Guitarrista Pedro Jóia atua pela primeira vez na China
15.08.2015 11h32
O músico Pedro Jóia estreia-se na China, na próxima semana, onde atua no 8.º Festival Juvenil de Artes, em Pequim, anunciou a Fundação Oriente.
O guitarrista Pedro Jóia apresenta-se em trio, com o baixista Norton Daiello e o acordeonista João Frade, nos dias 21 e 22 de agosto.
"Com uma carreira profundamente marcada pela música popular ibérica, Pedro Jóia apresenta uma abordagem inovadora que conjuga fado e flamenco, combinada com a tradição do folclore português", afirma em comunicado a Fundação.
Segundo a mesma fonte, "além de apresentar composições próprias, o alinhamento destes concertos inclui alguns dos mais reconhecidos compositores de fado e música tradicional portuguesa e latina, como Armandinho, Paco de Lucia e Carlos Gardel".
O guitarrista Pedro Jóia atua na capital chinesa, no âmbito de um protocolo estabelecido entre a Fundação Oriente e a China International Culture Association.
O programa que será apresentado pelo músico inclui, entre outras, as peças "Tríptico Carlos Paredes", de Carlos Paredes, "Variações em fado menor", de Pedro Jóia, "Maldito fado", de Armandinho, "Ícaro", de Jóia, "Meditando/Fado Lopes", de Armandinho, "Entre dos águas", de Paco de Lucia.
Pedro Jóia, distinguido em 2008 com o Prémio Carlos Paredes, tem editados, entre outros, os álbuns "Guadiano" (1996), "Sueste" (1999), "Variações sobre Paredes" (2001), "Jacarandá" (2003), disco em que reuniu artistas brasileiros como Ney Matogrosso, Elba Ramalho, Daniela Mercury, Zeca Baleiro e Zélia Duncan, entre outros, e "À espera de Armandinho", que lhe valeu o galardão.
Do currículo de Pedro Jóia, desde o início da sua formação em guitarra flamenca, destaca-se a direção musical de projetos diversificados, a composição para teatro e a participação em festivais de música e concertos em várias partes do globo -- Cabo Verde, Macau, Marrocos, República Checa, Índia, Brasil, Moçambique, Angola, Costa do Marfim, Finlândia, Holanda, Estados Unidos, Andorra.
Recentemente, realizou um projeto com o fadista Ricardo Ribeiro, que incluiu a interpretação de fados, temas do folclore raiano, tangos e canções flamencas.
O músico é um dos compositores que fazem parte do novo trabalho de Mariza, "Mundo", a editar no próximo dia 09 de outubro.
Lusa
Relacionados
-
Resistência regressam aos estúdios com o disco "Horizonte"
Os Resistência regressaram aos estúdios, 22 anos após a gravação de "Mano a Mano," para fazerem um novo disco. "Horizonte" vai ser apresentado ao vivo no dia 17 de dezembro no teatro Tivoli BBVA, em Lisboa.
- 1:53
"Resistência" voltou a reunir-se para assinalar 20 anos do lançamento do projeto
Numa altura em que completam 20 anos, os "Resistência" decidiram voltar aos palcos. Depois do Campo Pequeno, em Lisboa, este sábado tocaram em Guimarães.
Na Homepage
- 0:54
Jesus fala em domínio do Sporting, Jorge Simão critica penálti
No final do jogo, o treinador do Boavista disse não compreender o penálti que decidiu o jogo a favor do Sporting. Jorge Jesus discordou da análise de Jorge Simão e lembrou que o Boavista não acertou um remate na baliza de Rui Patrício.
22.04.2018 às 23h45
- 1:57
- 0:53
- 0:46
Cão parcialmente cego e surdo salva criança na Austrália
Na Austrália, uma história está a emocionar o mundo. Um cão parcialmente cego e surdo salvou, na semana passada, uma criança de 3 anos que estava desaparecida.
22.04.2018 às 16h50
- 0:35
- 0:55
- 3:09
Foi multada porque avisou polícia sobre despejo de lixo na rua
Em Carnaxide, uma mulher apresentou queixa por causa do despejo de monos na rua. Até aqui tudo bem, inclusive quando a polícia dá início ao processo. O problema surge quando a multa é passada a quem se queixou e o caso se arrasta em tribunal.
22.04.2018 às 21h15
- 5:29
- 3:42
Vaca algarvia em risco de extinção
É uma corrida contra o tempo e o risco iminente de extinção. Numa altura em que são conhecidos apenas cinco exemplares da raça bovina algarvia, a inseminação artificial parece ser a única forma de evitar o desaparecimento completo de uma raça que foi desaparecendo com as mudanças na agricultura.
22.04.2018 às 17h38