sicnot

Perfil

Cultura

Novo romance de Harper Lee "Vai e põe uma sentinela" a 21 de outubro em Portugal

O novo romance da escritora norte-americana Harper Lee vai estar à venda em Portugal a partir de 21 de outubro, com o título "Vai e põe uma sentinela", revelou hoje à agência Lusa fonte da Editorial Presença.

© Neil Hall / Reuters

De acordo com a mesma fonte, este segundo romance da autora de "Matar a cotovia" que deu a Harper Lee o Prémio Pulitzer em 1961, estará à venda a partir dessa data em simultâneo em todas as livrarias, físicas e ´online´, e grandes superfícies.

Inserido na coleção Grandes Narrativas da Editorial Presença, o livro - traduzido para o português por Isabel Nunes e Helena Sobral - volta ao personagem principal, Jean Louise Finch, que viaja para Maycomb, a sua cidade natal no Alabama, Estados Unidos, para visitar o pai, Atticus.

A ação de "Vai e põe uma sentinela" decorre durante o turbulento período de meados da década de 1950, quando a nação está dividida em torno das questões raciais.

É então que Jean Louise Finch descobre verdades perturbadoras acerca da família, da cidade e das pessoas de quem gosta, levando-a a um confronto com valores, princípios, e problemas de ordem pessoal e política.

Escrito antes de "Matar a cotovia", o romance inédito de Harper Lee, 88 anos, apresenta muitos dos mesmos personagens desse primeiro romance, mas vinte anos mais velhos.

O manuscrito tinha sido dado como perdido, mas "Go set a watchman" - no original - foi descoberto no ano passado e publicado em inglês a 14 de julho deste ano, ocupando os 1º lugares dos tops nos Estados Unidos e em Inglaterra, indicou a Presença.

Harper Lee nasceu em 1926 em Monroeville, no Alabama, frequentou o Huntingdon College e estudou Direito na Universidade do Alabama.

"Matar a cotovia" - do qual já foram vendidos mais de 30 milhões de exemplares em todo o mundo - foi eleito o Melhor Romance do Século pelo Library Journal, em 1999.

A autora norte-americana foi distinguida com a Medalha Presidencial para a Liberdade, em 1999, pelo seu contributo prestado à literatura.

A Editorial Presença indicou ainda à Lusa que "publicará oportunamente a versão ´ebook´ do livro "Matar a cotovia".

Lusa

  • Carro que atropelou adepto encontrado na casa de um amigo do suspeito
    2:18

    Desporto

    O carro que terá atropelado o adepto italiano que morreu junto ao Estádio da Luz foi encontrado esta terça-feira, numa garagem na Amadora, na casa de um amigo do suspeito. Trata-se de um homem na casa dos 30 anos que pertence à claque No Name boys e é agora procurado pela Polícia Judiciária.

  • Os filhos do divórcio
    20:50
  • Será que lavar em lavandarias self-service compensa?
    8:21
  • A SIC foi dar uma volta de bicicleta

    País

    Há 90 anos, cerca de 40 ciclistas partiam do Marquês de Pombal, em Lisboa, para a primeira etapa da 1.ª Volta a Portugal de Bicicleta. Hoje, um grupo de investigadores repete o percurso, até Setúbal, dando início a uma viagem que pretende incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia. Um jornalista da SIC segue no pelotão e pode acompanhar a viagem em direto no Facebook da SIC Notícias.

    SIC

  • Avião divergiu para as Lajes devido a discussão a bordo

    País

    Um avião da companhia aérea British Airways divergiu hoje para o aeroporto das Lajes, na ilha Terceira, nos Açores, devido a uma discussão a bordo entre um casal de passageiros e a tripulação, informou hoje a Força Aérea Portuguesa.

  • Web Summit inaugura primeiro escritório fora da Irlanda em Lisboa
    1:58

    Web Summit

    A Web Summit inaugurou em Lisboa o primeiro escritório fora da Irlanda, que vai dar emprego a 20 pessoas, algumas portuguesas. O próximo objectivo é alargar eventos a outros pontos do país. A conferência internacional regressa a Lisboa entre 6 e 9 de novembro e, a organização espera ter 60 mil participantes.

  • Ivanka Trump vaiada por defender o pai durante debate sobre igualdade de género
    1:51

    Mundo

    Com o propósito de criar pontes com Donald Trump, a chanceler alemã Angela Merkel convidou a filha mais velha do Presidente norte-americano para participar numa cimeira. No entanto as coisas não correram muito bem e Ivanka Trump foi vaiada pela audiência por ter defendido o pai quando o assunto era a igualdade de género. 

  • Irmã da mulher mais pesada do mundo acusa hospital de mentir

    Mundo

    A irmã da mulher egípcia que se acreditava ser a mais pesada do mundo acusou os médicos de mentirem acerca da sua perda de peso. No entanto, o hospital que realizou a cirurgia bariátrica já respondeu às acusações, defendendo que a mulher pesa agora 172 quilos.