Guerra, conquistou hoje o Leopardo para Melhor Realização no Festival de Locarno, informou fonte oficial.

URS FLUEELER

"Cosmos", uma "comédia metafísica" - como lhe chamou o crítico do Hollywood Reporter -, baseada no romance homónimo de Witold Gobrowicz, assinala o regresso de Andrzej Zulawski ao cinema, após 15 anos sem filmar, foi um dos dois filmes portugueses que competiu no Festival de Cinema de Locarno (Suíça), que terminou hoje com a entrega de prémios.

"Maria do Mar", de João Rosas, uma curta-metragem de ficção, com que o realizador foi premiado em julho, no festival de Curtas de Vila do Conde, foi outro dos filmes portugueses em competição, na secção novos realizadores.

O filme gira em torno de Nicolau, um adolescente em férias, com os amigos do irmão mais velho.

Fora de competição, Locarno contou ainda com três outros filmes de produção portuguesa: "A glória de fazer cinema em Portugal", de Manuel Mozos, "Undisclosed Recipients", de Sandro Aguilar, e "Noite sem distância", do espanhol Lois Patiño.

Lusa

  • BE diz que é urgente preparar o país para a saída do euro
    1:10

    País

    Catarina Martins diz que é urgente preparar o país para o cenário de saída do euro. No final da reunião da mesa nacional do Bloco de Esquerda, a coordenadora do partido criticou o encontro de líderes europeus em Roma e disse ainda que a Europa da convergência chegou ao fim.

  • "Mais UE não significa mais Europa"
    0:50

    País

    O secretário-geral do PCP insiste nas críticas à União Europeia. Um dia depois da comemoração dos 60 anos do Tratado de Roma, Jerónimo de Sousa defendeu, no Seixal, que o modelo europeu está esgotado e prejudica vários países, incluindo Portugal.

  • Aplicação WhatsApp acusada de permitir conversas secretas entre terroristas
    1:45
  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
    Perdidos e Achados

    Perdidos e Achados

    SÁBADO NO JORNAL DA NOITE

    O Perdidos e Achados foi conhecer como eram as férias de outros tempos. Quando o Estado Novo controlava o lazer dos trabalhadores e criava a ilusão de um país exemplar. Na Costa de Caparica, onde é hoje o complexo do INATEL estava instalada a maior colónia de férias do país, chamava-se "Um Lugar ao Sol".