sicnot

Perfil

Cultura

Teatro Nacional D.Maria II dá "Entrada Livre" ao público de sexta a domingo

O Teatro Nacional D. Maria II (TNDM), em Lisboa, vai dar "Entrada Livre" ao público entre sexta-feira e domingo, com bilhetes gratuitos e uma programação de exposições, música, leituras e concertos.

(DR)

(DR)

Esta iniciativa, segundo o Teatro Nacional, visa celebrar o início da temporada 2015/16 com o novo projeto liderado por Tiago Rodrigues, encenador e autor que assumiu este ano a direção artística em conjunto com Miguel Honrado como presidente do Conselho de Administração.

Nesses dias está prevista a apresentação de quatro espetáculos em estreia absoluta nas salas Estúdio e Garrett, assim como teatro para a infância, exposições, lançamentos de livros e uma homenagem à atriz Eunice Muñoz, de 86 anos.

Em redor do teatro haverá ainda concertos de músicos e DJs, a primeira edição da Feira do Livro de Teatro, leituras encenadas e, em colaboração com o Festival Todos, o regresso do Teatro das Compras, com uma série de espetáculos apresentados em lojas históricas do centro de Lisboa.

Na sexta-feira é apresentada a peça "Ifigénia", às 21:00, no sábado "Agamémnon", às 21:00, e "Electra" no domingo, às 16:00, todas em estreia absoluta e criadas por Tiago Rodrigues.

Com esta iniciativa, integrada no programa Lisboa na Rua, promovido pela Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC), o teatro pretende criar "um momento simbólico de abertura ao público, aos artistas, à cidade e ao país".

A entrada nos espetáculos é feita mediante levantamento de bilhetes na bilheteira do D. Maria II, a partir das 13:00, para as sessões do próprio dia, com limite de dois bilhetes por pessoa, para uma atividade à escolha, sujeito à lotação disponível.

Lusa

  • Passos explica porque se irritou com Costa
    0:42

    Economia

    Depois das imagens em que surgiu visivelmente irritado com António Costa, no último debate quinzenal, Passos Coelho veio agora explicar porquê. Na discussão com o primeiro-ministro, o líder do PSD não gostou que Costa tivesse insinuado que a fuga de 10 mil milhões de euros para offshores tenha ocorrido por inação do Governo anterior.

  • Ferro Rodrigues desvaloriza críticas do CDS
    3:24

    Caso CGD

    Marcelo Rebelo de Sousa fez questão de receber em público Ferro Rodrigues antes de um almoço com o presidente da Assembleia da República. O Presidente também recebeu a representante do CDS-PP, Assunção Cristas, que foi apresentar queixa de Ferro Rodrigues e da maioria de esqueda em relação à comissão de inquérito da Caixa Geral de Depósitos. Ferro Rodrigues desvalorizou as críticas.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Regime de Pyongyang nega envolvimento na morte de Kim Jong-nam 
    1:53

    Mundo

    A polícia da Malásia diz que o irmão do líder da Coreia do Norte foi morto com uma arma química. Os investigadores encontraram vestígios de gás VX no corpo de Kim Jong-nam, um gás letal proibido pelas convenções internacionais. O Governo da Coreia do Sul pediu esta sexta-feira ao regime de Pyongyang que admita que está por detrás da morte de Kim Jong-nam mas o mesmo já veio negar o envolvimento no assassinato.