sicnot

Perfil

Cultura

"O Encantado", último filme da da trilogia de Miguel Gomes, estreia a 8 de outubro

O filme "O Encantado", terceiro volume da trilogia "As mil e uma noites" de Miguel Gomes, estreia-se em Portugal nas salas comerciais a 08 de outubro, anunciou hoje a produtora O Som e a Fúria.

O Som e a Fúria

O terceiro e último volume da trilogia vai estrear uma semana mais tarde do que a produtora tinha anteriormente divulgado.

Em Portugal, o primeiro volume da trilogia, "O Inquieto", estreou nas salas de cinema a 27 de agosto, vai seguir-se "O Desolado", a 24 de setembro, e, finalmente, "O Encantado", a 08 de outubro.

Rodado durante um ano, do verão de 2013 ao de 2014, a trilogia "As Mil e uma Noites" aborda a crise financeira em Portugal, e teve estreia internacional na Quinzena dos Realizadores, no Festival Internacional de Cinema de Cannes, em maio, onde foi aclamado pela crítica especializada.

O filme, que adapta de forma livre o modelo do livro "As mil e uma noites", parte de múltiplas histórias reais que aconteceram em Portugal, entre 2013 e 2014, recolhidas por um grupo de jornalistas, de modo a retratar a sociedade portuguesa no meio da crise social e económica.

Em junho último, "As mil e uma noites" integrou a competição oficial do 62º Sidney Film Festival, conquistando o Sidney Film Prize.

A trilogia já foi apresentada em festivais na Alemanha, Finlândia, República Checa, Israel, Marselha, Nova Zelândia, Polónia, assim como no festival "Curtas" de Vila do Conde e, nos próximos meses, vai estar no Hiroshima International Film Festival, no Japão, no New York Film Festival, nos Estados Unidos, e no Festival Internacional de Cinema de Valdivia, no Chile.

Entre 2015 e 2016, "As mil e uma noites" irá estrear nos circuitos comerciais da Roménia, Islândia, Hungria, Espanha, Sérvia, Croácia, Montenegro, Eslovénia, Bósnia, Reino Unido, Irlanda, Estónia, Bélgica, Luxemburgo, Holanda, Grécia, Áustria, Polónia, Lituânia, Brasil, Canadá, México, Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Austrália, Nova Zelândia e Japão.

Numa entrevista à agência Lusa, em Vila do Conde, no início de julho, Miguel Gomes disse que quis, com "As mil e uma noites", contrapor a boa ficção ao que considera a "má ficção que é a mentira dos políticos, que fazem de conta que está tudo bem".

"O Desolado", segundo volume da trilogia foi escolhido para candidato de Portugal a uma nomeação para o Óscar de melhor filme estrangeiro.

Lusa

  • Não há risco de colapso do viaduto de Alcântara
    1:35

    País

    O desvio de um pilar do viaduto de Alcântara obrigou esta quarta-feira ao corte do trânsito e da circulação de comboios da linha de Cascais. O estrago terá sido provocado por um camião que embateu na estrutura. A circulação ferroviária foi retomada a meio da manhã, mas o viaduto só será reaberto esta quinta-feira.

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Gelo nos polos recua para recordes mínimos

    Mundo

    A extensão de gelo polar dos oceanos Ártico e Antártico atingiu recordes mínimos a 13 de fevereiro, perdendo o equivalente a uma área maior do que o México, informou esta quarta-feira a agência espacial norte-americana NASA.

  • Túmulo de Jesus Cristo restaurado

    Mundo

    Após 10 meses de obras de restauro, o túmulo onde Jesus Cristo terá sido sepultado foi esta quarta-feira revelado numa cerimónia na igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém.