sicnot

Perfil

Cultura

Atelier português selecionado para a 1ª Bienal de Arquitetura de Chicago

O Fala Atelier, do Porto, está entre os 40 participantes internacionais selecionados para apresentar trabalhos, na primeira Bienal de Arquitetura de Chicago, a realizar-se de 03 de outubro a 03 de janeiro de 2016, naquela cidade norte-americana.

Kiichiro Sato

De acordo com o sítio na internet da Ordem dos Arquitetos, em Lisboa, a exposição da Bienal de Arquitetura vai distribuir-se entre o Chicago Cultural Center e outros espaços da cidade.

A lista de 40 ateliers selecionados, incluindo o português Fala Atelier, foi escolhida pelos diretores do evento, Joseph Grima e Sarah Herda, com a colaboração de um conselho consultivo formado por Frank Gehry, David Adjaye, Elizabeth Diller, Jeanne Gang, Sylvia Lavin, Hans Ulrich Obrist, Peter Palumbo e Stanley Tigerman.

O Fala Atelier foi criado em 2013, no Porto, pelos arquitetos Filipe Magalhães, Ana Luísa Soares e Ahmed Belkhodja.

Na Bienal de Chicago, cada atelier participante fará ainda parte da discussão sobre "O Estado da Arte da Arquitetura" ("The State of the Art of Architecture").

"O nosso objetivo é criar uma exposição e um programa público que seja significativo, tanto para o público como para os profissionais da arquitetura", escreve a diretora Sarah Herda, num texto sobre a primeira bienal de arquitetura da cidade, onde foi construído o primeiro arranha-céus moderno do mundo.

Outro dos objetivos é apresentar projetos e visões de arquitetos que têm trabalhado em condições culturais, sociais e económicas radicalmente diferentes, de países como o Equador, Reino Unido, Tailândia, Grécia, Bélgica, Japão, México, Dinamarca, Espanha, Indonésia, Colômbia, França, África do Sul, Alemanha e Coreia.

Lusa

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • Obama diz que não fica em silêncio se os valores do país forem ameaçados
    2:26
  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..